terça-feira, 2 de dezembro de 2008

"Globe Note": música e solidariedade sem fronteiras

Foto: divulgação "Globe Note"

Fanfarra Social

Un, deux, trois*. A música começa. Os metais agitam as luzes verdes da decoração natalina. As pessoas, que passavam tímidas pela Av. Paulista nessa segunda-feira e tiveram a curiosidade de seguir o som e as luzes do Parque Trianon, começam a vibrar também.

A música, que começara com um sousafone (tocado por Quentin Saniez) e um clarinete (Matthieu Gras), agora ganha mais oito novos componentes: Antoine Duchêne (trompete), Perceval Descours (trompete), Rémi Lefebvre (saxofone alto), Edouard Jourdan (eufônio), Nicolas Bonneau (trombone), Emmanuel Thuiller (trombone), Rémy Auricoste (percussão) e Thibault Trinh Van Dam (percussão).

E ganha o contato com culturas em expansão como Índia, Tailândia, Camboja, Quênia, Tanzânia, Peru, Argentina, Chile e Brasil. Serve ao mundo e às crianças com necessidades especiais - como limitações econômicas e físicas. Dando a elas a oportunidade de tocar e criar um instrumento metálico ou de percussão. Um instrumento de expressão. Um brilho forte, metálico e artístico na vida de quem vive à margem.

“Às vezes é difícil” conta Thibault. “Não falamos muito bem português e no começo a comunicação é difícil com as crianças”, continua. A segurança também é uma preocupação em locais como as favelas cariocas, onde passaram entre o dia 1º e 22 de novembro.

Qual é o motivo para os 10 estudantes de engenharia em Lille, na França, fazerem estas escolhas? “É uma troca. Nós também não conhecemos a cultura brasileira. E as crianças alegres também nos tornam alegres.” Thinbault explica, ainda suando de tanto tocar. É a consciência de que algo que você pode fazer vai ajudar ao menos une, deux, trois** crianças.

[*um, dois, três; **uma, duas, três]


Foto: divulgação "Globe Note"
Rio de Jeneiro






Contatos da "Fanfarra" Globe Note:
Clique aqui e entre no site.
Clique aqui e entre no blog. Saiba mais sobre as viagens pelo mundo, com relatos e fotos.
Clique aqui e entre no myspace. Ouça às músicas da Globe Note, assista a seus vídeos.


por Luma Ramiro Mesquita

2 comentários:

Anônimo disse...

Um jeito interessante e poético de noticiar. Uma alternativa para a monotonia dos textos piramidais.

E parabéns pelo Bola da Foca, além de notícias quentinhas, novas e livres formas de noticiar.

Keep writing!

Pedro Zambarda disse...

É muito bom ver esse reconhecimento, tanto pela material da notícia quanto pelas iniciativas do Blog.

Muito obrigado, senhor anônimo =]

Posts mais lidos