terça-feira, 17 de julho de 2012

O adeus de John Lord, tecladista roqueiro e erudito do Deep Purple



O tecladista John Lord morreu de embolia pulmonar aos 71 anos, ontem, dia 16 de julho de 2012. Ele estava em tratamento contra um câncer no pâncreas. Nascido em 1941, ele criou o Deep Purple com Ian Paice em 68, dando origem a uma banda que ditou tendências do hard rock e dos roqueiros que buscavam referências eruditas e pesadas em suas músicas. Saiu da banda em 2002.

Fez parte do Whitesnake entre 78 e 84. Em sua carreira solo, criou melodias orquestradas e fez inclusive uma apresentação na Virada Cultural de São Paulo, em 2009.

O músico recebeu uma bela homenagem na Folha de S.Paulo em um obituário assinado pelo jornalista Marcelo Soares, fã do Deep Purple e da carreira de Lord. Para quem não pode conferir o tecladista ao vivo, ele foi responsável pelas belas composições e solos de clássicos do rock´n´roll como Smoke on the Water e Highway Star. Ficará imortalizado tanto pelas referências a Beethoven que colocava em suas músicas quanto pelos ótimos duetos com o guitarrista Richie Blackmore e o vocalista Ian Gillan.

Posts mais lidos