terça-feira, 5 de maio de 2009

Do que você tem medo?


“A única imagem totalmente verdadeira é a de um fóbico perante a sua fobia". É nessa teoria que se baseia o “falso-documentário” FilmeFobia. Originalmente, é making-of de um projeto de um documentarista (Jean-Claude Bernardet, um dos maiores estudiosos de cinema no Brasil) que explora, de forma discutivelmente sádica, os limites psicológicos dos seres humanos. Essa é a trama falsa do filme. A sua verdadeira história é tentativa em traçar a linha do real com a do ficcional. É claro que, contrapondo um fóbico com o que causa a sua fobia, a imagem seria amplamente real. Kiko Goifman, o idealizador do projeto, não trabalha apenas com fóbicos reais, mas também com atores, selecionados por meio de um estranho “detector de mentiras”, que informava o quanto de “verdade” havia na atuação deles como fóbicos. Alguns deles, de fato, são realmente portadores de fobias.

O diretor Kiko Goifman

Essa mistureba de realidade e ficção é o primeiro longa-metragem de ficcional de Kiko Goifman, que faz sucesso entre os amantes de curta-metragens. Goifman tem fobia de sangue e participou do filme. Durante as filmagens de suas “cenas”, ele desmaiou diversas vezes. Sendo uma delas na produção das “cartas de baralho grotescas”. Essas cartas tinham no lugar das imagens padrão, fotografias de cortes que a diretora de arte do filme, Cris Bierrenbach, fez com gilete na própria pele, formando um jogo de poker sangrento.

O filme, grande vencedor do festival de Brasília do ano passado, conta com uma trilha-sonora inusitada, que foi composta na hora por Lívio Tragtenberg, utilizando os batimentos cardíacos dos próprios fóbicos para montar uma “batida diferente”. Há uma “consultoria” do mestre dos filmes de terror, Zé do Caixão, que analisa as imagens e reações dos filmes. Então, perante esse jogo macabro e quase sádico do real, do imaginário e do terror, do que você tem medo?

Um comentário:

Pedro Zambarda disse...

O filme é, no mínimo, um laboratório interessante.

Posts mais lidos