domingo, 19 de abril de 2009

Aos Reis do Entretenimento

Foto do site Limao

Tantos dias depois da apresentação do Kiss, no dia 7 deste mês, uma terça-feira, parecia impossível que eu pudesse escrever uma resenha. No entanto, ainda me sinto na obrigação de comentar como foi a experiência de estar entre as 35 mil pessoas na Arena Anhembi, São Paulo, testemunhando uma apresentação digna de uma banda com quase 40 anos de carreira nas costas. Por conta de muitos detalhes, e pelo tempo que se passou, não vou comentar o repertório inteiro, mas apontar detalhes que vão além das músicas executadas, dos fogos de artifício e da maquiagem do público.

Foto de divulgação na TV Rock

Por Pedro Zambarda

Começo pela banda de abertura escolhida: para a surpresa de muitos, e sem nenhum telão que os mostrasse de perto, Edu Ardanuy, Andria Busic e Ivan Busic, da banda Dr. Sin, estavam no palco. Sabemos que rock progressivo e hard rock com maquiagem não costumam combinar, mas eu pessoalmente vibrei com os caras na ativa, apresar do Andria exagerar no discurso pró-Kiss e pró-público, ficando chato na maioria das vezes. Então, com um repertório reunindo Fire e You Stole My Heart, além de algumas do novo CD Bravo, eu não tinha como ficar triste. Mesmo assim, o pessoal insistia que eles estavam sendo inconvenientes e atrapalhando o show do Kiss. Bom, ficou essa situação até tocarem Futebol, Mulher e Rock´N´Roll. Nem preciso falar que todos começaram a pular absurdamente na parte do "eta, eta, eta, brasileiro quer..." - até mesmo quem não curtia Dr. Sin.

Setlist do Kiss em São Paulo não foi diferente do Rio, exceto pelo acréscimo de Love Gun, que não foi tocada na Apoteose por conta da chuva. No mais, de Deuce até She, Paul Stanley, Gene Simmons, Tommy Thayer e Eric Singer mostraram um entrosamento que uniu com feeling a "nova" banda (Tommy e Eric) com a "velha guarda" (preciso dizer?). O público estava extasiado com todas as luzes e efeitos sincronizados, mas era também interessante ver o guitarrista solo que substituiu Ace Frehley. Ele criou pequenas improvisações e deu um toque pessoal nas músicas exibidas. Ao mesmo tempo, o novo "Peter Criss" conseguia fazer uma bateria sólida e rica em detalhes, cantando também em alto e bom tom. Para fãs, nada podia estar mais perfeito.

Foto do site Terra

Foi então, quando a banda parou, que as "pequenas improvisações" viraram grandes solos, marcados com música erudita até o blues. Para as pessoas que pensam que Kiss é apenas um bom golpe marketing, sem muito conteúdo, Tommy Thayer criou um intervalo instrumental que atraiu todos os presentes até, por fim, disparar rojões da ponta do braço da guitarra. Sabe o sentido literal de show? Era o que testemunhamos ali.

Watchin´You e 100.000 Years, infelizmente, mostraram um Gene Simmons não mais com a mesma potência vocal. É a idade. Muitas vezes, Paul Stanley e até Eric Singer (?) cobriam suas partes na música. Porém, "The Demon" continua cativante, seja lambendo o próprio contrabaixo ou provocando o público enquanto pode.

Foto ao lado direito do site Terra

Black Diamond teve uma brincadeira de Paul Stanley. "Acidentalmente" tocando acordes dedilhados de Stairway to Heaven, o vocalista solta "oops, wrong music". "Not tonight". Então é executada a música verdadeira, embora o pessoal não reclamasse do cover espontâneo de Led Zeppelin. E, por fim, encerrando o primeiro bloco, Rock´n´Roll All Night foi ovacionada com seu real valor: é a música que mostratudo o que o Kiss já fez, mesmo que as pessoas estejam cansadas dela. A sensação era que todos já estavam plenamente satisfeitos naquele momento.

A segunda parte trouxe Shout It Out Loud, Lick it Up, Won't Get Fooled Again, I Love It Loud, I Was Made For Lovin' You, Love Gun e Detroit Rock City, que não são do CD Alive original de 1975. Mesmo assim, a apresentação em si era uma homenagem a esse álbum, que completará 35 anos em 2010 e que começou com os registros ao vivo da banda. Por isso, tanto público quanto os astros estavam cientes que, embora a formação original não estivesse ali, era histórico eles simplesmente terem durando todo esse tempo, independente das críticas.

Das últimas tocadas, I Love It Loud teve o tradicional "cuspe de sangue" de Gene Simmons, antes dele ser erguido por cordas, voando, até o palco superior. A tinta vermelha, que causa repulsa em pessoas que não curtem o Kiss, era acompanhada por batidas em um baixo extremamente amplificado, que dava todo o aspecto sombrio ao músico, iluminado apenas por uma luz verde.

Foto do lado esquerdo do site Terra

Provocando também o público, Paul Stanley perguntou também se eles gostariam de tocar a próxima música junto com ele. "São Paulo, do you want me there?" berrou o frontman, completando em seguida "then, scream my name!". O resultado foi Love Gun, que contou com o vocalista sendo transportado de tirolesa para um segundo palco, no meio do público (e longe da área VIP, para a raiva de muitos que pagaram caro).

Detroit Rock City, do álbum Destroyer, fechou a apresentação com mais brincadeiras da banda, com Paul Stanley ovacionando o público e berrando "São Paulo Rock City!". O show de fogos de diversas cores no final deu um excelente fim de noite para todos. Tínhamos presenciado os reis do entretenimento e, mesmo tantos dias após o show, eu não poderia deixar de descrever a sensação de satisfação estampada na cara das pessoas, de velhinhos até crianças, de pessoas que ficaram mais sossegadas atrás até o pessoal maquiado que estava suado e acabado no final do concerto.

Também é importante lembrar a qualidade técnica da banda. Da queda do manto escrito Kiss, que começou o show, até o final, as sensações eram variadas. Quem estava na área VIP e bem na frente, contou com provocações diretas da banda, que insistia em tocar para o público e não para eles mesmos. Aos que estavam na pista normal e mais ao fundo, Stanley e sua trupe posaram e provocaram muitas vezes diante das câmeras que estavam posicionadas no palco e sendo reproduzidas no telão. Era como ver um DVD muito bem feito ao vivo.

Foto do lado esquerdo do site Limao

Muitos podem não gostar do estilo lúdico e despojado do Kiss, com uma produção pesada que cuida de sua aparência. No entanto, depois de um show nos anos 1980 (em 83) e três na década de 90 (94, sem maquiagem, e 99, com máscaras e integrantes originais), essa apresentação está para ficar na memória. Possíveis falhas que ocorreram foram apenas devido à idade dos músicos Paul e Gene, apagadas pelo talento dos novos integrantes. De resto, Kiss é uma demonstração de profissionalismo e atitude, por mais que questionem ou que seja apenas pelo dinheiro.




Foto acima e abaixo do site Terra

14 comentários:

Nadiesda Dimambro disse...

Eu bem que tentei escrever alguma coisa sobre esse show... mas cara, não dá! Pode parecer clichê, piegas, exagero, mas eu realmente não consegui transformar toda essa experiência num artigo.
Você fez um ótimo trabalho Pedro :)
Só acho que a parte referente ao Dr Sin não foi tão legal. Penso que vc foi bastante generoso com eles e bem infeliz qdo diz isso sobre a música "Futebol, Mulher e Rock n Roll": "Nem preciso falar que todos começaram a pular absurdamente na parte do "eta, eta, eta, brasileiro quer...", até mesmo quem não curtia Dr. Sin. É o tipo de música para todo os gostos."
Puta música de MAU gosto ;/
(não me tomem por puritana ou qlqer coisa do tipo, não é o caso!)
Mas não vou iniciar uma polêmica aqui sobre o quão machista o rock n roll é, já que msm que não tão escancaradamente como essa música asquerosa, minha banda favorita, o kiss, estaria bem contemplado nesse quesito (bem como qse todo subgrupo do rock n roll).
Bom, todos temos contradições, eu inclusive, como podem ver.

Ah, eu chorei como uma descontralado durando a "C'mon and Love me" e meu momento favorito foi a tirolesa (acho que tirolesa se escreve com "s") do Paul (pobres cariocas =P hehe)....ah, foi td tão bem feito *_*

Unknown disse...

Ah Nadiesda..com todo respeito, mas Mulher, futebol e rock n'roll..Meu Deus como isso é bom!! bom demais uhauhauhauhauhuah
Não há o que dizer sobre o Kiss. É tecnicamente fraco? sim. Qqr estudante de baixo toca melhor que Gene Simmons? sim.É clichê? eles inventaram o clichê praticamente. Mas foda-se. Kiss é o Kiss. Nunca uma banda foi tão feliz em transformar música em espetaculo. De fato, ainda são sim um dos maiores espetaculos da Terra.

Jorge Telles disse...

"No entanto, mesmo assim," - redundância

"no Arena Anhembi" - NA arena. é UMA arena. Não UM arena.

"ainda me sinto na obrigação de comentar" - pedantismo

Parei de ler aí. Seus textos são muito chatos!

Abraços,
Jorge Telles

Pedro Zambarda disse...

e que tipo de texto você considera legal, Jorge?

Pedro Zambarda disse...

Thiago, não acho que qualquer estudante de baixo toque melhor que o Gene. Não é tão simples tocar qualquer coisa pra 30 mil, 40 mil pessoas. Exige um mínimo de coragem.

Agora, tocar o que ele toca em pequenos bares é (ou costuma ser) sossego.

Pedro Zambarda disse...

Que fique claro. Agradeço todos os comentários. O texto tinha problemas sim e eu gosto de ouvir as pessoas no intuito de corrigir.

Eu não quero, e nem consigo na maioria das vezes, acertar de primeira. Quando isso acontece, é pura sorte.

Unknown disse...

Me referi a técnica Pedro, não a sua habilidade com o público. Isso é outra historia e é claro que o Gene é quase um gênio nessa área. Afinal, foi ele quem criou o Kiss como espetáculo

Roberto disse...

Gostei do relato, estava de vip no show no Anhembi, e tbm cheguei a descrever o show de forma semelhante a que vc citou, inclusive falei que em alguns momentos me senti como se estivesse assistindo a um DVD do KISS, pois a qualidade sonora e a movimentação dos caras no palco é perfeita, quem vê um show do KISS em DVD, tipo o DVD Rock The Nation, as vezes pode pensar que ali tem muita edição de imagem e que na realidade não é assim tão bom, puro engano, eu comprovei isso ao vivo, o show (melhor dizer espetáculo) é tudo aquilo que um fã esperaria dele, não são apenas 4 caras tocando que nem postes atrás de um microfone, mas tbm toda aquela parafernália e efeitos visuais não vem de forma vazia, sem conteúdo, muito pelo contrário: com Tommy e Eric a banda tá muito afinada, tocando e cantando muito, é óbvio que Gene e Paul estão quase sessentões, mas ainda estão no topo, quantos de 30 anos não fazem nem 10% do que eles fazem no palco? Hoje, defino o KISS como sendo a melhor "banda ao vivo" de todos os tempos... o resto a gente pode até discutir, isso ainda não...

Unknown disse...

Ao vivo o U2 inovou mais que o Kiss. Lembre tudo que a banda criou desde a turne ZooTv

Unknown disse...

QF0730
lebron shoes
gucci shoes
blake griffin jersey
dansko outlet
jets jersey
nike sneakers
miami heat jersey
broncos jerseys
evening dresses
camisetas futbol baratas
futbol baratas
minnesota vikings jerseys
the north face clearance
nike free run uk
coach outlet online
football shirts uk,soccer jerseys uk,cheap soccer jerseys uk
north face jackets
juicy couture outlet online
swarovski crystal
cheap oakley sunglasses
warriors jerseys
bears jerseys
true religion jeans
vans for sale
hermes sale

Unknown disse...

cheap soccer jerseys
bottega veneta handbags
michael kors handbags,michael kors outlet,michael kors outlet online,michael kors,kors outlet,michael kors outlet online sale,michael kors handbags clearance,michael kors purses,michaelkors.com,michael kors bags,michael kors shoes,michaelkors,cheap michael kors 
michael kors factory store,michael kors outlet online sale,michael kors,kors outlet,michael kors outlet,michael kors handbags,michael kors outlet online,michael kors handbags clearance,michael kors purses,michaelkors.com,michael kors bags,michael kors shoes,michaelkors,cheap michael kors
cheap oakley sunglasses
moncler jackets
ravens jerseys
chanel outlet
miami dolphins jerseys
new york jets jerseys
air max 2015
dan marino jersey,louis delmas jersey,brent grimes jersey,cameron wake jersey,mike wallace jersey,dan marino jersey,cameron wake jersey
nfl jerseys wholesale
michael kors bags
michael wilhoite jersey,y.a. tittle 49ers jersey,justin smith jersey,nike 49ers jersey
bottega veneta wallet
hermes belt
lebron james jersey
giants jersey
ugg boots clearance,ugg australia,uggs on sale,ugg slippers,uggs boots,uggs outlet,ugg boots,ugg,uggs
nike soccer shoes
custom mlb jerseys
nike trainers,nike trainers uk,cheap nike trainers,nike shoes uk,cheap nike shoes uk
nike sneakers
ray ban sunglasses outlet,ray ban sunglasses,ray ban,rayban,ray bans,ray ban outlet,ray-ban,raybans,ray ban wayfarer,ray-ban sunglasses,raybans.com,rayban sunglasses,cheap ray ban
gucci outlet
coach outlet canada
coach outlet
longchamp handbags
oakley sunglasses, http://www.oakleysunglasses-outlet.us.com
liu2015828

Unknown disse...

lebron james shoes
nike soccer shoes
rolex watches,swiss watch,replica watches,rolex watches for sale,replica watches uk,rolex watches replica,rolex watches for sales
oakley sunglasses wholesale
ysl outlet
the north face uk
seattle seahawks jerseys
nhl jerseys wholesale
ghd hair straighteners, http://www.ghdhairstraightenerssale.co.uk/
tory burch outlet online
canada goose outlet
pittsburgh steelers jersey
los angeles lakers jerseys
ray ban, http://www.occhiali-rayban.it/
michael kors factory outlet, http://www.michaelkors-outlets.us.com
michael kors outlet online, http://www.michaelkorsoutlet-store.us.com
washington redskins jerseys
toms outlet
swarovski crystal
packers jerseys
nike trainers uk
supra footwear
cheap evening dresses
heat jersey
mulberry outlet
ugg uk
oakley sunglasses, http://www.oakleysunglasseswholesale.in.net
coach outlet store
cheap oakley sunglasses
coach outlet store

Unknown disse...

qihang0921,nike elite socks
longchamp outlet
cheap jerseys
true religion jeans
canada goose outlet
basketball shoes
coach factory outlet
tod's shoes
coach outlet
canada goose uk
marc jacobs
toms shoes
longchamp handbags
pandora charms
replica watches
gucci shoes
oakley sunglasses
vans shoes
prada
nike air huarache
prada outlet
hermes belt
louis vuitton handbags
soccer shoes
ed hardy outlet
nike roshe run women
cheap jordans
supra shoes
ralph lauren polos shirts
oakley sunglases cheap
ugg outlet
fitflops sale clearance
timberland boots
air max 90
canada goose jackets
swarov ski jewelry
q

Unknown disse...

20180608 xiaoou
pandora charms sale clearance
michael kors outlet online
longchamp solde
fitflops
air jordan shoes
michael kors outlet online
mbt outlet
chloe sunglassess
polo ralph lauren shirts
jordan 4

Posts mais lidos