sábado, 28 de maio de 2011

As 10 informações que você deve saber antes de entrar no jornalismo


Não tenho 20 anos de carreira, não fui editor de nenhum veículo importante e não sou ninguém para dizer o que você deve fazer ou deixar de fazer. Mas, considerando que me formei em jornalismo no ano passado, não custa dar uns toques para quem pensa em entrar na imprensa, para quem cursa comunicação ou para quem tem curiosidade pela área.

Segue abaixo 10 informações importantes para quem quer entrar no jornalismo.

1 - Seu chefe, superior ou editor vai sempre falar que você está errado. Não vai te chamar de equivocado, não vai dizer que você cometeu um deslize, mas vai afirmar que você errou, sem leveza nenhuma. Com todas as letras. Esteja pronto para ouvir isso, ainda mais se você trabalha com texto, com TV ou com rádio, as áreas primordiais do jornalismo.

2 - Você não vai escrever os textos que gostaria. Nem vai estrear nos programas que sonha. No entanto, um alívio: Você vai conhecer coisas que não sabia e vai passar a gostar delas. Especialmente se você for um profissional com perfil aberto a descobrir novos conhecimentos.

3 - Escrever é editar. Mesmo se você for cuidadoso com ortografia, vai errar regras essenciais com uma demanda de trabalho alta. Se você for falar com um microfone de frente para uma câmera, o português oral será mais sensível aos erros. Procure sempre se editar, mesmo quando edita os outros. Procure o erro e não fuja dele.

4 - Seu público vai falar as coisas mais incoerentes a seu respeito. E vai dar dicas úteis. Saiba filtrar o que falam a você e sobre você.

5 - Jornalista imparcial é impossível, disse Heródoto Barbeiro, famoso âncora da Rádio CBN. No entanto, você poderá tomar decisões que não beneficiarão a empresa onde trabalha, mas sim o público. Isso é jornalismo. Um profissional comprometido com seu público é um jornalista. E dar o que o seu público precisa, não o que ele quer, é um esforço que requer tempo de carreira e intuição.Você trabalha para as empresas, mas também para quem consome seu produto. Essa é uma relação delicada para ser esquecida.

6 - Leia. Jornalista também é um leitor. Consuma mídia e verifique sempre seus concorrentes diretos. Se você entrou no jornalismo e tem preguiça de ler conteúdo, terá problemas. Imprensa é o espaço para quem sempre está descobrindo novos veículos.

7 - Não crie rivalidades apenas para ter uma opinião. Não emita opiniões que não são úteis ao público. Quando for parcial em determinado tema, tenha, pelo menos, um propósito claro.

8 - Não há cobertura perfeita, mas existe cobertura que sabe se criticar. Saiba onde parar na hora de apurar uma reportagem. Há informações que a imprensa não tem tanta necessidade de noticiar, como o sofrimento excessivo de algumas pessoas.

9 - Não crie regras definitivas no jornalismo, mas busque sempre uma apuração objetiva. Faça um texto claro para quem aprecia seu tema e para quem desconhece o assunto.

10 - Esteja sempre aberto ao aprendizado. Um jornalista é sempre aluno e professor dos temas que aborda. Explique o máximo que puder, mas tenha cabeça aberta para estar sempre aprendendo.

Um comentário:

Posts mais lidos