quarta-feira, 9 de abril de 2008

Editorial #1

Por Pedro Zambarda de Araújo, 2º ano de jornalismo. Faculdade Cásper Líbero.

Normalmente estudantes de comunicação ficam debruçados sobre livros durante o tempo livre, ou até mesmo durante os estágios. Resolvemos fazer diferente.

Bola da Foca é o resultado de desocupações. Também é resultado de um percentual pequeno de atividade - mentalizar um título esdrúxulo que possa agregar gente que gosta de noticiar, quase-profissionais que desejam ter os seus textos publicados em algum lugar. É um jornal, que agrega, algumas vezes, temas de revista, e segue em formato blog.

Por que um blog? Sites dão despesas mensais e não são de leitura rápida. Não tenho nenhum teórico ou sociólogo para me basear, mas é fato que, ao procurar assuntos e um menu diverso, você gasta menos tempo do que a notícia na sua cara. Fora o fato que blog tem tudo haver com os "descolados" jovens do século XXI, ou algo do naipe.

Não pretendemos fazer algo convencional: a notícia aqui vale desde o gato preso no telhado até, novamente, a situação do trânsito em São Paulo. A apuração é feita por estudantes, por jornalistas amadores, mas carrega as mesmas subjetividades de um jornal profissional. Quem diz o que é informação, aqui, somos nós.

Criatividade é compatível com jornalismo aqui. Há regras, como em qualquer periódico, mas são poucas. Na real, aqui é uma casa da mãe joana mesmo, com todo respeito.

O projeto foi feito em alguns minutos, ontem, dia 8 de abril. Deve ter sido durante a tarde, numa ligação dentro da Faculdade Cásper Líbero, onde estudamos jornalismo. A idéia? Thiago Dias. A execução? Thiago Dias e Pedro Z. de Araújo.

Colaboradores, jornalistas fixos, focas, leopardos, tigres, etc, farão qualquer tipo de texto que se encaixe nos formatos jornalísticos - editorial, notícia, nota, reportagem, coluna de opinião, crônica, resenha.

Também não pretendo ser um editorialista chato. O texto acaba por aqui mesmo.

Um comentário:

Unknown disse...

Nada como um ótimo editorial para abrir um ótimo blog. Eu não poderia fazer melhor Pedro. Agora mãos a obra e vamos escrever e torcer para que esse negocio aqui de certo..pq se formos depender de espaços da faculdade para escrevermos livremente, estaremos perdidos
Abraços a todos!

Posts mais lidos