quinta-feira, 30 de outubro de 2008

Saci"s

Não dá para determinar com precisão a origem do Saci e dos vários outros seres do nosso folclore.
É que essas criaturas mágicas nasceram de um emaranhado de civilizações diferentes, unindo até mitos indígenas com lendas européias. Mas, segundo o grande folclorista Câmara Cascudo, que pesquisou a história dos mitos nacionais na obra Dicionário do Folclore Brasileiro, os primeiros relatos sobre o Saci são do século XIX. Comprovando que tais criaturas são fruto de uma grande mistureba cultural, Cascudo especula, por exemplo, que o gorro vermelho do Saci possa ser uma herança romana, enquanto sua personalidade gozadora e zombeteira possivelmente seja uma influência do folclore português. É ainda mais difícil precisar a origem desses seres porque eles são apresentados de maneiras diferentes em cada região do Brasil.
As descrições do Curupira, por exemplo, uma lenda muito difundida entre os índios, variam até mesmo dentro de um só estado. "É calvo, com o corpo cabeludo, no rio Negro (AM) (....) Dentes azuis ou verdes e orelhudo no rio Solimões (AM), sempre com os pés voltados para trás e de prodigiosa força física", escreveu o pesquisador e folclorista Barbosa Rodrigues. Esse relato, citado por Câmara Cascudo no Dicionário do Folclore Brasileiro, dá uma bela amostra dessa confusão toda. O curioso é que algumas lendas indígenas, como a do Boitatá e a da Iara, lembram lendas européias da Antiguidade - apesar de terem surgido bem antes de essas diferentes culturas se misturarem. "O mito é uma linguagem universal e as variações dele são expressões das formas inconscientes do espírito humano", diz a antropóloga Lúcia Helena Rangel, da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP).

O menino negro de uma perna só é uma entidade zombeteira que costuma andar por florestas e fazendas criando confusão, assustando viajantes e aprontando outras traquinagens. Um personagem similar - que às vezes era visível, outras vezes invisível - é de Portugal.

Direto da terceira margem do rio

bob rabbit

Um comentário:

Francisco Castro disse...

Olá, gostei muito do seu blog. Ele é muito bom.

Parabéns!

Um abraço

Posts mais lidos