terça-feira, 16 de dezembro de 2008

Jornalismo opinativo com dois sapatos

O nome dele: Muntazer al-Zaidi. Jornalista televisivo, iraquiano e provavelmente ligado aos interesses reais de seu país. A arma: um par de sapatos. Alvo: George Walker Bush, atual presidente dos Estados Unidos.

Data: 14 de dezembro de 2008. Evento: discurso "surpresa" do líder norte-americano com o atual governante do Iraque, o primeiro-ministro Nouri al-Maliki. Falavam sobre a "eficiência" da Guerra do Iraque, travada desde 2003 e com pilhas de cadáveres de ambos os lados.

Houve um intervalo entre um sapato atirado e outro, enquanto Muntazer berrava "cachorro". Bush desviou dos "projéteis" no melhor estilo bullet time do filme Matrix. Teve a ajuda de Nouri na defensiva do segundo calçado. Muitos encaram esse ato como selvageria, simples revolta, indignação. Eu digo mais: enquanto ele atirava os sapatos, talvez Muntazer seja um exemplo ímpar de jornalismo opinativo, sem abrir a boca para dizer uma palavra sequer.

O evento resultou em outro mico geral da administração Bush, milhares de visitas ao Youtube para rir das sapatadas do jornalista e, acima de tudo, a consolidação da nova administração Obama.

Então, para imortalizar esse "jornalismo opinativo" e essa nova era aos norte-americanos, fica fixo aqui no Bola um vídeo do evento que, de longe, causa risadas e é sério, politicamente dizendo. Não é uma vergonha nenhuma ao jornalismo.

Posts mais lidos