segunda-feira, 7 de março de 2011

O que você precisa saber sobre Crise no Oriente Médio e Revolução Jasmim


O preço do barril do petróleo foi para as alturas, em cerca de 104 dólares o barril. Uma onda de protestos de jovens tomou as ruas de países como Tunísia, Iraque, Líbia, Egito e outros. Se você quiser saber detalhes desse fenômeno que foi chamado de Revolução Jasmim, leia os itens abaixo:

- Os eventos começaram contra o presidente tunísio Zine El Abidine Ben Ali, no dia 18 de dezembro de 2010. Problemas de corrupção, qualidade de vida e inflação foram os fatores que desencadearam uma fúria popular. Ben Ali abandonou o governo em 14 de janeiro do ano seguinte.

- Fouad Mebazaa assumiu o governo da Tunísia para cumprimento da constituição. Ben Ali estava ilegalmente no poder desde 1987. Protestos continuam no país para convocação de eleições.

- O governo de Ali recebeu apoio da França e dos Estados Unidos mesmo com suas políticas contra opositores.

- A Revolução Jasmim se desdobrou principalmente pelo Twitter e pelo Facebook, que contribuiu para articular a população contra o governante pela internet.

- O nome Jasmim é equivalente à Revolução dos Cravos em Portugal, que depôs António Salazar do poder depois de 41 anos.

- Os movimentos na Tunísia impulsionaram jovens no Egito, que depuseram Hosni Mubarak em 11 de fevereiro de 2011. O presidente fez um discurso defendendo seu poder até setembro deste ano, mas fugiu do país no dia seguinte.

- Atualmente, as revoluções se desdobraram para uma revolta armada na Líbia. Os revoltosos são acusados de ligação com a Al-Qaeda pelo ditador Muammar Gaddafi.

- No Irã, o Movimento Verde, contra o governante Mahmoud Ahmadinejad, assumiu os ideais da Revolução Jasmim. O presidente é acusado de violação dos direitos humanos para se manter no poder.

- No Iraque, território que foi invadido pelos Estados Unidos no começo dos anos 2000, a população também luta por melhorias na qualidade de vida.

Posts mais lidos