terça-feira, 27 de abril de 2010

Ilha do Medo: a mais recente parceria entre Martin Scorsese e Leonardo di Caprio

Na história do cinema, é muito comum acontecerem parcerias entre atores e diretores. Atualmente, um exemplo claro de parceria que deu certo é entre o diretor Martin Scorcese e o ator Leonardo di Caprio. Os dois se conheceram numa festa em Roma e o começo da parceria entre ambos foi com o filme Gangues de Nova York, em 2002. Neste filme, di Caprio interpreta um jovem que sabe pouco do seu passado e decide ir atrás do assassino que matou seu pai, numa Nova York do século XIX.

Depois, em 2004, colaboraram mutuamente no filme O Aviador, que rendeu a Leonardo sua segunda indicação ao Oscar e um Globo de Ouro. O ator e o diretor voltaram a trabalhar juntos em Os Infiltrados, de 2006, filme policial que deu a Scorcese seu primeiro Oscar de melhor diretor. Nessa ocasião ele disse: “Depois disso, sabíamos que queríamos voltar a trabalhar juntos e ultrapassar os limites”.

Di Caprio, que hoje tem 35 anos, afirmou: “Cresci trabalhando com Scorcese”. Ao contrário do que muitos pensam, o ator não vê a relação dos dois como paternal, apesar de o diretor ter nascido no mesmo bairro e ter mesma idade de seu pai. Ele diz que enxerga Scorcese como mentor e amigo, e completa: “Só sendo um idiota para não agarrar a oportunidade de trabalhar com alguém que eu e muita gente considera o melhor diretor da atualidade”.

Scorcese explica que a afinidade com o ator surgiu principalmente pelo fato de os dois terem ritmo e estilo de trabalho parecido.

A mais recente obra do diretor que contou com a participação do ator é o filme “Ilha do Medo (Shutter Island, no original), em cartaz nos nossos cinemas. Baseado no livro de Dennis Lehane, a história se passa nos anos 50 em uma ilha onde há um hospital psiquiátrico que abriga e trata de criminosos. Di Caprio interpreta o policial Teddy, que visita a ilha para investigar a fuga de uma paciente. Quando um vendaval acomete o lugar, ele é obrigado a permanecer por lá e descobre segredos que causarão reviravoltas em sua vida.

O filme conta ainda com a participação do ator Mark Rufallo e da atriz Michelle Williams. A colaboração de di Caprio e Scorsese, considerada a mais produtiva do cinema atual, não para por aí. Apesar de não terem nenhum projeto conjunto no momento, ambos afirmam que a parceria terá continuação. Leonardo disse: “Há um elemento de confiança. Compartilhamos o mesmo gosto no cinema, na arte. Sabemos aonde queremos chegar”. E complementa: “Scorcese sabe muito sobre cinema. Não há nada que ele não faça por um filme. E seus filmes são o caminho para os seus sonhos”.

4 comentários:

Pedro Zambarda disse...

Parabéns pela matéria de estréia, Fernanda :)

Ótima regressão no começo da resenha. Só achei o resumo do filme um pouco simples. Mas, para primeiro texto, traz diversos dados e essa relação rica que é Scorcese e Di Caprio.

Muito bom!

Fernanda Gonçalves disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Fernanda Gonçalves disse...

Oi Pedro!
Obrigada pelo elogio!
É verdade, também imaginei que talvez devesse ter falado mais sobre o filme... mas é que eu quis focar mais na relação dos dois!
Quem sabe alguém ou eu mesma não escrevo uma crítica do filme?
:)

Pedro Zambarda disse...

Pode ser :) também procure outros filmes que gosta, outros que não tenha curtido. Bola é um espaço aberto para experimentação.

Posts mais lidos