segunda-feira, 2 de maio de 2011

Osama bin Laden é assassinado. E Barack Obama garante sua reeleição em 2012?



No dia 11 de setembro de 2001, o complexo World Trade Center foi destruído em Nova York por um atentado terrorista aéreo arquitetado pelo saudita Osama bin Laden. No dia 1º de maio de 2011, quase 10 anos depois do ataque aos Estados Unidos, ele foi assassinado por um comando especial americano ligado com a CIA. Foi morto o terrorista, dois homens, um de seus filhos e uma mulher que apontam como uma de suas esposas, usada como escudo humano na defesa.

A investida foi feita em cerca de 40 minutos em um hotel paquistanês. Com o fim da operação, o presidente norte-americano Barack Obama avisou os ex-presidentes Bill Clinton e George W. Bush. Depois ele entrou no ar para as televisões, sendo o primeiro a transmitir a morte do terrorista bin Laden. Deu furo na CNN e em todos os jornais. Manteve para si as glórias pela informação.

Alguém duvida que a morte do terrorista é um instrumento político? Obama anunciou mês passado sua companha por reeleição em 2012. Pouco tempo antes, o presidente enfrentava problemas com sua popularidade e aceitação dos eleitores por uma reforma econômica sem muito efeito depois da depressão de 2008. Será que, com o povo comemorando nas ruas o fim do terrorismo, ele vira presidente de novo?

E será que a rede terrorista de Osama bin Laden - a Al Qaeda - ficará quieta?

Posts mais lidos