terça-feira, 29 de julho de 2008

Papo de pescador

Durante o lançamento do programa "Mais Pesca e Saúde" em Salvador, o presidente Lula anunciou a transformação da Secretaria de Aqüicultura e Pesca em ministério.
O recém-criado será o vigésimo quarto de uma Esplanada superlotada, que obriga ministros a fragmentarem seus departamentos em diversos prédios diferentes, por falta de espaço.

Segundo Lula, o Estado nunca deu condições para a pesca se desenvolver e se tornar competitiva e "é uma vergonha" o Brasil só pescar 1 milhão de toneladas por ano, enquanto o Peru produz 9 milhões de toneladas de pescados e o Chile 2 milhões de toneladas. Alguém esqueceu de contar para o presidente que as opções do Chile e do Peru são poucas e que nenhum dos dois países tem quilômetros de área para plantar e exportar, por exemplo, mais de 4 milhões de toneladas de soja por mês.

Mas, com soja ou não, parece que o sertão vai virar mar em Brasília: "Temos que mapear cada rio, lago e pedaço de mar, cadastrar os pescadores e os tipos de peixes", disse o presidente.

7 comentários:

Anônimo disse...

"o sertão vai virar mar em brasília"
hahahahahaha
charles de gaulle disse uma vez que o brasil não é um país sério. alguém mais duvida?

Unknown disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Unknown disse...

Olá a todos do Bola da Foca.

Gostaria de agradecer pela divulgação do link do meu site. Postei um texto falando a respeito de vocês como forma de agradecimento, além de ter colocado um link para o blog de vocês.

Muito obrigado, um grande abraço e boa sorte a todos na carreira.

Jonas Gonçalves, jornalista
http://jonasgoncalves.wordpress.com

Pedro Zambarda disse...

Olá Jonas, obrigado pelo post elogioso e pelas criticas construtivas sobre jornalismo.

Não é sempre que recebemos esse tratamento =]

E, Débora e Gonzo, as idéias do presidente muitas vezes me fazem perguntar "como?"

Ele dificilmente se faz esse tipo de pergunta.

Unknown disse...

Perai, eh normal e aceitavel então a pouca remuneração que os pescadores recebem no país e a quantidade infima pescada??
Assim, so pra avisar, o Brasil tem uma costa maior que a do Chile e a do Peru juntas, fora o maior complexo fluvial do mundo. Já passou da hora sim de se criar um ministério da pesca.

Fernando Gonzalez disse...

Só pra avisar, você não pode tratar com a mesma importância a pesca em um país que tem 756.950 km² de área e 6.435 km de costa (Chile) e em outro que tem 8.514.876 km² de área e 7.491 km de costa (Brasil). Não são todos os problemas desse país que precisam de um ministério para serem resolvidos, principalmente quando o governo federal gasta R$ 380 milhões por ano com aluguéis de imóveis de terceiros porque não há mais espaço nos 630 mil imóveis da União.
E o Brasil não tem mais costa do que o Chile e o Peru juntos. O Brasil tem 7.491 km de linha costeira, o Chile e o Peru, juntos, têm 8.849 km; só 1.400km a mais.

Unknown disse...

Tem razão, não precisam todos os problemas serem resolvidos com um ministério, mas eh necessário que todos os apendices economicos do país sejam tratados com a mesma importancia. Vc esta sendo totalmente parcial qndo fala que o Brasil precisa de um Ministerio da Agricultura e não um da Pesca. Afinal de contas, pelo seu ponto de vista o Peru não presiaria de um ministerio da Agricultura certo? Mas ele o tem. Já passou da hora sim de se criar uma pasta que se foque na pesca e nos pescadores brasileiros, que sempre são os ultimos a serem consultados sobre qualquer assunto em relação a sua atividade de trabalho.

Posts mais lidos