sexta-feira, 31 de outubro de 2008

Larissa Ferretti fala sobre sua participação na Intercom 2008

Larissa Minutti Ferretti, estudante do 4º ano de Rádio/TV da Faculdade Cásper Líbero e atualmente estagiária do SBT, fala em entrevista para o site do CIP sobre sua experiência ao expor sua pesquisa de iniciação científica na cidade de Natal, Rio Grande do Norte, durante a Intercom Júnior 2008 promovida durante o XXXI Congresso de Ciências da Comunicação, realizado pela Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares em Comunicação (Intercom), de 4 até 6 de setembro de 2008.

Por Pedro Zambarda




Larissa, qual trabalho você apresentou em Natal, no Expocom 2008? Como foram as exposições? E a reação do público?


A apresentação, ao contrário do que o pessoal normalmente imagina, não foi em um grande auditório, mas em uma sala de aula comum da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). Dessa forma, me senti como se estivesse na Cásper, apesar de haver pessoas do país todo. Foram cerca de 7 projetos expostos em 30 minutos, com debate mediado por uma professora local ao final. Apesar desse tempo estipulado, a mediadora não fez restrições ao pessoal que se apresentou, passando um pouco do horário previsto. Minha apresentação, com o nome Cenário: mensagem e concretização de um universo fantástico, foi bem semelhante ao exposto no 6º Fórum de Pesquisa. A minha pesquisa despertou mais curiosidade sobre cenários e programas infantis, pois a maioria dos jovens que estavam ali haviam visto o programa.

Como foi todo o processo de iniciação científica?


A idéia do meu projeto veio no meu 2º ano de Rádio/TV, durante as aulas de Métodos e Técnicas de Pesquisa com a professora Eliany Salvatierra. Ao realizar uma pequena pesquisa, um “pequeno TCC”, eu escolhi o tema de cenografia infantil e fiz, nesse trabalho, algumas entrevistas que foram usadas na iniciação, posteriormente. Não tinha muita fé que passaria na iniciação científica, apesar dos elogios. Classificada e aprovada no processo seletivo do CIP, em 2006, pude ter a chance de ser orientada pelo professor Hamilton Dertonio, pesquisador do psicólogo soviético Lev Vygostsky e suas teorias nas propagandas infantis. No trabalho mostrei a função da cenografia do programa Castelo Rá-Tim-Bum, exibido na TV Cultura na década de 1990, e sua relação com o conceito de “brinquedo de Vygotsky. Usei como exemplo o próprio castelo, fruto das criações do doutor Victor, que é um criador de imaginário. Durante o primeiro semestre, tive muita empolgação para aprofundar os referenciais teóricos, consultando inclusive livros na biblioteca da ECA (Escola de Comunicação e Artes, da USP) e realizar entrevistas, principalmente com os cenógrafos do Castelo, Luciene Greco Ferreira e Marcelo Oka. No segundo semestre, eu tinha muita informação e menos tempo. Era um material muito rico e complicado de colocar no papel


Quais projetos interessantes você viu em Natal?

Olha, foi muito legal perceber que há pessoas no Brasil todo pesquisando audiovisual, e não apenas na região sudeste, como muita gente imagina. Vi uma menina do Amazonas expondo uma iniciação científica sobre o filme Clube da Luta. Sendo no nordeste, a Intercom promoveu acesso a um pólo de pesquisas diferenciado. No sudeste, é mais raro ver os mesmos pesquisadores de lá, porque é complicada a vinda deles até aqui. E é até mesquinho pensar que só o sudeste faz bons eventos ou boas pesquisas.


No que a iniciação científica influiu na sua vida? Mudou sua perspectiva de estudos?


Antes de começar, eu ia nos fóruns de pesquisa na Cásper Líbero e via os estudantes de jornalismo se destacarem nas apresentações. Por isso, me espantava com o trabalho deles. Não sabia do meu potencial para escrever, apesar do que o pessoal me falava. Durante a pesquisa, descobri como é legal entrevistar, ver trabalhos de cenografia e pesquisar com mais aprofundamento um assunto, além de várias teorias. Iniciação é muito trabalho muito produtivo, que mudou meu ponto de vista sobre os estudos. Trabalhando no SBT hoje, vejo que estou cada vez mais interessada nesse assunto. Mas não sei ainda como continuá-lo, se será por um mestrado ou de outra forma.

Um comentário:

Anônimo disse...

It took me a long time to search on the web, only your site unfold the fully details, bookmarked and thanks again.

- Kris

Posts mais lidos