terça-feira, 8 de janeiro de 2013

David Bowie não está morrendo: O camaleão vai lançar um disco novo após 10 anos


Aproximadamente às 3h da madrugada do dia 8 de janeiro de 2013, no mesmo dia de seu aniversário, foi anunciado em site oficial o novo CD do camaleão do rock'n'roll, David Bowie. O cantor inglês estava fora dos palcos desde que sentiu dores no peito durante uma apresentação na Alemanha, em 2004. O incidente ocorreu pelo entupimento de uma de suas artérias cardíacas. Bowie reduziu suas aparições públicas e estava recluso. Não lançava CDs ou discos novos desde 2003, quando saiu Reality, há dez anos atrás.

No dia 8 de março será lançado seu novo trabalho: The Next Day. O disco chegará primeiro na Austrália. A produção é de Tony Visconti, um dos produtores responsáveis pela trilogia de Berlim, quando Bowie morava na capital alemã. Esses trabalhos foram Low (1997), Heroes (1977) e Lodger (1979). Teve participação também do produtor Brian Eno, que ficaria famoso nos anos posteriores por trabalhos com o U2, usando bastante sintetizador e efeitos eletrônicos.

No resto do mundo, o disco chega no dia 11 de março. Nos Estados Unidos, o trabalho chega depois, só no dia 12 do mesmo mês.

David Bowie completa 66 anos hoje.

A página de David Bowie no Facebook disponibilizou o clipe de uma das músicas de The Next Day: Where Are We Now? O single parece mostrar um cantor inglês perdido no tempo, perdido nos dias de hoje. Mostra o astro numa espécie de corpo de criança, mas com feições pesadas com a idade. Confira abaixo:

(Tem um texto muito bom também sobre a carreira de David Bowie, publicado pelo jornalista André Barcinski, da Folha. É de outubro de 2012)

NOTA ADICIONAL: Segundo o site Whiplash.net, Bowie bateu faixas de Rihanna, Taylor Swift, Will.i.am e Britney Spears no Top Songs do iTunes do Reino Unido. Checamos no site da Apple e Where Are We Now? está no topo. A foto está abaixo.


Posts mais lidos