domingo, 2 de agosto de 2009

Arte moderna paranaense em exposição

Quadro Sonho de Alberto Massuda. Nudez, confusão e contato.

Exposição que começou dia 30 de julho, em Curitiba, Coloca à mostra obras de cinco artistas plásticos do Paraná. O nome “Tributo à arte moderna do Paraná” é uma homenagem aos criadores do Grupo Um (GUM) que, na década de 60, buscou um novo caminho para as artes plásticas no Estado. Eles são Alberto Massuda, artista estrangeiro naturalizado que nasceu na cidade do Cairo, Egito; Álvaro Borges, de Ponta Grossa, no próprio Paraná; Érico da Silva, de Indaial, Santa Catarina; Rene Bittencourt e Waldemar Roza, ambos de Curitiba. Em abril de 1966, no prédio 256 da Praça Tiradentes de Curitiba, os criadores do grupo organizam sua primeira exposição para levar a arte até todos, saindo das galerias e dos circuitos fechados.

Recanto Azul de Érico da Silva. Predominância de tons frios com o mar.

A cada exposição que eles fizeram, dividiram espaço com novos artistas no começo de carreira, que buscavam divulgação. Artistas plásticos como Luiz Carlos de Andrade e Lima, Antonio Arney, Domício Pedroso e Wilson Andrade e Silva foram alguns exemplos dentro do Grupo Um. Fernando Bini, crítico de arte, membro da Associação Brasileira de Críticos de Arte (ABCA) e da Associação Internacional de Críticos de Arte (AICA) coordena essa exposição.

“Tributo à arte moderna do Paraná” prossegue até 3 de outubro no Espaço Cultural e Gastronômico Alberto Massuda, em Curitiba, com algumas obras que nunca foram expostas, nunca participaram de nenhuma exposição ou estiveram em público. Além da exposição histórica, com o resgate dos nomes de cinco artistas plásticos do Paraná, estão marcadas duas mesas redondas, a partir das 20h. A primeira, dia 6 de agosto, reúne Adriano Massuda, Bini, Vera Mussi, Fernando Velloso e Max Conradt, que abordarão o tema “Grupo Um e o modernismo no Paraná” e a outra, a 3 de setembro, sobre “Os artistas do Grupo Um” terá Fernando Bini, Xenia Rosa, Fernando Calderari, Nilza Procopiak e João Osório.

Mais dados do evento:

De 30 de julho (abertura às 20h) a 3 de outubro
De segunda a domingo, das 11h30 às 14h30, e segunda a sábado, das 19h à 0h
Espaço Cultural e Gastronômico Alberto Massuda
R. Trajano Reis, 443
(41)3076-7202
www.albertomassuda.com.br

Agradecimentos à jornalista Marisol Vieira e BWP Comunicação, pelos dados cedidos por e-mail.

Posts mais lidos