domingo, 9 de maio de 2010

Profissão: Comunicação Digital

Blog, microblog, portais e sites são formatos em constante crescimento. Trabalho com comunicação digital desde dezembro de 2008. Resolvi, para que os visitantes do Bola tenham algumas dicas mais profissionais, elaborar uma postagem esclarecendo como é essa carreira. Atualmente a rede emprega muitos jornalistas na área de mídias sociais - os famosos analistas - e em desenvolvimento de contéudo. A internet também é o berço de muitos estagiários, pelo menos atualmente, apesar de seus vários profissionais qualificados.


Para aqueles que querem trabalhar com computador, uma má notícia: não é nada fácil. Requer uma boa dose de disciplina e sintonia com as novidades informacionais. Segue abaixo várias dicas para a carreira:

1 - Seja um jornalista de cabeça aberta. Não faça na internet o que grande parte das pessoas faz, ou porque investir seu tempo em determinado site é considerado bem aproveitado. Tente desenvolver conteúdo para vários lugares, como os diversos blogs colaborativos que existem, sem medo de errar. Trabalhe com mais gente.

2 - Fundamental você ter um portifólio que esteja em sintonia com a rede. Não basta um .doc com todos os seus dados para ser enviado por e-mail. Elabore um site (pode ser.com ou .com.br, você não gastará mais de 15 reais/ano no UOLHost) ou perfil no LinkedIn, sistema internacional de currículos. Separe, nesse site ou perfil em mídia social, algumas de suas melhores matérias para destaque.

3 - Comece a colaborar para mídias diferentes, muitas vezes de forma gratuita. Exercite seu texto, conheça o audiocast (conhecido também como podcast) e o videocast, utilizando também recursos audiovisuais para suas reportagens, colunas e noticiários. Transforme esses exercícios em motivos para sua contratação.

4 - Lute por audiência. Isso não significa menosprezar os sites presentes na internet, mas sim tentar se destacar divulgando seu material no seu espaço ou no deles. Atualmente, um dos melhores lugares para divulgar seus textos é criando um perfil no Twitter e postando seus dados e informações em pequenos tweets. Mas cuidado: não basta se promover nessas redes, como uma publicidade barata. Alimente com conteúdo e também converse com seus seguidores ou com as pessoas que você segue. Se adapte constantemente ao que dizem. Na internet, você não é só autor, mas também a própria mídia.

5 - Você foi contratado? Tem estágio com internet? Faça valer seu salário e pesquise seus próprios dados de audiência. Mostre dinamismo no trabalho e disciplina para estar sempre escrevendo, sempre se movendo na rede. Muitas empresas tratam a internet como algo secundário, ainda. Você, como profissional, não pode permitir isso.

6 - O Google, apesar de ser o grande dominador da internet, pode ser seu amigo. Otimize a presença do seu site ou do site de seu emprego no sistema de busca. Pesquise sites concorrentes para descobrir os assuntos que rendem maior visitação, consultando sempre o Analytics. Mas não se prenda aos dados de audiência. Procure também qualidade nos seu material, mesmo que renda menos visitação. Preocupe-se com sua reputação no mundo online, sempre pensando em como se mostrar para o seu leitor.

7 - Caso o seu trabalho de comunicador digital esteja envolvido com assessoria de imprensa, não faça apenas uma aproximação tradicional de seus clientes e fontes na imprensa. Mostre que, como comunicador digital, você tem mais ferramenta a mão do que um simples release. Abuse de material fotográfico e vídeos, fugindo do convencional.

8 - Caso seu trabalho de comunicador digital esteja ligado com reportagem, não se resuma ao texto. Uma reportagem multimídia bem feita agrada ao leitor. Abuse de podcast e vídeo na mesma matéria. O Youtube permite o uso de links justamente para isso. Também pesquise um servidor para seus áudios, como o 4shared e o podcast1.

9 - Não tenha medo de conhecer as práticas de relações públicas e publicidade, muito empregadas na internet. Mas tente se diferenciar: o profissional de imprensa está focado no conteúdo. Você alimenta a rede com todo o seu esforço de trabalho sobre informações e dados. O comunicador digital deve se destacar desta maneira, como qualquer outra profissão no jornalismo.

Posts mais lidos