sexta-feira, 15 de maio de 2009

Pelo Metal Nacional

Embora muito diferentes entre si, as bandas Sepultura e Angra fizeram uma apresentação histórica no último dia 9, reunindo repertório musical variado, fãs fiéis e muito peso. Death/Thrash Metal e o chamado Metal Melódico não são tão diferentes assim, no final das contas.

Foto do fotolog shamangra
Por Pedro Zambarda

Apresentar-se na Via Funchal tem vantagens e desvantagens: a pista é em níveis, o que não prejudicou o público e nem o fez “levantar o pescoço” pra ver o show, especialmente a galera dos fundos. No entanto, o som da banda Angra enfrentou oscilações, que ora comprometiam a voz do vocalista Edu Falaschi, ora prejudicavam algum dos instrumentos. Já a grande dificuldade do Sepultura era o quanto o som embolava em determinados momentos, apesar de ter uma qualidade boa, o peso característico e um volume constante.

Mas foi muito bom rever os rapazes do Angra reunidos após 2 anos com problemas empresariais e brigas internas – que infelizmente acabaram com a saída de Aquiles Priester. E, além dessa boa sensação, a banda mostrou realmente uma mudança nítida nos integrantes. Não poderia haver uma surpresa melhor do que essa.

Foto do fotolog shamangra

Rafael Bittecourt estava solando de forma limpa, improvisada e inspirada (e absurdamente rápida em determinados momentos), dando um acabamento diferente para músicas como Nothing To Say, Heroes of Sand, Angels Cry e Carolina IV. Felipe Andreoli manteve o capricho em suas execuções de baixo, se destacando em The Course Of Nature e Nothing To Say. Kiko Loureiro manteve sua pegada marcante, mas cometeu alguns tropeços de velocidade em Spread Your Fire, apesar do capricho mantido em Carry On/Nova Era (fusão de duas músicas sensacionais da banda). Já Edu Falaschi não forçou sua voz para parece André Matos, dando sua interpretação para as músicas de épocas antigas, e acertando nas novas. Daniel dos Santos, da banda Dream Theater Cover e músico da turnê, criou arranjos diferentes para o teclado, com o auxílio de um Macbook. Por fim, a última surpresa não poderia ter sido melhor: Ricardo Confessori conseguiu tocar na velocidade de Aquiles e executou as músicas novas com maestria, dando, em determinados momentos, seu toque característico na bateria.

Apesar de entrarem atrasados, cerca de 30 minutos, a apresentação do Angra concentrou boa parte dos presentes em relação a seguinte. Infelizmente, por serem de estilos muito diferentes, muitas dessas pessoas foram embora antes da entrada do Sepultura, às 23h30. Perderam uma performance de arrepiar, mesmo para quem não curte vocais gutuais e um peso praticamente dobrado.

A trupe do gigante Derrick Green entrou com as duas músicas que abrem A-Lex, seu último álbum: Moloko Mesto e Filthy Rot. A bateria do novato Jean Dolabella não pecou em nada em relação ao seu antecessor, Igor Cavalera, com toda a sua força e presença. Andreas Kisser se mostrou inspirado e até mesmo aberto ao público. A banda tocou Inner Self quando o povo pediu e mandou até Bloody Roots, dos primórdios da história deles. O show estava feito.

Após o Sepultura tocar um pouco de Back in Black (AC/DC), Breaking the Law (Judas Priest) e Seek and Destroy (Metallica), o Angra retornou ao palco e as duas bandas executaram Imigrant Song, cover do Led Zeppelin. Derrick e Falaschi dividiam os vocais, enquanto as guitarras literalmente brincavam entre si, em um Jam descompromissado. Juntou-se a eles Marcelo Pompeu, da banda também brasileira Korzus, e Guerreiros do Metal entoou por toda a platéia, fazendo uma verdadeira homenagem a música que fazemos neste país.

Por fim, Paranoid do Black Sabbath fechou de forma excelente a festa dos metaleiros. Para muitos, talvez outros shows do Angra ou do Sepultura tenham sido mais memoráveis. Para outros, aquelas apresentações são uma prévia do que pode vir nos próximos anos. E, embora a Via Funchal não estivesse lotada (talvez pelo fato do show do Oasis ter sido no mesmo dia e horário), quem esteve lá, gostando ou não, presenciou uma apresentação dedicada aos verdadeiros fãs. Angra e Sepultura foi uma grande reunião de amigos, mesmo que sejam tão diferentes entre si.

13 comentários:

Diego Camara disse...

Muito bem feito, o texto ótimo, e é sempre bom ver que o metal nacional ainda respira (mesmo que por aparelhos).

Você só esqueceu de dizer que o Aquiles Priester foi convidado a se retirar por livre e espontânea pressão hahahahahahaha mas de resto tudo firme!

Parabéns como sempre!

Unknown disse...

eu nunca gostei de angra e sepultura, mas eles me remetem um sentimento nostálgico não sei pq

Unknown disse...

A prova de fogo pro Angra vai ser o próximo album, como a banda vai voltar a gravar com um baterista normal dps de ter um monstro. Provavelmeten o Kiko vai adora, agora que seu gigantesco ego controla tudo de novo.
Qnto ao Sepultura..não comento mais sobre eles

Pedro Zambarda disse...

Acho que a banda vai é ficar ainda mais na mão do Bittecourt, Thiago.


Kiko nunca foi um líder.

Unknown disse...

E tudo isso vai contribuir ainda mais para que a banda perca qualidade. Acredito seriamente que mais uns dois anos parados fariam mto bem ao Angra. Voltaram muito cedo. Mtas cicatrizes ainda estão aberta, e isso não faz bem a qqr banda;

Anônimo disse...

Verdade, Thiago, pessoas com o ego gigantesco são um saco.

E não comento nada sobre metal.

Pedro Zambarda disse...

Cara, acho que o Bittecourt nunca foi líder, ele sempre dividiu as letras, mas sempre foi "das letras".

Acho que a banda vai mudar. Anyway, se isso é bom ou ruim, eu não sei, é simplesmente diferente.

E eu comento sobre metal, risos.

Pedro Zambarda disse...

E eu gostei do Confessori. Aquiles é foda, mas o Confessori tem algo de distinto sim.

Unknown disse...

Tem Pedro..limitação hahahahahah.

ps: se não comenta nada sobre metal, ta fazeno o que nesse post? ô necessidade de aparece

Anônimo disse...

O que eu “to fazeno” no post é só te irritar, Thiago. Não é vontade de “aparece” não.

Mas relaxa, cara, é só brincadeira. Só não resisti quando vi você criticando o ego de alguém...

Unknown disse...

E dps sou eu que não tenho nada pra faze..

Anônimo disse...

Yoս'гe so cool! I don't suppose I've truly read
througɦ something like that before. So wonderful to
find somebɗy with uniwuе thoughts on this issսe.
Seriouѕly.. mаny thankѕ for starting this up. Thhis website is somethuing that is needed on thе ԝeb,
someone witҺ a bit of originality!

Here iіs mmy website :: Buy Jewels

Anônimo disse...

Fantastic items from you, man. I've be mindful your stuff prior to and you are just extremely magnificent.

I really like what you have acquired right here, really like what you are saying and the best way through which
you say it. You make it enjoyable and you still care for to stay it wise.
I cant wait to read far more from you. That is really a terrific web site.


My site - quit smoking Hypnosis, stop smoking hypnosis, quit smoking advice, quit smoking withdraw, stop smoking, plan quit smoking

Posts mais lidos