quinta-feira, 4 de outubro de 2012

Pré-venda de ingressos que custam um salário mínimo e meio esgotam. Campus Party aumenta ingresso em quase três vezes

E a pré-venda do ingresso para todos os dias do festival Lollapalooza, pelo valor absurdo de 900 reais (um salário mínimo e meio), se esgotou em... 16 horas.

Os fãs das bandas Pearl Jam e The Killers, participantes do evento, pararam pra pensar antes de gastar esse valor? Quase mil reais de custo justifica três dias de shows? A possibilidade do festival estar lotado, após as vendas, o que é possível, não configura um lucro abusivo por parte da empresa? Entenda, abuso, não atitude incorreta, uma vez que quem faz a oferta é a empresa. O abuso fica por conta do patamar do preço e a quantidade de pessoas que aceitam o produto, que pode vir com uma qualidade pífia - shows com pouca infraestrutura para uma superlotação.

Ainda nesta semana, a Campus Party, evento tradicional de tecnologia em São Paulo, anunciou os preços para participar do evento com acampamento incluso. O valor subiu de 180 reais, anunciado em 2012, para 450 reais, um aumento de quase 200%, três vezes o valor inicial, e superior a um salário mínimo. Outro abuso? Lembrando que o evento é patrocinado pela Telefônica/Vivo, que responde por reclamações de consumidores por pouca qualidade dos serviços de banda larga no Brasil.

Consumidores vão continuar aceitando produtos a qualquer preço no Brasil, porque é possível parcelar? Até onde o mercado aguenta o alto endividamento e a precariedade dos serviços?

Pare e pense. E lembre também que o jornal britânico Financial Times anunciou nesta semana que será impresso no Brasil em inglês. O valor do exemplar? 16 reais. E o preço de uma revista, só que num jornal diário. Vale isso?

2 comentários:

Amanda Magalhães disse...

Otimo post. Vejo pessoas comentando que nao é caro, pq da pra pagar meia. Nego que nao estuda ha decadas gera um boleto qualquer na internet pra poder dar uma de espertinho. E ai, quando fica sabendo de um politico corrupto, fica revoltado... Irônico, não?

Eu acho ate que é um pouco de ciclo vicioso... As pessoas insistem nos boletos fakes pq é muito caro o valor da inteira e o valor da inteira é muito alto pq as pessoas insistem nos boletos fakes. Não descartando, claro, o abuso...

Pedro Zambarda disse...

Pois é. A empresa não deveria baixar o preço e abrir mais o evento?

Iria lucrar tanto quanto. Ou fazer mais coisas.

Posts mais lidos