quinta-feira, 11 de dezembro de 2008

Uma potência em guerra

Ataque à base de Pearl Harbor: o início do fim.

Há exatos 67 anos, no dia 11 de dezembro de 1941, a Alemanha nazista declarava guerra aos Estados Unidos.

Alguns dias antes, em 7 de dezembro, a Marinha Imperial Japonesa atacou a base naval americana de Pearl Harbor, situada no Havaí. No ataque, mais de dois mil americanos morreram e mais de mil ficaram feridos. Quase duzentos aviões foram destruídos e diversos navios foram danificados.

No dia seguinte, os EUA declararam guerra ao Japão. A resposta alemã, embora não fosse necessária graças ao acordo entre os países do eixo, foi anunciada no dia 11, chocando a América.

A entrada dos americanos na guerra foi o início do fim do conflito. Quando a declaração foi assinada pelo então presidente, em terceiro mandato, Franklin Delano Roosevelt, Winston Churchill, primeiro-ministro britânico, escreveu, em sua biografia: "Estando saturado e satisfeito de emoção e sensação, fui para a cama e dormi o sono dos salvos e agradecidos."

5 comentários:

Pedro Zambarda disse...

E continuam em guerra, mesmo com todos os protestos.

André Sollitto disse...

Pois é. E acho que depois da Segunda Guerra não conseguiram fazer nenhuma campanha boa: Guerra do Vietnã, a segunda Guerra do Golfo...

Unknown disse...

tecnicamente falando os EUA venceram a Guerra da Coreia e a Guerra do Golfo

André Sollitto disse...

Tecnicamente. Mas nessa segunda Guerra do Golfo, por exemplo, eles conseguiram o que eles queriam: tirar o Saddam e implantar uma democracia. No entanto, os soldados continuam lá, morrendo.

Pedro Zambarda disse...

E, na Primeira Guerra do Golfo, eles só conseguiram evitar que o Kwait fosse conquistado.

Foram posicionamentos militares muito delicados. Não constatam derrota, mas são vitórias a custo muito alto.

Posts mais lidos