terça-feira, 15 de julho de 2008

Em busca do Ouro inédito

O técnico Dunga definiu os atletas que representarão o futebol tupiniquim nos Jogos Olímpicos de Pequim, na China. O capitão de 1994, medalhista de prata em 1984, em Los Angeles, que atuava de volante no meio campo verde-amarelo, chamou três jogadores acima de 23 anos (regra permitida pela FIFA) além dos demais. Abaixo os dezoito atletas convocados para as Olímpiadas:

Goleiros:

Diego Alves (Almería - Espanha) - "guarda-metas" revelado pelo Atlético Mineiro. Apareceu com destaque no ano de 2006, quando assumiu a camisa 1 do Galo na pior fase da história do clube, e foi um dos protagonistas da volta do time para a Série A (Atlético campeão da série B). Em 2007, como um dos líderes do jovem time, conquistou o Campeonato Mineiro, em cima do rival Cruzeiro. Após um início espetacular de campeonato brasileiro, Diego foi negociado com o pequeno Almería, tornando-se o primeiro goleiro brasileiro a atuar na Liga. No campeonato espanhol disputou 22 jogos, sofrendo 25 gols. Diego bateu o recorde de tempo sem sofrer gol, permanecendo 678 minutos sem buscar a bola no fundo das redes. Destaque do pequeno time da cidade portuária, chamou a atenção de Dunga, sendo convocado para os jogos. Será, provavelmente, o títular do gol brasileiro.

Renan (Internacional) - Presença constante nas seleções de base, Renan é o atual títular do Colorado. Vitorioso, estava nas principais campanhas dos vermelhos do Rio Grande do Sul, como as conquistas da Libertadores de 2006 e o Mundial de Clubes da FIFA do mesmo ano. Porém nessas conquistas, Renan era reserva do veterano Clêmer. A titularidade veio a tona em 2007, sendo concretizada em 2008, e o jovem, - vitorioso por si só - levantou o caneco do Campeonato Gaúcho deste ano. Experiente e acostumado a essas competições, Renan é uma boa sombra para Diego, e caso ocorra algo com o goleiro do Almería, o gaúcho tem totais condições de assumir a camisa 1 (isso se Dunga não optar por ele).

Laterais:

Rafinha (Schalke 04 - Alemanha) - Outra figura conhecida das seleções de base brasileira, Rafinha é um dos principais destaques da equipe de maior torcida da terra da cerveja. Revelado pelo Coritiba, apareceu muito cedo para o futebol e, conseqüentemente, foi negociado muito precocemente para o velho continente. Atuando bem pelo Schalke, o lateral-direito chama a atenção das principais equipes européias, e uma boa atuação nos Jogos poderia encerrar sua participação no Campeonato Alemão (a não ser que o comprador seja o Bayern). Rafinha é um dos melhores da posição na Europa.

Marcelo (Real Madrid - Espanha) - Mundial sub-20, ano de 2005. Rafinha na lateral-direita e... Marcelo na esquerda. Repetindo a dose, o ala revelado pelo Fluminense prima pela ofensividade e pelo bom chute de fora da área. Meteoricamente ele assumiu a camisa 6 do tricolor das laranjeiras, que o negociou com o Real Madrid por 6 milhões de Euros. Marcelo substituiu Roberto Carlos na lateral merengue, atuando nessa temporada em 32 partidas. Indiscutivelmente, ele é o melhor da posição para os jogos.

Ilsinho (Shakhtar Donetsk - Ucrânia) - Revelado pelo Palmeiras, o lateral direito se envolveu em uma polêmica transferência para o rival de muro, o São Paulo. Concretizada a mudança, Ilsinho destacou-se na conquista do tetra campeonato do tricolor do Morumbi. Atualmente, defendendo a equipe ucraniana, o jogador participou da UEFA Champions League, além de conquistar a Liga e a Copa da Ucrânia, sendo um dos principais jogadores na conquista. Infelizmente, o futebol ucraniano acaba limitando nossas observações dos jogadores. Mas, pelo que demonstrou no Brasil, o lateral tem muito talento.

Zagueiros:

Alex Silva (São Paulo) - Irmão do zagueiro Luisão, do Benfica, Alex Silva apareceu no cenário com a camisa tricolor, no ano de 2007. Muricy Ramalho bancou o jogador no ano passado, quando definitivamente assumiu a titularidade na zaga são paulina. Destacando-se a cada partida, o zagueiro acabou convocado constantemente por Dunga, e estava no grupo vencedor da Copa América de 2007. Alex tem grandes chances de deixar o São Paulo após os Jogos, equipes como o Milan estão (supostamente) interessadas no seu futebol.

Breno (Bayern de Munique - Alemanha) - Janeiro de 2007, Breno era zagueiro titular da equipe júnior do tricolor paulista, vice-campeã da Copa São Paulo. Passou um ano, e o garoto de apenas 18 anos, conquistou o título mais importante do país (Campeão Brasileiro pelo São Paulo, em 2007) e realizou o sonho de se transferir para a Europa. O mega-campeão Bayern pagou 18 milhões de dólares pelo defensor. Infelizmente, o garoto não teve muitas oportunidades de atuar, mas o futuro do garoto é brilhante. Qualidade técnica e muita força física fazem Breno ser um zagueiro acima da média, mais ainda em uma categoria sub-23.

Thiago Silva (Fluminense) - O primeiro super-23 convocado por Dunga. O zagueirão do Flu é um dos melhores do país, e uma das principais estrelas do Fluminense, vice-campeão da Libertadores da América. Revelado pelo RS Futebol Clube - clube gerenciado pelo ex-jogador Paulo César Carpegiani - Thiago já atuou na Europa, e devido as restrições de convocações (Juan, Lúcio, e outros exemplos) é o melhor nome para a defesa brasileira, candidato a destaque nos Jogos.

Volantes:

Hernanes (São Paulo) -
Técnico, habilidoso e bom chutador. Hernanes é um jogador completo, um dos melhores volantes do país . Destaque do tricolor desde 2007, o atleta caiu um pouco de rendimento nesta temporada. Assumiu a titularidade após a saída de Mineiro e Josué, e rapidamente conquistou a torcida. O camisa 15 é especulado a cada dia na Europa, principalmente depois de sua primeira convocação para a seleção, no amistoso contra a Irlanda, no dia 22 de Janeiro. Eleito o melhor volante do Campeonato Brasileiro do ano passado, ele infelizmente, ficará pouco tempo no nosso futebol. Ótimo nome para a seleção olímpica, e também um excelente nome para a principal.

Lucas (Liverpool - Inglaterra) - Seu futebol é semelhante ao do são paulino, e referência de um volante moderno. Lucas, sobrinho de Leivinha, ídolo palmeirense na década de 70, ataca e defende com a mesma eficiência. Motivos que chamaram a atenção de Rafa Benitez, e do Liverpool, que comprou seu passe, vinculado ao Grêmio, pela bagatela de 9 milhões de Euros. No tricolor gaúcho, conquistou a Série B de 2005, e os campeonatos gaúchos de 2006 e 2007. Pela seleção Lucas Leiva também é vencedor, levantando a taça do Campeonato Sul-Americano Sub-20 (competição que classificou o Brasil para os jogos). Na Inglaterra, o volante não é presença constante como titular, porém devido ao revezamento imposto pelo técnico espanhol, atuou em um bom número de jogos na temporada. Capitão no "pré-olímpico", Lucas é um dos líderes do grupo.

Anderson (Manchester United - Inglaterra) - Companheiro de Lucas na Batalha dos Aflitos, e herói da mesma, Anderson é uma das jóias raras do futebol brasileiro. Criado como um meia ofensivo, exercendo até mesmo a função de atacante, foi mudado pelo técnico de sua atual equipe, o escocês Alex Ferguson, para jogar mais recuado: e deu certo! Antes de atuar pelos ingleses, o jogador havia sido referência no Porto, de Portugal. O Manchester pagou 31 milhões de euros pelo futebol do meia, tornando-o volante na última temporada. Anderson conquistou o Campeonato Inglês e a UEFA Champions League, marcando um gol na decisão por pênaltis.

Meias:

Diego (Werder Bremem - Alemanha) - Melhor jogador do Campeonato Alemão (2006 e 2007), bicampeão brasileiro pelo Santos (2002 e 2004), duas Copas Américas pelo Brasil (2004 e 2008) o currículo de Diego é glorioso. O jogador, presença constante nas convocações de Dunga, amadureceu muito o seu futebol, e espera recuperar-se do fracasso de 2004, quando a seleção sequer classificou para as Olimpíadas. Diego era a estrela da compania (juntamente com Robinho) e caiu, numa decepcionante derrota frente ao Paraguai, que colocou em cheque sua capacidade. A volta por cima veio no futebol europeu. Agora, em Pequim, ele terá a oportunidade de trazer o ouro inédito para o país, e suas atuações serão fundamentais.

Thiago Neves (Fluminense) - Revelado pelo Paraná, o meia chegou quietinho no Fluminense. Reserva de Carlos Alberto, assumiu a camisa 10 após a saida do polêmico jogador. Conquistou rapidamente os torcedores, e com belíssimas atuações foi eleito o melhor jogador do Campeonato Brasileiro (Bola de Ouro), pela revista Placar. Sua capacidade seria testada em 2008. Thiago consagrou-se e entrou para a história do maior torneio de futebol das Américas. Ao marcar três gols na finalíssima, frente a LDU, o camisa 10 das Laranjeiras cravou seu nome na história da competição, pois o fato ocorreu pela primeira vez. Consequentemente, os olhares dos europeus estão voltados para o jogador, que pode concretizar sua transferência após os jogos.

Ronaldinho (Barcelona - Espanha) - O consagrado jogador vive uma fase negra. Fora de forma, desacreditado e, praticamente, dispensado do Barça, ele tem nas Olímpiadas a chance de renascer para o futebol. Ronaldinho é gênio, sua capacidade é indiscutível e, passando pela fase que passa, Pequim pode ser a melhor coisa a acontecer na carreira do astro. Melhor do mundo em 2004 e 2005, o Gaúcho pode realizar o sonho do ouro com oito anos de atraso. Nos jogos de Sydney, estrelava uma geração excelente, juntamente com Alex. Infelizemente a derrota frente a equipe de Camarões, quando estavam com dois homens à mais, marcou aquele time. Agora na China, Ronaldinho terá a oportunidade de reviver sua genialidade. Se isso acontecer, o ouro é nosso!




Atacantes:


Robinho (Real Madrid - Espanha) - O "rei das pedaladas" chega com banca de astro. Acompanhando Ronaldinho e Thiago Silva na idade acima da permitida, o ex-jogador do Santos tem toda a confiãnça do técnico Dunga. Robinho, igualmente ao parceiro Diego, é bi-campeão brasileiro pelo Santos. Na Europa, o atleta não conseguiu se firmar no Real Madrid, e tem seu nome especulado em transferêcias, inclusive sendo oferecido ao Manchester United. O atacante é um dos homens de confiança de Dunga, e uma referência nesta equipe. É uma das estrelas da competição.

Rafael Sobis (Bétis - Espanha) - Segundo melhor jogador do Brasileirão de 2005 (perdendo para Carlitos Tevez), Rafael foi a estrela do título da Libertadores, conquistado pelo Internacional no ano seguinte. Com a valorização, o atleta foi jogar na Espanha, porém não conseguiu se firmar na fraca equipe de Sevilla. Rafael é opção de ataque para Dunga. E, se repetir o futebol do Inter, torna-se grande opção para o treinador, que fez história no mesmo clube que Sobis despontou para o futebol.

Jô (Manchester City - Inglaterra) - Jogador mais novo da história a participar de uma partida profissional pelo Corinthians, Jô foi negociado por 38 milhões de dólares de sua antiga equipe, o frio CSKA, para a "nova moda" do futebol inglês, o primo pobre de Manchester. Jô estreiou pela seleção principal em um amistoso contra a Turquia e teve passagens pelas seleções de base, quando fez dupla de ataque com Alexandre Pato. O ex-corintiano é opção de Dunga para o ataque, e sua importância deve-se a sua característica diferente dos outros atacantes: ele atua fixo na área, como referência, fundamental para mudar o andamento de uma partida.

Alexandre Pato (Milan - Itália) - Canditatíssimo a craque dos jogos, o menino da cidade de Pato Branco é craque desde cedo. Em sua estréia pelo profissional, encarou um Palestra Itália cheio, e um Palmeiras precisando da vitória. O menino, com um minuto, fez o primeiro gol pelo profissional e demonstrou que tem futebol de gente grande. Hoje, Pato transporta a febre "patomaravilha" para a cidade da moda. Sílvio Berlusconi e Carlo Ancellotti dizem que o jovem é o futuro do Milan. Para muitos, Alexandre Pato já é realidade, já é craque. Pequim está aí. Se Pato brilhar, tornará sua capacidade de craque inquestionável, e o Ouro Olímpico estará muito próximo da realidade.

Obs: Na noite dessa segunda-feira (15 de Julho), o Werder Bremem vetou a participação de Diego nas Olímpiadas. A CBF promete recorrer, e tentar a liberação do ex-santista para os Jogos.

13 comentários:

Anônimo disse...

Errata: o goleiro Diego Alves foi revelado no Botafogo-SP.

Unknown disse...

Mto erro no texto cara. Rafael Sobis é do Betis

Anônimo disse...

Rafael Sobis (Bétis - Espanha) - Segundo melhor jogador do Brasileirão de 2005 (perdendo para Carlitos Tevez), Rafael foi a estrela do título da Libertadores, conquistado pelo Internacional no ano seguinte. Com a valorização, o atleta foi jogar na Espanha, porém não conseguiu se firmar na fraca equipe de Sevilla.

Bétis é da cidade de Sevilla !



José Edgar

Anônimo disse...

Mais do mesmo. E com erro.

O jornalismo esportivo não consegue evoluir! E, pelo visto, não vai!

Anônimo disse...

E tem erro até nos comentários! Thiago não leu o texto com atenção, acredito.

Pedro Zambarda disse...

Gostaria muito que os "anonimos" ou os "robertos coelhos" apontassem os erros, ao invés de investir em algo puramente polêmico e pouco crítico.

Muito agradecido pela atenção.

Anônimo disse...

O goleiro Diego Alves foi revelado no Botafogo-SP, e o José Edgar não escreveu que o Sóbis é do Sevilla ou do Bétis.

Satisfeito, Pedro Zambarda?

Pedro Zambarda disse...

Não sou eu quem tem que agradecer, mas o autor do texto, não?

Agora, muito fácil apontar o dedo. Onde ele vai ser apontado, é uma boa pergunta...

Anônimo disse...

Rafael Sobis (Bétis - Espanha)

Precisa de óculos ?

Diego Alves - Agradeço a correção, não havia encontrado a informação.

Unknown disse...

Cara..quem é esse Roberto Coelho?? Fala quem é e vira homem po!

Unknown disse...

Ah e outra. Vc está certo José. Mas acontece que não são todos que sabem que o Betis eh de Sevilla, eu sei, mas confundi como muitos podem ter confundido. Na proxima eh melhor escrever o nome do time. A não ser é claro que seja um Real Madrid ou Barcelona.

Anônimo disse...

Obrigado pela dica, Thiago.
Abraço

Unknown disse...

chanel handbags, http://www.chanelhandbags-outlet.co.uk/
the north face jackets, http://www.thenorthfacejacket.us.com/
canada goose outlet, http://www.canadagoose.us.org/
the north face outlet store, http://www.thenorthfaceoutletstores.org/
ugg boots, http://www.uggboot.com.co/
oakley sunglasses, http://www.oakleysunglasses-outlet.us.com/
hermes bags, http://www.hermesbags.co.uk/
oakley sunglasses, http://www.oakleysunglasseswholesale.in.net/
vans shoes, http://www.vans-shoes.cc/
coach outlet store, http://www.coach-outlet-store.us.com/
coach outlet canada, http://www.coachoutletcanada.com.co/
coach outlet, http://www.coachoutletstoreonline.in.net/
the north face uk, http://www.thenorthfaces.org.uk/
nike air max uk, http://www.nikeairmaxshoes.org.uk/
ray ban sunglasses, http://www.raybansunglass.us.com/
kobe shoes, http://www.kobeshoes.us/
nike free, http://www.nikefreerunning.org/
tory burch outlet, http://www.toryburchoutletonline.in.net/
ugg boots, http://www.uggbootscheap.eu.com/
designer handbags, http://www.designerhandbags.us.com/
cheap wedding dresses, http://www.cheap-weddingdresses.net/
michael kors outlet, http://www.michaelkorsoutletonlinestores.us.com/
air jordan 4, http://www.airjordan4.org/
fitflop, http://www.fitflop.in.net/
the north face outlet, http://www.northface-outlet.cc/
soccer jerseys, http://www.soccerjerseys.us.com/
air max 90, http://www.airmax90.us.com/
swarovski jewelry, http://www.swarovski.in.net/
ralph lauren uk, http://www.ralphlauren-outletonline.co.uk/
1008maoqiuyun

Posts mais lidos