quinta-feira, 27 de agosto de 2009

Festa Nacional do Tropeiro é cancelada por causa da gripe suína

Foto: Robson Siqueira/ Arquivo pessoal de 2008

Pela primeira vez em 29 anos, a Festa Nacional do Tropeiro, que acontece anualmente no último final de semana de agosto na pequena cidade de Silveiras (SP), foi cancelada. O motivo é a preocupação com o vírus H1N1, mais conhecido como gripe suína.

No inicio do mês, vereadores, representantes da prefeitura e cerca de 200 moradores se reuniram na Câmara Municipal para uma audiência pública a fim de debater se haveria ou não a festa, que já virou tradição no Vale do Paraíba. A decisão entusiasmou os moradores, que estavam preocupados com os cerca de 35 mil visitantes esperados para a ocasião.

Mas, como nem sempre é possível agradar a todos, um lado da história se sentiu prejudicado.Os comerciantes, que já tinham se preparado para a manifestação popular, contestaram o cancelamento. De acordo com diretor de eventos da cidade, Edson Motta, o município terá um prejuízo de R$ 500 mil.

A festa seria realizada neste final de semana, entre os dias 28 e 30 de agosto. Segundo a organização, não há previsão do evento ser feito em outra data ainda este ano.

OBS: Para evitar transtornos entre os menos informados, a prefeitura de Silveiras está veiculando um comunicado na TV Vanguarda, filiada da Globo na região, avisando sobre a decisão.

6 comentários:

Pedro Zambarda disse...

Penso: realmente, gripe suína é séria, mas justifica?

Não morrem mais pessoas mais rapidamente de outras doenças que não são "pragas"?

Unknown disse...

AI MEU DEUS NÃO ACREDITO NISSO! Adoro ir lá só pra comer comida tropeira! Sacanagem.
Achei que a gripe do porco já tinha acabado...

Ariane Fonseca disse...

Ana Luiza, é verdade sim. A decisão foi dos moradores. Minha vó mora lá e participou da reunião. Segundo ela, a prefeitura queria fazer de qualquer forma (Barretos está fazendo mesmo com o surto), mas a população não deixou.

Ariane Fonseca disse...

Pedro, como eu disse acima, a pressão foi dos moradores. A cidade é pequena e as pessoas, em sua maioria, são de idade. Eles estavam apavorados, ainda mais vendo na mídia que estavam no grupo de risco. A prefeitura acabou cedendo. Mas achei sensato, são muitas pessoas na faixa da melhor idade, poderia ser perigoso.

Pedro Zambarda disse...

Realmente Ariane. Pessoas com idade e crianças estão na faixa de risco do H1N1.

Unknown disse...

Frescura..tem mto mais gnt na festa de barretos e o negocio ta correndo la sem problemas

Posts mais lidos