sábado, 2 de outubro de 2010

E o metal progressivo muda

Notícia velha, mas não custa escrever sobre.

Dia 8 de setembro, o baterista Michael (Mike) Stephen Portnoy deixou a banda Dream Theater. Ele, queria um hiato na banda. John Petrucci, Jordan Rudess, James LaBrie e John Myung queriam continuar gravando CDs ininterruptamente.

Certamente a separação deve ter envolvido brigas e desentendimentos entre esses caras, que são os melhores músicos do metal progressivo internacional. No entanto, as notícias deram a entender que Mike apenas saiu para ter seu tempo. E que o novo baterista será temporário.

Dream Theater é um marco na música internacional que, sem dúvida, teve grande parte do seu nome construído por Portnoy. O baterista permitiu a seu pai que nomeasse a banda, caracterizou seu som com uma percurssão pesada e quebrada em seu tempo.

Ter a notícia de um dos músicos formadores do estilo teve que sair de sua banda matriz é triste. O DT prolongou uma tendência iniciada pelo Rush, Genesis e Yes nos anos 1960. Muitos fãs se exaltaram e tentaram atribuir o acontecimento aos projetos paralelos de Portnoy: Na banda de heavy metal Avenged Sevelfold, ou no projeto de ícones do rock progressivo Transatlantic.

Essa crise entre fãs e as mudanças no prog é um pouco triste, mas isso deve se apaziguar nos próximos dias.

Posts mais lidos