sábado, 14 de julho de 2012

O que é uma Comic-Con?



Está ocorrendo entre os dias 12 e 15 deste mês de julho a Comic-Con. Evento reúne em San Diego os fãs de quadrinhos, filmes e cultura pop para participarem de palestras com atores, diretores e produtores de filmes como Crepúsculo e Batman, além de seriados como Game of Thrones, Dexter e Big Bang Theory. Os visitantes costumam ir com fantasias de seus personagens favoritos. Mas essa feira sempre foi assim?

Comic-Con tem mais de quarenta anos. Foi um evento de verão criado em 1970 nos EUA para que fãs de quadrinhos, mangás e todas os desenhos animados pudessem compartilhar seus vícios e paixões. Os fundadores foram Shel Dorf, que morreu aos 76 anos, Richard Alf, que morreu neste ano aos 59 anos, e Ken Krueger, que faleceu em 2009, aos 83 anos. Eles eram revendedores e colecionadores de HQs e de livros de ficção científica, uma moda da época que continua até hoje.

Com a decadência da venda de quadrinhos mundialmente, o evento foi cada vez se tornando mais voltado ao cinema e ao mundo do entretenimento. Os super-heróis como Batman, Homem-Aranha e Super-Homem voltaram aos estandes da Comic-Con através de seus filmes, que se tornaram sucessos de bilheteria, superando clássicos cinematográficos.

Outra mudança recente no evento é o número de seriados de televisão apresentados, que já superam o cinema. Em 2011, a Comic-Con teve 80 programas de TV foram apresentados, comparando com apenas 35 filmes divulgados.

Alguns podem dizer que, com o tempo, o evento sofreu transformações drásticas. Mas vale lembrar que os 20 maiores faturamentos nos cinemas incluem os filmes Os Vingadores e Batman: O Cavaleiro das Trevas. Por isso, mesmo em outra mídia, as criações dos quadrinhos permanecem vivas, o que sempre favorece novas Comic-Cons nos Estados Unidos, que reúnem os fãs dessa cultura pop global.

Posts mais lidos