quinta-feira, 27 de agosto de 2009

Muito bom e arge... não! Uruguaio!!

Simples. É essa a descrição da comédia Gigante. O filme uruguaio, estreado no Brasil em 21 de agosto, conta a história de Jara, o vigia noturno de um supermercado que ocupa suas madrugadas de tédio olhando a faxineira Julia pela tela do computador. Com o passar do tempo, uma paixão vai surgindo e a moça passa a ser a dona da atenção de Jara 24 horas por dia.

O filme se diferencia das outras comédias românticas por tratar de temas do cotidiano humano com um humor delicado e sensível. A produção ganhou o Urso de Prata no Festival de Cinema de Berlim. E há uruguaios dizendo que os argentinos querem se apropriar deste sucesso.

Adrián Biniez, o diretor, é nascido em Buenos Aires e vive em Montevidéu desde 2004. Ao descobrir que sua obra havia sido selecionada para a competição em Berlim, o mesmo se encarregou de dizer que se considera o representante da cinematografia uruguaia, que é mínima – com só 3 filmes ao ano – perto da argentina, que produz 60.

Alheio a isto, o produtor - uruguaio - do filme, Fernando Epstein, diz que sentia “uma boa vibração” do festival em relação a Gigante. Disse ele: “A boa vibração que havia em relação ao filme, em geral, era imensa; as pessoas o adoraram. Tivemos críticas muito boas”.

Um comentário:

Pedro Zambarda disse...

Bacana você trazer esse tipo de informação, Fê! Outro tipo de cinema.

Beijos.

Posts mais lidos