segunda-feira, 15 de setembro de 2008

Morre Richard Wright, tecladista do Pink Floyd

O mundo da música está de luto. Morreu nesta segunda-feira Richard Wright, um dos fundadores do Pink Floyd. A notícia foi divulgada por um porta-voz do grupo. Rick Wright tinha 65 anos e sofria de câncer.

Richard Wright conheceu Nick Mason e Roger Waters na faculdade, e juntos formaram o grupo Sigma 6. Após um certo período, Syd Barrett entrou e se formou assim o Pink Floyd (após usarem vários nomes, inclusive The Megadeaths), com Mason na bateria, Waters no baixo, Barrett na guitarra e Wright nos teclados. Os integrantes dividiam o vocal entre si. Após um conturbado início, Syd Barrett foi afastado da banda devido a sérios problemas em relação ao álcool e as drogas, dando lugar ao ex-modelo David Gilmour.

Rick Wright acabou se tornando um grande parceiro de David Gimour, compondo boa parte das músicas dos Pink Floyd e muitas vezes entrando em conflito com o líder Roger Waters. Foi graças ao tecladista que a banda realizou duas das maiores músicas de todos os tempos no lendário “Dark Side of the Moon”, “Us and Them” e “The Great Gig in the Sky” que tem composição de teclados e voz feitas por Wright.

Sem dúvida, uma perda imensurável para o mundo da música, que vivia com a eterna expectativa de ver os quatro integrantes do Pink Floyd juntos, novamente.

A última vez que isso ocorreu foi no Live 8, em 2 de junho de 2005.

3 comentários:

Pedro Zambarda disse...

...
Estava baixando o trabalho solo dele, que é sobrenatural.

Luto, era realmente um grande músico...

Pedro Zambarda disse...

grande homem, que criava atmosferas excelentes pra guitarra elétrica, além de solos "espaciais" e bem encorpados.

Mônica Alves disse...

Poxa vida.

Posts mais lidos