quarta-feira, 28 de outubro de 2009

Esportes desde cedo

Cresce o número das academias só para crianças

por Luma Ramiro
fotos: Luma Ramiro

Tênis, capoeira, sapateado, ginástica artística e, não poderia faltar, futebol são aulas que crianças de 1 a 12 anos têm na Bem Me Quer Sports, uma academia só para crianças – assim como a My Gym e a Steps Baby Lounge. Desde cedo elas aprendem a se socializar e, principalmente, gostar de esportes.

Alexandra Fontanelli tem dois filhos que freqüentam a academia. Apesar de praticar esportes, ela não gosta muito disso e acredita que aprender brincando desde cedo é imprescindível. E completa: “Na minha casa, tem que ir para a escola, aprender uma outra língua e praticar algum esporte”. Desde os quinze anos, ela sofre de bulimia nervosa, assunto pouco tratado nas escolas e na mídia academia.

Para quem tem aulas à tarde ou quer chegar em casa de banho tomado, barriga cheia e lição de casa feita, existe o auxílio de babás, nutricionistas e uma pedagoga.

“Não acho que bulimia tem a ver apenas com a aparência física, é uma doença, a compulsão, como existem pessoas compulsivas por comprar e por álcool, ou outra droga. A atividade física ensina a ser saudável e a controlar a ansiedade”, diz Alexandra. Para ela, a compulsão é uma doença com tratamento, mas sem cura porque, “diferente do que acontece com o vício por drogas, você não pode ficar sem comer”.
Júlia, 6, sua filha mais nova, faz aulas de balé e natação. Quando crescer, ela não quer ser nadadora ou modelo, como muitas meninas de sua idade. Julia quer ser Ariel, a pequena sereia. Hoje o tema da atividade foi “super heróis”: as crianças nadaram com as fantasias dos seus personagens preferidos.

O ludismo envolve muitas atividades da academia que inclui também crianças portadoras de deficiência. Primeiro é feito um desenvolvimento apenas com a criança especial. Depois, um trabalho com o grupo. E então ela começa a participar com as outras, que também aprendem a excluir o preconceito e a aceitar as diferenças.

Victor, o filho mais velho de Alexandra, foi à academia com um colega no “dia do amigo” e decidiu trocar. Pelo clube, ele conheceu o “Tio Edu”, Eduardo Perez Pinto, 44. Como sua irmã, Victor pratica atividades esportivas duas vezes por semana, jiu-jitso e também natação. Essa atividade é a mais freqüentada e essencial, segundo Marcelo Mancine, 50, idealizador e realizador da academia.

Marcelo tem uma família de esportistas, tenista desde pré-adolescente, sonha ensinar tênis a sua filha de 8 anos. No entanto, a pequena esportista “prefere o Tio Edu, o que posso fazer?”. Eduardo não tem sua fama por acaso. Sua didática notável conta com a experiência de mais de 30 anos.

“São mais de 15 atividades, a rotatividade entre elas faz a criança descobrir do que ela gosta e, aos doze anos, quando ela sai daqui, continua a praticar esportes para a vida toda” afirma Marcelo Mancine. E Alexandra reforça a importância de gostar de esportes a vida toda: “Temos que pensar no futuro. Um profissional que sai estressado do trabalho, em vez de tomar um whisky, vai correr, vai nadar, vai extravasar de outra forma.”



A academia receberá aparelhos de musculação para crianças

Bem Me Quer Sports
11 5573-6929

My Gym
11 5084-8007

Steps Baby Lounge
11 3849-8795

Um comentário:

Pedro Zambarda disse...

Muito interessante a reportagem, muito legal você pegar as crianças como referência :]

Só não entendi a foto dos equipamentos no final. De qual academia é?

Posts mais lidos