terça-feira, 23 de setembro de 2008

Pequeno Dicionário Estiloso

Porque a vida é complicada, mas a moda não precisa ser

Por Roxane Teixeira

Com o fim das liquidações de inverno, a moda primavera-verão 2009 já começa a aparecer nas vitrines. E se sairmos atrás de um novo par de sapatos, não haverá como fugir: vamos acabar com belas gladiadoras, que constroem um verdadeiro império nessa estação.

A sandália da vez, como o nome sugere, é inspirada nos calçados usados pelos gladiadores romanos; solas de couro presas aos pés por tiras, com proteção para a canela. Não é a primeira vez que ela ressurge; desde a Roma Antiga, o modelo teve inúmeras releituras, as mais famosas no auge dos anos 70, pois as rasteirinhas de couro combinavam muito com o espírito hippie da época.

Hoje, no entanto, o calçado chega com uma infinidade de variações, das casuais às super produzidas. O padrão sem salto ainda é o mais seguido, mas há sandálias em estilo gladiador com cara de festa: com saltos altíssimos, metalizadas, com aplicações de pedrarias, e até coloridas com textura croco (de couro de crocodilo, seja ele original ou imitação).

Outras diferenças ficam por conta do cano da sandália. Há canos bem rasos – os melhores para pernas grossas, pois evitam um volume maior nas canelas -, canos médios, mais parecidos com os originais dos soldados, e, para as mais ousadas, canos bem altos, que chegam até os joelhos. Nesse caso, é bom dar uma checada nas proporções. Mulheres baixas tendem a encolher mais com o modelo, e precisam de um saltinho, ou de um cano mais baixo. E mesmo as altas podem “achatar”, e devem evitar emendar o topo do calçado com a barra da saia; é preciso mostrar um pouquinho de pele.

Fechando o leque de opções, há a sandália gladiador com cara de bota, mais fechada. Aliás, quando o modelo arriscou sua reestréia, no verão europeu de 2007, houve certa divulgação da “sandália-bota ou gladiador”. Dois probleminhas aí: primeiro, não se trata do mesmo modelo. A sandália-bota, ou abotinada, leva esse nome por parecer com as ankle boots (botas de cano curto que terminam acima do calcanhar). Só não são consideradas botas pelos detalhes vazados, e por deixarem os dedos à mostra. E, segundo, convencionou-se usar “gladiadora”, ou em “estilo gladiador”, para não brigar com a gramática portuguesa, já que sandália é um substantivo feminino.

Agora, voltando ao X da questão, o modelo é, de fato, o mais explorado da estação. Grifes como Balenciaga, Lanvin e Dior lançaram suas versões – mas a moda anda mais democrática, e modelos mais acessíveis podem ser encontrados até em magazines. Para baratear ainda mais, pode-se trocar o couro por um sintético – o que vale a pena se for só para fazer graça.

E, para os homens ávidos por novidades fashion, a D&G e a Balenciaga lançam modelos masculino da gladiadora nessa estação. Vale arriscar, mas é preciso um cuidado extra. Canos altos e tiras na canela podem “atarracar” os homens que já têm pernas mais grossas, e as diversas presilhas podem puxar os pelinhos das pernas. Ui! Agora, se você ficar a cara do Brad Pitt em Tróia, pode desfilar à vontade.

Isso dito, escolha sua gladiadora – fiel escudeira desse verão – e ao ataque!

Dúvidas, críticas, sugestões? O que você quer ver na coluna? Comente, ou mande e-mail para o Bola da Foca. Nós queremos saber sua opinião!
Gladiadora da foto: Ramarin. Imagem retirada do Google Imagens

3 comentários:

Pedro Zambarda disse...

gostei desse lance de peças que normalmente mulheres usam em homens.

Não acho que usaria, ou usaria outro tipo de sandália. Mas é válida a dica.

Roxane, continue apostando em coisas diferentes. É um bom atrativo para uma coluna.

Anônimo disse...

uplp tgokg Porn Video nizrge p jy k zgy

cara menggugurkan kandungan disse...

This blog is so nice to me. I will continue to come here again and again. Visit my link as well.
Good luck

Posts mais lidos