segunda-feira, 21 de março de 2011

"Ter um blog é como ter uma banda de rock"

Blogs podem começar do nada, do talento de uma única pessoa ou através da reunião de várias com perfis diferentes. Blogs podem unir gostos em comum ou colocar divergências para discutir. Escrevi certa vez, no twitter: "Ter um blog é como ter uma banda de rock".

E não retiro nenhuma letra dessa declaração. É exatamente a mesma coisa, como analogia. Num blog você tem integrantes que se destacam e outros que auxiliam para que o ideal dele se mantenha vivo. Existem blogs que, rapidamente, conseguem se tornar comercialmente rentáveis. Outros serão, para sempre, empreendimentos para os tempos livres ou para quem não se importa em não ganhar dinheiro.

Blogs geram reputação. Blogs arruínam boas reputações. Blogs abordam temas específicos e podem, em nome do dinheiro, abordar assuntos populares que rendem anunciantes ou posts pagos. Blogs podem criar novos estilos de sites.

Comentários de blogs podem dar nos nervos. Comentários também podem esclarecer ideias que não estavam nítidas para o criador do espaço online antes. Comentários numerosos podem atrair ainda mais pessoas, como um show com uma quantidade respeitosa de pessoas.

Há blogs que se sustentam apenas por causa de um leitor. E não deixam de ser geniais, mesmo com um público tão restrito. São cantores de um bar vazio, que também são felizes.

Blogueiros se juntam. Blogueiros brigam. Blogueiros se separam por falta de tempo, por divergências de opiniões e até por motivos que nem eles sabem explicar. Blogueiros criticam a normalidade e são um tipo de criador de conteúdo que continuará na internet, sem uma identidade certa e comum.

Blogueiros atiram regras, como guitarristas virtuosos. Blogueiros escrevem coisas que nem eles conseguem explicar de onde saiu. Blogueiros são viciados. Viciados em falar. Blogueiros são rebeldes. Rebeldes de teclado e de ideias. Eles conseguem protestar, mesmo sem sair de casa. Mudam a imprensa e são mudados. Tem tanto gosto por um bom texto quanto uma música que derruba o público de um bar pulguento.

Posts mais lidos