sexta-feira, 26 de março de 2010

Festa do Eu Sozinho

Localizado na Cachoeirinha (zona norte de SP), o Centro Cultural da Juventude (CCJ) Ruth Cardoso comemora quatro anos de sua fundação no próximo sábado (dia 27). No entanto, o espaço ainda é pouco movimentado, e a data corre o risco de passar em branco.

Para tentar atrair mais público, a biblioteca inaugurou, no último sábado (dia 20), uma HQteca – biblioteca exclusiva para histórias em quadrinhos. "Percebi que quadrinhos é o que mais sai da estante, então o investimento maior tem sido nisso, por isso que veio a decisão de inaugurar uma HQteca", afirma Dolores Biruel, coordenadora da biblioteca.

Alguns eventos isolados conseguem trazer mais visitantes ao CCJ. O projeto "Diálogos", que traz um profissional renomado para contar sobre sua carreira, também é realizado na biblioteca. Um dos recordes de público foi durante a vinda do ex-jogador de futebol Raí. "A do Raí encheu bastante e foi impressionante porque foi no meio da semana", ressalta Biruel.

Um projeto que busca atrair os moradores é o "A hora e a Vez do Vestibular", uma série de palestras sobre as obras literárias exigidas pelos principais vestibulares do País. Dolores Biruel fica emocionada ao comentar o sucesso dos encontros: "A ideia era incentivar a leitura. Só que eu via necessidade de ter um professor que utilizasse a linguagem do vestibular. Deu certo, e o resultado que eu tive foi o das pessoas virem até aqui e falar: 'Passei no vestibular, entrei'".

Outros eventos não têm a mesma sorte. As sessões de cinema, que aconteciam às quartas e quintas-feiras no anfiteatro do CCJ, foram canceladas no final de 2009, por falta de público. A promessa é retornar com o "cinema". "Havia sessões com cinco, oito pessoas. Queremos continuar, desde que não sejam no anfiteatro, que é um espaço privilegiado do centro cultural. Não temos prazo, mas a ideia é voltar", afirma Marília Jahnel, assistente de redes sociais.

Jahnel também adianta os preparativos para a Virada Cultural 2010, que reúne os centros culturais espalhados pela capital paulista. Em 2008 e 2009, o cineasta Zé do Caixão participou do Cinetério, que exibiu filmes de terror de madrugada em frente ao Cemitério de Vila Nova Cachoeirinha (assista ao vídeo abaixo). O CCJ, desta vez, terá uma participação mais tímida. "O Cinetério vai continuar, mas não na Virada. Decidimos que, para a Virada, teremos RPG (Role Playing Game)", antecipa.

Para comemorar o aniversário de quatro anos, O CCJ Ruth Cardoso será transformado em picadeiro, com atrações circenses no último fim de semana de março – o dia 27 também é o Dia do Circo. Já a Virada Cultural 2010 acontece dias 15 e 16 de maio.

2 comentários:

Paula disse...

Achei a idéia mto interessante! Pena q não moro em SP pra comparecer!!!! bjos

Ben Oliveira disse...

É uma pena que também não moro em São Paulo e que talvez não haja público para um evento tão interessante!

Posts mais lidos