terça-feira, 15 de julho de 2008

Em busca do Ouro inédito

O técnico Dunga definiu os atletas que representarão o futebol tupiniquim nos Jogos Olímpicos de Pequim, na China. O capitão de 1994, medalhista de prata em 1984, em Los Angeles, que atuava de volante no meio campo verde-amarelo, chamou três jogadores acima de 23 anos (regra permitida pela FIFA) além dos demais. Abaixo os dezoito atletas convocados para as Olímpiadas:

Goleiros:

Diego Alves (Almería - Espanha) - "guarda-metas" revelado pelo Atlético Mineiro. Apareceu com destaque no ano de 2006, quando assumiu a camisa 1 do Galo na pior fase da história do clube, e foi um dos protagonistas da volta do time para a Série A (Atlético campeão da série B). Em 2007, como um dos líderes do jovem time, conquistou o Campeonato Mineiro, em cima do rival Cruzeiro. Após um início espetacular de campeonato brasileiro, Diego foi negociado com o pequeno Almería, tornando-se o primeiro goleiro brasileiro a atuar na Liga. No campeonato espanhol disputou 22 jogos, sofrendo 25 gols. Diego bateu o recorde de tempo sem sofrer gol, permanecendo 678 minutos sem buscar a bola no fundo das redes. Destaque do pequeno time da cidade portuária, chamou a atenção de Dunga, sendo convocado para os jogos. Será, provavelmente, o títular do gol brasileiro.

Renan (Internacional) - Presença constante nas seleções de base, Renan é o atual títular do Colorado. Vitorioso, estava nas principais campanhas dos vermelhos do Rio Grande do Sul, como as conquistas da Libertadores de 2006 e o Mundial de Clubes da FIFA do mesmo ano. Porém nessas conquistas, Renan era reserva do veterano Clêmer. A titularidade veio a tona em 2007, sendo concretizada em 2008, e o jovem, - vitorioso por si só - levantou o caneco do Campeonato Gaúcho deste ano. Experiente e acostumado a essas competições, Renan é uma boa sombra para Diego, e caso ocorra algo com o goleiro do Almería, o gaúcho tem totais condições de assumir a camisa 1 (isso se Dunga não optar por ele).

Laterais:

Rafinha (Schalke 04 - Alemanha) - Outra figura conhecida das seleções de base brasileira, Rafinha é um dos principais destaques da equipe de maior torcida da terra da cerveja. Revelado pelo Coritiba, apareceu muito cedo para o futebol e, conseqüentemente, foi negociado muito precocemente para o velho continente. Atuando bem pelo Schalke, o lateral-direito chama a atenção das principais equipes européias, e uma boa atuação nos Jogos poderia encerrar sua participação no Campeonato Alemão (a não ser que o comprador seja o Bayern). Rafinha é um dos melhores da posição na Europa.

Marcelo (Real Madrid - Espanha) - Mundial sub-20, ano de 2005. Rafinha na lateral-direita e... Marcelo na esquerda. Repetindo a dose, o ala revelado pelo Fluminense prima pela ofensividade e pelo bom chute de fora da área. Meteoricamente ele assumiu a camisa 6 do tricolor das laranjeiras, que o negociou com o Real Madrid por 6 milhões de Euros. Marcelo substituiu Roberto Carlos na lateral merengue, atuando nessa temporada em 32 partidas. Indiscutivelmente, ele é o melhor da posição para os jogos.

Ilsinho (Shakhtar Donetsk - Ucrânia) - Revelado pelo Palmeiras, o lateral direito se envolveu em uma polêmica transferência para o rival de muro, o São Paulo. Concretizada a mudança, Ilsinho destacou-se na conquista do tetra campeonato do tricolor do Morumbi. Atualmente, defendendo a equipe ucraniana, o jogador participou da UEFA Champions League, além de conquistar a Liga e a Copa da Ucrânia, sendo um dos principais jogadores na conquista. Infelizmente, o futebol ucraniano acaba limitando nossas observações dos jogadores. Mas, pelo que demonstrou no Brasil, o lateral tem muito talento.

Zagueiros:

Alex Silva (São Paulo) - Irmão do zagueiro Luisão, do Benfica, Alex Silva apareceu no cenário com a camisa tricolor, no ano de 2007. Muricy Ramalho bancou o jogador no ano passado, quando definitivamente assumiu a titularidade na zaga são paulina. Destacando-se a cada partida, o zagueiro acabou convocado constantemente por Dunga, e estava no grupo vencedor da Copa América de 2007. Alex tem grandes chances de deixar o São Paulo após os Jogos, equipes como o Milan estão (supostamente) interessadas no seu futebol.

Breno (Bayern de Munique - Alemanha) - Janeiro de 2007, Breno era zagueiro titular da equipe júnior do tricolor paulista, vice-campeã da Copa São Paulo. Passou um ano, e o garoto de apenas 18 anos, conquistou o título mais importante do país (Campeão Brasileiro pelo São Paulo, em 2007) e realizou o sonho de se transferir para a Europa. O mega-campeão Bayern pagou 18 milhões de dólares pelo defensor. Infelizmente, o garoto não teve muitas oportunidades de atuar, mas o futuro do garoto é brilhante. Qualidade técnica e muita força física fazem Breno ser um zagueiro acima da média, mais ainda em uma categoria sub-23.

Thiago Silva (Fluminense) - O primeiro super-23 convocado por Dunga. O zagueirão do Flu é um dos melhores do país, e uma das principais estrelas do Fluminense, vice-campeão da Libertadores da América. Revelado pelo RS Futebol Clube - clube gerenciado pelo ex-jogador Paulo César Carpegiani - Thiago já atuou na Europa, e devido as restrições de convocações (Juan, Lúcio, e outros exemplos) é o melhor nome para a defesa brasileira, candidato a destaque nos Jogos.

Volantes:

Hernanes (São Paulo) -
Técnico, habilidoso e bom chutador. Hernanes é um jogador completo, um dos melhores volantes do país . Destaque do tricolor desde 2007, o atleta caiu um pouco de rendimento nesta temporada. Assumiu a titularidade após a saída de Mineiro e Josué, e rapidamente conquistou a torcida. O camisa 15 é especulado a cada dia na Europa, principalmente depois de sua primeira convocação para a seleção, no amistoso contra a Irlanda, no dia 22 de Janeiro. Eleito o melhor volante do Campeonato Brasileiro do ano passado, ele infelizmente, ficará pouco tempo no nosso futebol. Ótimo nome para a seleção olímpica, e também um excelente nome para a principal.

Lucas (Liverpool - Inglaterra) - Seu futebol é semelhante ao do são paulino, e referência de um volante moderno. Lucas, sobrinho de Leivinha, ídolo palmeirense na década de 70, ataca e defende com a mesma eficiência. Motivos que chamaram a atenção de Rafa Benitez, e do Liverpool, que comprou seu passe, vinculado ao Grêmio, pela bagatela de 9 milhões de Euros. No tricolor gaúcho, conquistou a Série B de 2005, e os campeonatos gaúchos de 2006 e 2007. Pela seleção Lucas Leiva também é vencedor, levantando a taça do Campeonato Sul-Americano Sub-20 (competição que classificou o Brasil para os jogos). Na Inglaterra, o volante não é presença constante como titular, porém devido ao revezamento imposto pelo técnico espanhol, atuou em um bom número de jogos na temporada. Capitão no "pré-olímpico", Lucas é um dos líderes do grupo.

Anderson (Manchester United - Inglaterra) - Companheiro de Lucas na Batalha dos Aflitos, e herói da mesma, Anderson é uma das jóias raras do futebol brasileiro. Criado como um meia ofensivo, exercendo até mesmo a função de atacante, foi mudado pelo técnico de sua atual equipe, o escocês Alex Ferguson, para jogar mais recuado: e deu certo! Antes de atuar pelos ingleses, o jogador havia sido referência no Porto, de Portugal. O Manchester pagou 31 milhões de euros pelo futebol do meia, tornando-o volante na última temporada. Anderson conquistou o Campeonato Inglês e a UEFA Champions League, marcando um gol na decisão por pênaltis.

Meias:

Diego (Werder Bremem - Alemanha) - Melhor jogador do Campeonato Alemão (2006 e 2007), bicampeão brasileiro pelo Santos (2002 e 2004), duas Copas Américas pelo Brasil (2004 e 2008) o currículo de Diego é glorioso. O jogador, presença constante nas convocações de Dunga, amadureceu muito o seu futebol, e espera recuperar-se do fracasso de 2004, quando a seleção sequer classificou para as Olimpíadas. Diego era a estrela da compania (juntamente com Robinho) e caiu, numa decepcionante derrota frente ao Paraguai, que colocou em cheque sua capacidade. A volta por cima veio no futebol europeu. Agora, em Pequim, ele terá a oportunidade de trazer o ouro inédito para o país, e suas atuações serão fundamentais.

Thiago Neves (Fluminense) - Revelado pelo Paraná, o meia chegou quietinho no Fluminense. Reserva de Carlos Alberto, assumiu a camisa 10 após a saida do polêmico jogador. Conquistou rapidamente os torcedores, e com belíssimas atuações foi eleito o melhor jogador do Campeonato Brasileiro (Bola de Ouro), pela revista Placar. Sua capacidade seria testada em 2008. Thiago consagrou-se e entrou para a história do maior torneio de futebol das Américas. Ao marcar três gols na finalíssima, frente a LDU, o camisa 10 das Laranjeiras cravou seu nome na história da competição, pois o fato ocorreu pela primeira vez. Consequentemente, os olhares dos europeus estão voltados para o jogador, que pode concretizar sua transferência após os jogos.

Ronaldinho (Barcelona - Espanha) - O consagrado jogador vive uma fase negra. Fora de forma, desacreditado e, praticamente, dispensado do Barça, ele tem nas Olímpiadas a chance de renascer para o futebol. Ronaldinho é gênio, sua capacidade é indiscutível e, passando pela fase que passa, Pequim pode ser a melhor coisa a acontecer na carreira do astro. Melhor do mundo em 2004 e 2005, o Gaúcho pode realizar o sonho do ouro com oito anos de atraso. Nos jogos de Sydney, estrelava uma geração excelente, juntamente com Alex. Infelizemente a derrota frente a equipe de Camarões, quando estavam com dois homens à mais, marcou aquele time. Agora na China, Ronaldinho terá a oportunidade de reviver sua genialidade. Se isso acontecer, o ouro é nosso!




Atacantes:


Robinho (Real Madrid - Espanha) - O "rei das pedaladas" chega com banca de astro. Acompanhando Ronaldinho e Thiago Silva na idade acima da permitida, o ex-jogador do Santos tem toda a confiãnça do técnico Dunga. Robinho, igualmente ao parceiro Diego, é bi-campeão brasileiro pelo Santos. Na Europa, o atleta não conseguiu se firmar no Real Madrid, e tem seu nome especulado em transferêcias, inclusive sendo oferecido ao Manchester United. O atacante é um dos homens de confiança de Dunga, e uma referência nesta equipe. É uma das estrelas da competição.

Rafael Sobis (Bétis - Espanha) - Segundo melhor jogador do Brasileirão de 2005 (perdendo para Carlitos Tevez), Rafael foi a estrela do título da Libertadores, conquistado pelo Internacional no ano seguinte. Com a valorização, o atleta foi jogar na Espanha, porém não conseguiu se firmar na fraca equipe de Sevilla. Rafael é opção de ataque para Dunga. E, se repetir o futebol do Inter, torna-se grande opção para o treinador, que fez história no mesmo clube que Sobis despontou para o futebol.

Jô (Manchester City - Inglaterra) - Jogador mais novo da história a participar de uma partida profissional pelo Corinthians, Jô foi negociado por 38 milhões de dólares de sua antiga equipe, o frio CSKA, para a "nova moda" do futebol inglês, o primo pobre de Manchester. Jô estreiou pela seleção principal em um amistoso contra a Turquia e teve passagens pelas seleções de base, quando fez dupla de ataque com Alexandre Pato. O ex-corintiano é opção de Dunga para o ataque, e sua importância deve-se a sua característica diferente dos outros atacantes: ele atua fixo na área, como referência, fundamental para mudar o andamento de uma partida.

Alexandre Pato (Milan - Itália) - Canditatíssimo a craque dos jogos, o menino da cidade de Pato Branco é craque desde cedo. Em sua estréia pelo profissional, encarou um Palestra Itália cheio, e um Palmeiras precisando da vitória. O menino, com um minuto, fez o primeiro gol pelo profissional e demonstrou que tem futebol de gente grande. Hoje, Pato transporta a febre "patomaravilha" para a cidade da moda. Sílvio Berlusconi e Carlo Ancellotti dizem que o jovem é o futuro do Milan. Para muitos, Alexandre Pato já é realidade, já é craque. Pequim está aí. Se Pato brilhar, tornará sua capacidade de craque inquestionável, e o Ouro Olímpico estará muito próximo da realidade.

Obs: Na noite dessa segunda-feira (15 de Julho), o Werder Bremem vetou a participação de Diego nas Olímpiadas. A CBF promete recorrer, e tentar a liberação do ex-santista para os Jogos.

18 comentários:

Anônimo disse...

Errata: o goleiro Diego Alves foi revelado no Botafogo-SP.

Thiago Dias disse...

Mto erro no texto cara. Rafael Sobis é do Betis

JOsé Edgar disse...

Rafael Sobis (Bétis - Espanha) - Segundo melhor jogador do Brasileirão de 2005 (perdendo para Carlitos Tevez), Rafael foi a estrela do título da Libertadores, conquistado pelo Internacional no ano seguinte. Com a valorização, o atleta foi jogar na Espanha, porém não conseguiu se firmar na fraca equipe de Sevilla.

Bétis é da cidade de Sevilla !



José Edgar

roberto coelho disse...

Mais do mesmo. E com erro.

O jornalismo esportivo não consegue evoluir! E, pelo visto, não vai!

roberto coelho disse...

E tem erro até nos comentários! Thiago não leu o texto com atenção, acredito.

Pedro Zambarda disse...

Gostaria muito que os "anonimos" ou os "robertos coelhos" apontassem os erros, ao invés de investir em algo puramente polêmico e pouco crítico.

Muito agradecido pela atenção.

roberto coelho disse...

O goleiro Diego Alves foi revelado no Botafogo-SP, e o José Edgar não escreveu que o Sóbis é do Sevilla ou do Bétis.

Satisfeito, Pedro Zambarda?

Pedro Zambarda disse...

Não sou eu quem tem que agradecer, mas o autor do texto, não?

Agora, muito fácil apontar o dedo. Onde ele vai ser apontado, é uma boa pergunta...

José Edgar disse...

Rafael Sobis (Bétis - Espanha)

Precisa de óculos ?

Diego Alves - Agradeço a correção, não havia encontrado a informação.

Thiago Dias disse...

Cara..quem é esse Roberto Coelho?? Fala quem é e vira homem po!

Thiago Dias disse...

Ah e outra. Vc está certo José. Mas acontece que não são todos que sabem que o Betis eh de Sevilla, eu sei, mas confundi como muitos podem ter confundido. Na proxima eh melhor escrever o nome do time. A não ser é claro que seja um Real Madrid ou Barcelona.

José Edgar disse...

Obrigado pela dica, Thiago.
Abraço

Guo Guo disse...

zheng123
oakley sunglasses wholesale
celine handbags
converse outlet
abercrombie outlet
ralph lauren outlet online
swarovski jewelry
louis vuitton outlet
burberry outlet
coach outlet online
marc jacobs
air jordan 4
tod's sale
mlb jerseys wholesale
new balance shoes
michael kors uk
true religion
jordan 4 retro
toms shoes outlet online
michael kors outlet online
foamposite shoes
jordan shoes
michael kors outlet
swarovski outlet
cheap ray ban sunglasses
tods shoes
ralph lauren outlet
adidas shoes
m a c cosmetics
true religion outlet
louis vuitton outlet online

mao qiuyun disse...

zheng123 5.13
michael kors sale
true religion jeans outlet
valentino shoes
kate spade handbags
hollister clothing store
coach outlet online
abercrombie outlet
kate spade outlet
roshe run women
coach outlet store
coach outlet
adidas wings
toms shoes outlet online
true religion jeans
michael kors outlet
true religion outlet
soccer jerseys for sale
tods outlet
mlb jerseys wholesale
fred perry polo shirts
chanel handbags
celine outlet
ralph lauren outlet online
fitflop sandals
burberry handbags
beats solo
nba jerseys wholesale
converse shoes
lacoste shoes
salomon speedcross 3
chanel bags
oakley sunglasses

Wei Chen disse...

QF0730
lebron shoes
gucci shoes
blake griffin jersey
dansko outlet
jets jersey
nike sneakers
miami heat jersey
broncos jerseys
evening dresses
camisetas futbol baratas
futbol baratas
minnesota vikings jerseys
the north face clearance
nike free run uk
coach outlet online
football shirts uk,soccer jerseys uk,cheap soccer jerseys uk
north face jackets
juicy couture outlet online
swarovski crystal
cheap oakley sunglasses
warriors jerseys
bears jerseys
true religion jeans
vans for sale
hermes sale

张栋 disse...

kyrie irving jersey
nba jerseys wholesale
oakley sunglasses outlet
new orleans saints jerseys
basketball shoes,basketball sneakers,lebron james shoes,sports shoes,kobe bryant shoes,kobe sneakers,nike basketball shoes,running shoes,mens sport shoes,nike shoes
michael kors uk
celtics jerseys
hermes belts for men
coach outlet
coach outlet online
ray ban uk,ray ban wayfarer,ray ban sunglasses,ray ban,rayban,ray bans,raybans,ray ban glasses
futbol baratas
north face outlet
cheap jordan shoes
the north face
russell westbrook jersey
steelers jerseys
prada outlet
chiefs jersey
michael kors outlet store, http://www.michaelkorsoutlet-store.us.com
hermes outlet store
supra shoes
tommy hilfiger outlet
kobe bryant shoes
michael kors outlet, http://www.michaelkors-outlets.us.com
wedding dresses
redskins jerseys
oakley sunglasses
the north face outlet
cheap nike shoes

mao qiuyun disse...

chanel handbags, http://www.chanelhandbags-outlet.co.uk/
the north face jackets, http://www.thenorthfacejacket.us.com/
canada goose outlet, http://www.canadagoose.us.org/
the north face outlet store, http://www.thenorthfaceoutletstores.org/
ugg boots, http://www.uggboot.com.co/
oakley sunglasses, http://www.oakleysunglasses-outlet.us.com/
hermes bags, http://www.hermesbags.co.uk/
oakley sunglasses, http://www.oakleysunglasseswholesale.in.net/
vans shoes, http://www.vans-shoes.cc/
coach outlet store, http://www.coach-outlet-store.us.com/
coach outlet canada, http://www.coachoutletcanada.com.co/
coach outlet, http://www.coachoutletstoreonline.in.net/
the north face uk, http://www.thenorthfaces.org.uk/
nike air max uk, http://www.nikeairmaxshoes.org.uk/
ray ban sunglasses, http://www.raybansunglass.us.com/
kobe shoes, http://www.kobeshoes.us/
nike free, http://www.nikefreerunning.org/
tory burch outlet, http://www.toryburchoutletonline.in.net/
ugg boots, http://www.uggbootscheap.eu.com/
designer handbags, http://www.designerhandbags.us.com/
cheap wedding dresses, http://www.cheap-weddingdresses.net/
michael kors outlet, http://www.michaelkorsoutletonlinestores.us.com/
air jordan 4, http://www.airjordan4.org/
fitflop, http://www.fitflop.in.net/
the north face outlet, http://www.northface-outlet.cc/
soccer jerseys, http://www.soccerjerseys.us.com/
air max 90, http://www.airmax90.us.com/
swarovski jewelry, http://www.swarovski.in.net/
ralph lauren uk, http://www.ralphlauren-outletonline.co.uk/
1008maoqiuyun

chenlina disse...

chenlina20160726
nike uk
michael kors outlet online
toms outlet
toms shoes outlet online
gucci handbags
cheap jordan shoes
coach outlet
coach factory outlet
coach outlet
tory burch handbags
louis vuitton handbags
coach outlet
christian louboutin outlet
coach factory outlet
coach outlet
air jordans
true religion
ralph lauren outlet
nike air force 1
air jordans
beats by dr dre
nike air max
ralph lauren outlet
kate spade
asics shoes
nike outlet store
louis vuitton outlet
louis vuitton handbags
coach factory outlet online
coach outlet
air force 1
ralph lauren outlet
ghd flat iron
nike free run
coach outlet clearance
tory burch outlet
adidas uk
gucci outlet
louis vuitton outlet
nike air max
as

Posts mais lidos