segunda-feira, 29 de setembro de 2008

Festival do Rio 2008 - cinema, premier, festas, Domingos de Oliveira e imprensa


Olá, queridos amigos focas e não focas!

Estou escrevendo direto da Cidade Maravilhosa. Vim cobrir o Festival do Rio e trago muitas novidades! Escrevo da sala de imprensa principal, na Rua Tefé, 75. Perguntei, em inglês para a moça que está ao meu lado, também escrevendo, mas ela também não sabe se aqui também é um cinema. Parece que sim. E lindo! A construção é antiga e lembra a Estação da Luz.

Enquanto estou sem cabo ou sem internet para passar as minhas fotos, fui colocar a bateria da Nikon D80 para carregar. Hoje tenho duas premiers (ou premieres), quem sabe!

Uma premier é do filme do (depois da festa de aniverário dele, já fiquei íntima! rs) Domingos de Oliveira, que está com dois filmes no festival e o outro é do português, que foi para Cannes e está no Canadá també, "Aquele querido mês de agosto", de Miguel Gomes e produção de Luiz Urbano, com quem acabei de conversar.

Ele contou que é um filme com duas partes. A primeira é um documentário, com as festividades do mês de agosto, os fogos, as queimadas, o amor, os estrangeiros portugueses voltando para comemorar. A segunda parte é um romance, ficção, com atores amadores, encontrados durante o documentário. Triângulo amoroso e incesto são temas do filme que verei mais tarde. Depois conto como foi.




fotos: divulgação - Aquele querido mês de agosto


Ontem vi um filme matavilhoso! "Abaixando a máquina", de Guillermo Planel e Renato De. O filme é incrível! Sobre fotojornalistas que trabalham aqui no Rio. É muito interessante observar esse "making off" da realidade aos jornais. Almocei com eles antes da sessão. Um dos produtores mora na Mansão dos Arquitetos, onde estou passando nesses dias.

É uma casa linda. Mansão mesmo! Numa parte bem alta do Rio (com vista maravilhosa!), em Santa Teresa. Cada cômodo, parece ter o tamanho da minha casa inteira. As escadarias são de ferro, todo detalhado, lindas! As portas são enormes, assim como as janelas.

Enquanto minha credencial não sai, vou escrevendo.

Acabo de conhecer o Pablo, um cineasta Argentino que também está aqui usando a internet. Ele estará com um filme na mostra de São Paulo, em poucas semanas. Me deu o filme e vou passá-lo na Faculdade Cásper Líbero, o quanto antes. Se chama "El Bosque". Ele também está procurando uma produtora para o filme "Ceremonia", que fala sobre Mateo, um matador de aluguel. Segundo a sinopse que ele acaba de me dar, "o orgulho, a violência e o passado se encontram em um lugar do qual é impossível escapar".


Volto em breve, com mais informações.


Minha credencial saiu.


Besitos!


Nenhum comentário:

Posts mais lidos