quarta-feira, 9 de abril de 2008

A Voz do Heavy Metal em pleno vigor

Por Pedro Zambarda de Araújo, 2º ano de jornalismo. Faculdade Cásper Líbero.
Matéria feita originalmente para o Site de Cultura Geral.

1995 marcou a última vinda do vocalista John Michael “Ozzy” Osbourne ao Brasil, no festival Monsters of Rock, realizado no estádio do Pacaembu. Dessa forma, escrever uma resenha sobre o retorno de Ozzy ao Brasil é, mais do que falar de um mito no rock, retratar o contato de novos fãs do estilo com a pessoa responsável pela sua repercussão. No dia 5 de abril de 2008, o Parque Antártica, em São Paulo, recebeu o príncipe das trevas junto das bandas Black Label Society e Korn.

Quando Ozzy era vocalista no Black Sabbath, sua primeira banda na década de 1970, foi famoso por agitar platéias e possuir uma qualidade vocal que se tornou marcante em vários hinos do rock pesado. Com o passar dos anos, o uso excessivo de drogas desgastou Osbourne a ponto dele não ter mais condições para se apresentar em palcos, tornando suas aparições raras.

Black Rain, álbum lançado em 2007 pelo “Madman”, como Ozzy também costuma ser chamado, trouxe um novo som com a qualidade dos discos de peso em sua carreira. No entanto, o grande diferencial desse trabalho para os outros foi a afirmação categórica do artista que, desta vez, não teria usado nenhum tipo de substâncias ilícitas em sua gravação. Na apresentação em São Paulo no Parque Antártica, isso ficou mais claro.

Com aproximadamente 40 mil pessoas presentes, que iam chegando aos poucos, as bandas Black Label Society e Korn fizeram suas apresentações de abertura. Os shows começaram às 19h30min e se estenderam até a meia noite, transformando a apresentação em um verdadeiro festival (principalmente considerando o preço dos ingressos, que variaram entre R$180 e R$300, na platéia VIP).

A bandeira da caveira estendeu sobre o palco, revelando a entrada da primeira banda. Essa cobertura permitiu que a entrada dos músicos fosse discreta, retratada apenas pelos telões espalhados no estádio de futebol. Frontman do Black Label Society, o guitarrista Zakk Wylde, também instrumentista da banda de Ozzy, fez uma apresentação repleta de solos e boa dose de técnicas. Com um chapéu de mafioso e tocando músicas como New Religion, do álbum Shot in Hell, lançado em 2006, Wylde parecia um “viking”, batendo a mão no peito e incitando o público. No entanto, na execução das músicas dos álbuns Máfia, de 2005, e Blessed Hellride, de 2003, os ruídos da guitarra elétrica de Zakk soaram abafados para quem estava mais próximo ao palco e o vocal dele não estava bem claro. A apresentação em si evidenciou mais sua performance com os integrantes da banda, como o segundo guitarrista Nick Catanese, tão barbudo e bárbaro quanto Wylde, além de Craig Nunenmacher detonando a bateria e o John DeSevio no baixo.

Em menos de uma hora, Zakk terminou as músicas e, ao som da guitarra jogada ao chão, no fundo, ele fez uma despedida breve, sem muitas palavras. O palco, às 20:30, começava a ser preparado para a entrada da banda do estilo new metal chamada Korn.

Notou-se, entre o público, que os admiradores da banda de Jonathan Davis não eram bem queridos pelos fãs de Black Label e do próprio Ozzy. A música do Korn, que mescla letras de rap e experimentalismos com sintetizadores sonoros, fez algumas pessoas circularem, beberem cerveja. No entanto, mesmo dentro do estilo do new metal, o Korn fez uma apresentação agitada, sempre conversando com o público.

Muitos músicos convidados, como Kalen Chase, na percussão, Shane Gibson, guitarrista, Ray Luzier, baterista, Zac Baird, nos teclados, e um DJ mascarado desconhecido, participaram em peso com o trio oficial do Korn. Literalmente “montado” em seu microfone estilizado, o vocalista Jonathan Davis exclamou frases de agradecimento a Ozzy Osbourne, pela oportunidade de participar de um show tão cheio (embora muitos não gostem de sua banda), e aos seus fãs, pelo incentivo na estrada.

As músicas tocadas pelo Korn foram desde A.D.I.D.A.S, de seu álbum Life is a Peachy de 1996, até Coming Undone, do álbum See You in the Other Side de 2005, fazendo uma miscelânea geral do grupo. Invocaram, em um cover rápido, a música We will rock you, do Queen, cantada em uníssono por muitos no Parque Antártica.

Korn encerrou sua atuação no palco às 22h. Com o logotipo de Ozzy Osbourne exibido no telão, o palco foi sendo preparado aos poucos e às vistas do público que começava a se amontoar nas grades. Em menos de 20 minutos, foi possível ouvir, claramente, a voz do Madman dizendo “I can hear you!”.

Sem entrar no palco, Ozzy instigou o público, que saudava com um “Olê, olê, olê, olá! Ozzy! Ozzy!”. O telão passou a mostrar vídeos de vários filmes, como Piratas do Caribe III – No Fim do Mundo e Borat: Segundo Melhor Repórter do Glorioso País Cazaquistão Viaja à América, com o Ozzy no lugar de seus personagens principais, fazendo piadas infames e levando o público às gargalhadas. Seriados como Lost e Família Soprano também foram parodiados.

Após as saudações iniciais, Ozzy Osbourne entrou no palco ao ritmo de I don´t wanna stop, balada com riffs pesados de seu novo CD, Black Rain. Como o próprio nome da música diz, Ozzy está longe de parar de cantar, assim como seus excelentes músicos. Zakk Wylde subiu no palco pela segunda vez na noite, rasgando com o solo de Bark at the Moon, do álbum homônimo de 1983, que levou os fãs aos tempos clássicos de Ozzy.

Extremamente gentil e energético, o Madman atirou a fita preta que envolvia sua testa e se ajoelhou para saudar o público no intervalo entre as músicas. “I love you all” foi uma de suas declarações, mescladas com um pedido de desculpas pela ausência de 13 anos dos palcos brasileiros. Suicide Solution, do clássico Blizzard of Ozz de 1980, foi rodeado de gritos de incentivo do histórico vocalista, acompanhado pelo baixista Rob Nicholson e o baterista Mike Bodin, além de Adan Wakeman, filho do ex-tecladista de Ozzy no Black Sabbath, Rick Wakeman.

Após atirar baldes d´água no público, fazendo sinais de que o clima estava quente, e mostrando a bunda no final da última música, Ozzy mostrou como sabe provocar e ter o público sob seu comando. Mr. Crowley, música composta ao místico e, supostamente, satanista Aleister Crowley, adquiriu tons gregorianos com o teclado que simulou um órgão de igreja. Esse espiritualismo e magia que as canções de Ozzy transmitiram eram presentes em todos os ouvintes, que não estavam ali somente pelo heavy metal que ele criou em 1970, mas pelo showman que o Madman, de fato, é.

Entretanto, essa herança do passado do quase sexagenário Ozzy esteve explícita nesse show de clássicos. Após a execução de Not going away, também do CD Black Rain, Ozzy Osbourne lançou a pergunta: “Let´s play Black Sabbath?”.

War Pigs foi a resposta imediata. Com cenas de guerras no telão, a canção de protesto contra o Vietnam do ex-frontman do Sabbath era conhecida por todos os presentes, que vibravam e pulavam com sua evolução gradual.

Dando uma pausa nos clássicos de sua banda, Ozzy retornou às músicas de sua carreira solo em Road for Nowhere, do álbum No More Tears de 1991. Recebendo duas bandeiras brasileiras, uma pequena que mostrou ao público e outra grande que estendeu sobre suas costas, Ozzy tomou goles de café e chá de sua pequena tigela, em frente ao público, confirmando sua atual saúde. “Are you going crazy? This time, it´s a song with crazy!”. Dessa forma, causou com a balada Crazy Train, também do Blizzard of Ozz.

Após a última música, Zakk Wylde foi deixado no palco. Solando de maneira muito mais precisa do que no show do Black Label, o guitarrista que mais acompanhou Ozzy em sua carreira fez um cover dos antológicos músicos Jimmi Hendrix e Eddie Van Halen, tocando a guitarra com a boca e de costas. A performance de Wylde que contagiou o público lhe custou cortes nos dedos, que ficaram sangrando até o final do show. Manchando todas as guitarras em que pegou, o instrumentista deu uma demonstração do que o rock´n´roll é feito: atitude, nem que isso machuque suas mãos.

Iron Man foi outro retorno claro aos tempos de Black Sabbath de Ozzy. I don´t know foi a música emendada que encerrou a energia latente na música anterior. Contagiada pelo repertório, pela atitude dos músicos e a atmosfera da apresentação, o público pediu a memorável No more tears. “Are you sure?...Ok!” exclamou o Madman.

Os agudos dessa música marcaram o público. “I still can´t hear you” fazia os brasileiros gritarem mais e mais alto. Here for you, a balada dos teclados no novo CD, lembrou quase imediatamente músicas leves de Ozzy, como Changes e Dreamer, atendendo aos espectadores que não apreciam os números mais pesados do Madman. I don´t want to change de world encerrou, supostamente, o show.

“One more song! One more song! One more song!” vociferou o Parque Antártica, suplicando para que Ozzy voltasse. A clássica Mama I´m comming home trouxe Zakk em uma guitarra dupla, fazendo o som de violão e guitarra. Paranoid, também originalmente do Black Sabbath, encerrou uma noite de músicas marcantes e antigas que Ozzy Osbourne trouxe nessa turnê, mesclando com pouca coisa de seu novo material.

Antes de se despedirem, Zakk Wylde apontou para um grupo de pessoas na platéia VIP, que estendem as mãos para o alto. Com seu temperamento selvagem, ele atirou um cabeçote de amplificador para o público, sem a intenção de machucar, mas comprovando sua selvageria como músico. Com essa última imagem, temos o panorama de Ozzy e sua banda: loucos, muito longe de estarem velhos ou acabados e, acima de tudo, com disposição não somente para tocar, mas para divertir seu público. Obrigado, Ozzy Osbourne, pelo desempenho memorável.

Posts mais lidos