domingo, 24 de maio de 2009

Entre os bits e bytes


Bate-papo, amizade, namoro, pesquisa. A internet oferece aos jovens uma infinidade de conexões. De clique em clique, eles vão acumulando endereços, imagens e textos que se sucedem de forma ininterrupta. Mas não é somente entretenimento que a nova geração busca na web. Contrariando as estatísticas, há quem use a rede mundial de computadores para mostrar o que sabe de melhor: o seu trabalho.

O designer Guilherme Serrano, de 22 anos, é um exemplo. O primeiro emprego do jovem, em 2004, foi fruto do seu site sobre tecnologia. “Durante a entrevista falei sobre minha página na web e, no mesmo momento, o entrevistador o acessou e gostou. Eu tinha 17 anos e não possuía currículo. Naquele momento eu vi como, por meio da internet, era fácil mostrar o que sabia”.

Hoje, Serrano passa mais de doze horas por dia no ciberespaço, no qual concilia as suas atividades do trabalho com a manutenção de um site colaborativo sobre design e tecnologia (www.andafter.org), seu portfólio online e também uma ferramenta para monetização de blogs. Além de participar de comunidades no Orkut sobre sua área de atuação e manter sua networking (rede de contatos) no Twitter, MSN e Gtalk.

“Expor os conhecimentos em redes sociais mostra que você tem interesse em aprender e que é uma pessoa informada na sua área. Isso conta pontos para qualquer um que pesquise mais sobre você na internet. Já consegui clientes e parcerias profissionais pelo Orkut e Twitter”, relata o jovem.

O estudante de webdesigner, Yury Veiga, de 21 anos, também descobriu na rede uma aliada profissional. Ele administra, edita e escreve em três blogs; conversa com clientes; envia currículos e marca entrevistas de emprego pela web. Seu principal trabalho é com o blog Trocistas. “Invisto na internet porque ela é um meio de acesso mundial. É muito mais fácil do que qualquer outro tipo de veículo e o retorno financeiro é rápido também”.

Para o Analista de Novas Tecnologias, Paulo Moraes, qualquer ferramenta disponível na web pode ajudar o jovem na divulgação do seu trabalho, desde que ele seja objetivo e estrategista em seu foco. “A internet tem um potencial enorme, pois dá ao internauta a liberdade de expressão e a possibilidade de acessar um conteúdo, aderi-lo e fazer parte integrante dele. É o que chamamos de geração da colaboratividade onde todos têm espaço livre para apresentar seus talentos e qualificações profissionais”.

Mas esse cenário ainda não é explorado como pode no Brasil. Jovens como Guilherme e Yury ainda são raridades na rede. Segundo uma pesquisa da Revista Veja – divulgada na edição 2100, de 18 de fevereiro de 2009 – o jovem gasta, diariamente, 3 horas e 40 minutos navegando na internet fora do trabalho ou do ambiente escolar. Nesse período, mais de 80% do tempo é dedicado a entretenimento no Orkut e MSN.

A psicóloga Angelita de Souza acredita que a ferramenta ainda não é tão explorada pelos jovens no âmbito profissional porque eles buscam nela uma afirmação autônoma, um lugar onde exercitam critérios de amizade e onde buscam padrões de comportamento. “Jovens não costumam apreciar burocracias e intermediações e, na internet, seus desejos são acessados diretamente. A tecnologia parece ajudá-los a lidar com os dilemas típicos dessa faixa etária – identidade, personalidade, desejos e auto-expressão”, finaliza.

Onde divulgar meu trabalho na web?

Veja aqui algumas ferramentas gratuitas da internet que você pode utilizar para divulgar o seu trabalho:

Twitter
www.twitter.com

Rede social e servidor para microblogging que permite que os usuários enviem atualizações pessoais contendo textos de 140 caracteres via SMS, mensageiro instantâneo, e-mail, site oficial ou programa especializado.

Blogger
www.blogger.com

Ferramenta de publicação de blogs grátis do Google que permite aos usuários compartilhar seus pensamentos facilmente com o mundo. Basta se cadastrar e escolher um dos temas disponibilizados.

Via6
www.via6.com

Rede de conteúdo que conecta profissionais de todas as áreas. O objetivo é fazer com que a vida profissional dos usuários se aprimore adquirindo novos conhecimentos e informações, bem como aumentando sua rede de relacionamentos.

Scribd
www.scribd.com

Serviço gratuito definido por alguns como uma espécie de "Youtube para documentos". Atualmente o site hospeda, em várias comunidades, mais de 350.000 documentos como e-books, apresentações, ensaios, artigos acadêmicos, álbuns de fotos, trabalhos escolares, entre outros.

Nenhum comentário:

Posts mais lidos