domingo, 3 de maio de 2009

Blogueiros Autores

Reunidos ontem, dia 2, na livraria Martins Fontes da Avenida Paulista, os autores Leandro Jardim, Sandra Regina, Múcio Goes, Octávio Roggiero Neto e Moacir Caetano lançaram cinco livros. Em uma "sala de bate-papo" real, os escritores revelaram sua diferença de muitos do ramo literário: contaram como começaram a escrever em blogs, interagindo na rede ao invés do caderno. O evento ganhou o nome de Do Blog me Livro, um trocadilho com a experiência dos artistas presentes.

Os escritores são ligados, como autores e frequentadores, ao Blog de 7 Cabeças, grupo comunitário de poetas que organiza encontros esporadicamente. Autor do livro Todas as vozes cantam, Leandro Jardim abriu a reunião, às 16h, fazendo uma reflexão sobre o papel do blog para sua poesias. "A melhor coisa é a resposta imediata, ao invés de ficar preso no livrinho" comentou o carioca.

A paulistana Sandra Regina, lançando o livro O texto sentido, mostrou um estilo que trata do erótico e do feminino de maneira ousada nos versos. "Eu comecei lendo blogs e as pessoas me incentivaram a participar. Eu sou antes de tudo uma leitora, pois trabalho com edição" falou a autora, feliz com seu primeiro lançamento em livro.

Múcio Góes, pernambucano, contou que está "saindo da montanha". A reunião foi a primeira oportunidade para que ele conhecesse os amigos de MSN, inspiradores de suas poesias. Na empreitada dos livros, já está em seu segundo lançamento, chamado Grãos ao alto. "Múcio é um poeta que faz um esforço enorme, por isso eu admiro ele" disse Octávio Neto, sobre o amigo que emprega simplicidade em versos. Ele trata do cotidiano de sua terra, que é diverso.

Extremamente receptivo, o paulistano Octávio Roggiero Neto apresentou sua obra construída em 13 anos. "Amanhã (no caso, hoje) completará 13 anos da morte de meu pai. Ele era poeta e sua perda me transformou profundamente. Procurando nos livros, eu descobri meu pai de uma forma que não conhecia" confessou o poeta, causando uma reação emocionada dos presentes. Sua inspitação com os versos vem da família e dos amigos, sobretudo.

Moacir Caetano foi o último a se apresentar. Goiano de voz suave, o escritor tem um cotidiano ocupado como engenheiro e fez uma declaração de amor a esposa através de seu novo livro, O amor e outros pequenos sentimentos.

O encontro foi repleto de poesias recitadas, perguntas sobre a experiência dos autores, autógrafos e reencontros amigos, tanto da internet quanto fora dela.

Um comentário:

Lubi disse...

estive lá.
e estava ótimo mesmo.

Posts mais lidos