sábado, 19 de dezembro de 2009

Fails, hambúrgueres e empreendedorismo online

Fotos exclusivas da youPIX/dez no Flickr da PIX.

Ben Huh: dono de um império com 225 milhões de pageviews diárias.

Um bate-papo sobre sexo reuniu Penélope Nova (MTV), Raquel Pacheco (Bruna Surfistinha), Lini (@lini), Fernando Lizardo, Gravataí Merengue, Guilherme Valadares (Papo de Homem) e Gustavo Gitti (Não 2 Não 1). Além desse debate, o evento YOUPIX/Dezembro, organizado pela PIX Diversões Digitais, no dia 1 de dezembro, trouxe também um dos maiores nomes da internet norte-americana: Ben Huh. Não o conhece? Provavelmente uma das fotos Fail que você viu na internet é do blog dele, o FailBlog, que é feito de forma totalmente colaborativa e simples. O 10º maior website da internet, o Icanhascheezburguer (ICHC), é dele, reunindo toda uma rede de humor internacional, compreensivo para todos.

Huh começou com um projeto menor: LOL Cats. Brincando com edição de fotos com gatos, Eric Nakagawa and Kari Unebasami criaram um blog que, com aumento progressivo do tráfego e das visitações, popularizou-se com uma interface intuitiva para todos enviarem materiais, o LOL Builder. O projeto começou em 2007, com a foto de um gato cinza sorrindo e a legenda: "eu posso ter um cheeseburguer?". A frase se tornou nome da empresa que Huh assumiu depois, com apoio dos fundadores, seus amigos.

O bate-papo foi descontraído no YOUPIX para uma platéia formada essencialmente por fãs, mandando perguntas ao vivo e pelo twitter. Quem mediou o debate foi o blogueiro Edney Souza, o Interney, conhecido por ser o primeiro brasileiro a monetizar seus sites, além de ser dono das redes Interney Blogs e da agência de comunicação Pólvora.

Platéia assistindo a fala descontraída de Huh. Encontre o autor deste artigo na foto.

Demorei muito tempo para escrever um texto sobre essa palestra, mas creio que a mensagem dela é permanente. Ben Huh mostrou gráficos da evolução de seu site. Em 3 meses: 3 milhões de pageviews, visualizações no site. Em números impressionam de cara, muito mais por sua quantidade do que pela qualidade. Hoje em dia, no último mês: 225 milhões. Essa evolução consagra o tipo de público que Huh procurava que são aqueles que gostam de humor na internet, a maioria dos conectados.

Mas o que impressiona não é apenas esses resultados em absolutos, e sim de quem vem: Ben Huh é formado em jornalismo e sociologia pela Northwestern University. Não é um publicitário, economista ou um administrador, mas um homem ligado à imprensa e à análise social. "Aprendi, na faculdade, a difundir esse desejo de manifestar livremente a expressão, que é um princípio muito difundido nos EUA, diferente do Japão" explicou Huh para Interney e para a platéia. Ele se dedica a fazer os visitantes rirem e o ICHC, junto com FailBlog e vários sites fundados por ele, procuram soluções simples como "boas soluções".

"Boas soluções são soluções simples". Lema de Ben Huh para criação de seus sites.

Seu império na internet pode ser chamado de inútil, mas certamente não de ineficiente. Rendeu livros sobre o assunto, se expande para serviços de vídeo e áudio e está entre as páginas mais visualizadas no Youtube, sem estar preso a gatos, fails ou qualquer público específico. A história de Ben Huh, assim como seus companheiros empreendedores Eric Nakagawa and Kari Unebasami, é um exemplo de como iniciativas simples na internet podem conquistar um nicho ou mesmo o público em geral, no caso deles. Uma amostra de sucesso.

Edney Souza, o Interney, traduziu algumas falas de Ben Huh. Outras nem precisaram de tradução.

A questão que deve ser discutida sobre a vinda de Huh ao Brasil no começo deste mês não é reproduzir seu sucesso em outros projetos. Claro, é sempre desejável que outros sites brasileiros alcancem seu reconhecimento, de maneira ampla e eficiente como o ICHC. A grande discussão que me pareceu nítida na YOUPIX é: a comunicação funciona nas mãos de alguém com formação para isso? Ben Huh conseguiu seu lugar nesse meio, sem se tornar um jornalista de redação, preso aos textos comuns da imprensa. Com fotos manipuladas de gatos e de pessoas em situações cômicas, ele passa mensagens universais, corrige gafes públicas de celebridades e consegue reverter a comunicação em dinheiro e em investimento.

Outro elemento fundamental para seu sucesso e elemento que incrementa a discussão: o número de colaborações que ele recebe voluntariamente de visitantes. De milhares de fotos diárias, a equipe do ICHC seleciona apenas 100 para colocar no ar, distribuindo em seus sites. Essa interatividade fideliza o usuário, que não está online apenas para ver, passivamente, conteúdo. Ben Huh, certamente, é um exemplo a ser observado com mais atenção no meio jornalístico, comunicacional e interativo que temos hoje.

De forma muito educada, palestrante e mediador se despedem da YOUPIX/dezembro.

Um comentário:

Luma Ramiro Mesquita disse...

Olá!
Interessante essas questões na internet sobre qualidade e faculdade.


Sobre a faculdade, acho que o acesso à informação permite que muita gente aprenda quase tudo sozinhos.

Entrando para a área jornalística, vejo como único problema as questões éticas que exploramos na faculdade. Porém isso não define se o estudante ou o profissional terão posições éticas ou não.

Posts mais lidos