quinta-feira, 30 de julho de 2009

Taça Brasil e Roberto Gomes Pedrosa: os Campeonatos Nacionais de 1959 a 1970

Entre os anos de 1959 e 1970 foram disputadas a Taça Brasil, 1959 até 1968, e a Roberto Gomes Pedrosa, também conhecida como "Robertão" ou "Taça de Prata", entre os anos de 1967 e 1970. As duas competições nacionais foram organizadas pela extinta CBD (Confederação Brasileira de Desportos) em consequência da criação da Taça Libertadores da América em 1960. Bahia (1959), Palmeiras (1960 e 1967), Santos (de 1961 a 1965), Cruzeiro (1966) e Botafogo (1968) foram os campeões da Taça Brasil. O Roberto Gomes Pedrosa foi conquistado por Palmeiras (1967 e 1969), Santos (1968) e Fluminense (1970).

Apesar de terem a mesma função - eleger os clubes brasileiros representantes para a Libertadores -, a Taça Brasil e o Roberto Gomes Pedrosa tinham diferentes regulamentos. O primeiro tinha características semelhantes as da atual Copa do Brasil, enquanto o "Robertão" pode ser considerado o pai do Campeonato Brasileiro. Eles chegaram a ser disputados simultaneamente em 1967 e 1968.

Até o ano de 1959 não existiam competições de nível nacional ou interestadual no Brasil, exceto o torneio Rio-São Paulo, que foi disputado pela primeira vez em 1933 e depois foi organizado regularmente de 1950 até 1966. No ano de 1967, 15 clubes de cinco estados disputaram o primeiro Robertão, vencido pelo Palmeiras. Com as mudanças e a inclusão de clubes de outros estados, o novo torneio foi batizado de Roberto Gomes Pedrosa, homenagem ao ex-goleiro Pedrosa, do São Paulo e da Seleção Brasileira na copa de 1934 e presidente da Federação Paulista de Futebol, falecido em 1954. De 1968 a 1970, aumentou o número para 17 participantes de sete estados, divididos em dois grupos e com jogos de ida e volta. Em 1971, o Torneio Roberto Gomes Pedrosa foi substituído pelo Campeonato Brasileiro.

Primeira competição de nível nacional, a Taça Brasil começou a ser disputada em 1959 e teve o Bahia como primeiro campeão. A fórmula de disputa era semelhante a da Copa do Brasil: os campeões e alguns vices dos campeonatos estaduais disputavam partidas eliminatórias de ida e volta no sistema conhecido como mata-mata. Cariocas e paulistas entravam na disputa somente nas semifinais exceto nos anos de 64 e 68, quando entraram nas quartas de final. Nos anos em que foi disputada, o número de participantes girava em torno de 20 times e em várias edições, contaram com uma fase de grupos dividida de acordo com as regiões.

A transição da era Taça Brasil para a Roberto Gomes Pedrosa foi circunstancial. No ano de 1968, os clubes paulistas decidiram participar somente da "Taça de Prata", esvaziando assim, a última edição da Taça Brasil, vencida pelo Botafogo.

Embora a Taça Brasil e o Roberto Gomes Pedrosa fossem organizados em caráter oficial pela CBD, que então era responsável por todos os esportes no Brasil, a CBF não a reconhece como oficial. Em março de 2009, os seis clubes vencedores - Bahia, Botafogo, Santos, Cruzeiro, Palmeiras e Fluminense - se reuniram em São Paulo e fizeram um dossiê para pleitear o reconhecimento de campeões brasileiros junto a CBF. Para a CBF, o primeiro campeão é o Atlético Mineiro, vencedor do primeiro Campeonato Brasileiro organizado pela entidade. A luta continua e espera-se que a justiça seja feita ao reconhecer os títulos já que, assim como os campeões nacionais pós-1971, os times desfrutaram do mesmo prestígio e o privilégio de disputar a Libertadores. Vale ressaltar que para o Santos sagrar-se bicampeão Mundial e da Libertadores, teve que disputar e ser campeão da Taça Brasil.

3 comentários:

Pedro Zambarda disse...

Cara, legal o texto. Mas achei meio cansativo de ler.

Não digo isso pra ferrar ninguém, mas eu não curto muito futebol, mas acho os textos sobre o assunto bons. Esse me soou muito enciclopédico.

Eduardo Martins disse...

saudações!

a idéia foi trazer o máximo de informação, pq tem pouquíssima coisa sobre o assunto. dae realmente pode ter ficado "pesado" mesmo, ainda mais pra quem num curte mto futebol. mas compreendo. obrigado pelo apoio!

abração!!

Anônimo disse...

Pô, bacana o texto. Mesmo pra quem curte futebol e tem complexo de jogador/treinador/dirigente, muitas vezes ñ faz ideia de como surgiram os campeonatos e até mesmo a origem de seus times do coração.
Valeu pelas informações!

Posts mais lidos