domingo, 7 de outubro de 2012

A queda de Russomanno em São Paulo e o vazio da falta de propostas


Celso Russomanno, do PRB, perdeu na corrida eleitoral pela prefeitura de São Paulo, hoje. Ficou em terceiro lugar, com aproximadamente 21% dos votos. Perdeu para o candidato do PSDB, José Serra, e para o candidato do PT, apoiado pelo governo Dilma e pelo ex-presidente Lula, Fernando Haddad. Os dois vão para o segundo turno, com mais uma eleição.

Desde começo da corrida eleitoral, Russomanno despontou em polêmicas com integrantes da campanha eleitoral ligados com a Igreja Universal e laranjas contratados durante a candidatura. Celso Russomanno usou funcionários com nomes "fictícios" durante a campanha, segundo sua própria cúpula.

Mesmo assim, apareceu na pesquisa Datafolha e no Ibope com índices de 32% de intenções de voto e até de 35%, muito à frente dos rivais. Foi diminuindo seus percentuais até perder as eleições. Se vendeu como uma promessa alternativa ao PT e ao PSDB, que dominam a capital de São Paulo.

Com isso, ficou provado que os eleitores temem um candidato com irregularidades ou apoio de instituições religiosas. Ficou provado também, com o site do candidato (que está fora do ar no momento), que uma alternativa sem conteúdo também não vai para frente. Russomanno trazia uma agenda de propostas para São Paulo na página da web. Uma delas propunha uma "Universidade da Terceira Idade", sem descrição sobre orçamento ou execução do projeto.

A queda de Russomanno pode ser motivo de comemoração, mas não muita. Ele entrou nas eleições, despontou nas pesquisas e depois perdeu, como um "patinho feio". A questão é que seus concorrentes também não possuem propostas muito claras. Haddad parece propor uma continuação do bilhete único e da política de transportes do governo de Marta, anterior ao de Serra. Já o próprio José Serra parece estar pouco disposto a oferecer um projeto e mais disposto a atacar o PT usando o argumento do processo do mensalão, que nem ocorre na esfera municipal.

A derrota de Russomanno é boa, mas revela o vazio de projetos para São Paulo.

2 comentários:

Kika disse...

Serra só apresentou sua proposta de governo no 2° turno e foi o candidato mais votado no 1° se fosse por essa lógica, ele estaria atrás do Chalita

Anônimo disse...

It's actually a great and useful piece of info. I'm glad
that you just shared this helpful information with us. Please keep us up to date like this.
Thank you for sharing.

Here is my web page Nike Free Run Sale

Posts mais lidos