quarta-feira, 30 de junho de 2010

Ei, jornalista! Entenda o Adsense

Anúncios que rendem 0,07 dólares por clique, feitos gratuitamente pelo Google para seu site. Parece algo sensacional, não é mesmo? No entanto, entender o funcionamento do Google Adsense, que não é segredo para qualquer blogueiro e criador de conteúdo sério, não é algo simples, tampouco prático. Requer um estudo prolongado sobre o público do seu site, além de intensa atividade de produção de textos, áudios e vídeos. A propaganda que a Google pode vincular com seu site pode render algumas doletas, mas não é fácil.

Jornalistas precisam ter consciência de como funciona esse recurso, tanto para ganho financeiro indireto quanto para não usar essa ferramenta, tendo um conhecimento prévio, ou comprovado pela experiência. Ao acessar o menu design do Blogger, por exemplo, já existe a opção de inserir o Adsense em partes determinadas do blog, que serão devidamente delimitadas como propaganda. No Wordpress, o processo não é tão automático, mas é simples de ser colocado no HTML do template. Uma vez acertado o local da página, resta fazer o cadastro no sistema, que, além de dados pesssoais, irá vincular sua conta a um determinado endereço físico. A cada 10 dólares acumulados por clique, a Google enviará um cheque por correspondência, financiando seu site como vinculador de conteúdo e produtos à venda, ou seja, propaganda também.

Mas cuidado. Cliques vinculados à sua conta ou à sua pessoa física culminarão para o cancelamento da conta. Não seja espero de tentar aumentar, artificialmente, o número de cliques. E, dica especial para iniciantes: não tenham o Adsense como fonte principal de rende. Para quem começa, não há conteúdo suficiente para veicular diferentes propagandas e cliques.

Melhore o seu conteúdo para vincular propaganda. E como criar conteúdo não é uma receita de bolo, vale ideias suas e ideais de blogs de sucesso. Saiba medir isso. E boa sorte.

Curiosidade: Usamos Adsense aqui no Bola da Foca. Serve para pagar a hospedagem do blog no domínio .com. E toda o rendimento adicional será revertido diretamente ao site.

Nenhum comentário:

Posts mais lidos