quarta-feira, 29 de outubro de 2008

Embaixador norte-americano visita Faculdade Cásper Líbero

Embaixador no Brasil desde 2006, nomeado pelo presidente George W. Bush, Clifford M. Sobel fez uma visita para divulgação e esclarecimentos sobre as eleições americanas e o sistema americano. Sua apresentação foi feita em palestra para alunos de jornalismo da Faculdade Cásper Líbero, ontem, às 19h15min, com perguntas da platéia formuladas pelo coordenador do curso, professor Carlos Roberto da Costa.

Sobel falou que a formação dos colegiados eleitorais americanos, que são proporcionais ao número de eleitores e que realmente decidirão quem será o futuro presidente americano em novembro, colocando a população que vota facultativamente em segundo plano - uma espécie de eleição indireta. No entanto, mesmo com essa diferença de sistema, o embaixador destacou que as eleições nos EUA são semelhantes ao Brasil na campanha dos candidatos, que devem cativar público e mídia.

Para Sobel, a chapa dos republicanos ter uma mulher como vice, Sarah Palin, e a chapa democrata ter um negro como candidato a presidente, Barack Obama, realmente representa uma mudança positiva para a república norte-americana. Sobel também se mostrou impressionado com o sistema de urnas eletrônicas típico do Brasil - os norte-americanos ainda votam utilizando papéis magnéticos, para evitar fraudes -, além de destacar que a disputa de cada candidato é tão acirrada lá quanto aqui. "It´s good for democracy this kind of competition" enfatizou o embaixador, concordando com a troca de acusações entre Obama e seu adversário republicano, John McCain.

Escoltado por seguranças e cônsules da embaixada americana no Brasil, o embaixador Sobel foi recebido pela diretora da faculdade antes e após a palestra, professora Tereza Cristina Vitalli. Os alunos assistiram a palestra através de fones de ouvido sintonizados com uma tradutora em uma cabine, dentro da Sala Aloysio Biondi, local da apresentação, que fornecia tradução simultânea.

Um comentário:

Anônimo disse...

"It´s good for democracy this kind of competition"



Pedantismo puro.


E quem não fala inglês?

Posts mais lidos