terça-feira, 6 de janeiro de 2009

Chile - Balanço final e fotos atrasadas

Feliz Ano Novo!

Depois de passar 10 dias no Chile, chegou a hora de colocar os pingos nos is: postagens e fotos atrasadas e o balanço final.

A volta para Santiago, no dia 29 à noite, foi melhor que a ida - pois descansamos mais. O ruim foi ter que andar de metrô com as malas, porque conseguimos pegar um horário em que estava lotado. Dia 30 não fizemos nada demais, apenas nos encontramos com o casal de amigos novamente e fomos a um shopping onde eu, finalmente, consegui comprar meu tênis. Depois disso voltamos ao hotel e fomos dormir.

Dia 31 foi bem agitado, o guia e o micro ônibus chegaram 9h para nos buscar para irmos - os 4 - para Valparaíso e Viña del Mar passar o dia. Vimos muito pouco lá, devo confessar, mas foi o que deu para fazer. Em Valparaíso fomos à outra casa de Pablo Neruda: La Sebastiana, nomeada por causa do arquiteto. Dessa vez não entramos, só ficamos nos exteriores, que têm uma vista linda. A cidade me lembrou muito a cidade do Porto, em Portugal, com casas amontoadas nos morros, muito comércio, construções antigas e a presença constante da cor cinza.

Depois fomos para Viña del Mar, que fica a 1km da cidade anterior (juro, é um km mesmo... você vê a placa de saída de Valparaíso, conta um minuto, e já vê a placa de chegada a Viña, muito bom), e é equivale ao "Guarujá" deles. Viña é maravilhoso, as praias, prédios, praças, uma graça. Outro ponto a favor muito legal: um dos dois Moai da Ilha de Páscoa que não está na Ilha. Ele está na cidade.

No fim da tarde voltamos para Santiago, ficamos 2h no hotel e fomos, de metrô, para o centro da cidade, onde ficava um dos pontos dos fogos de artifício (a torre de telecomunicações) e a nossa reserva para o jantar. Chegamos no La Piccola Italia às 10h e, depois de muita briga para conseguir pedir a comida, conseguimos nos cumprimentar em cima da hora e eu sai com um dos nossos amigos para ver os fogos. Foi lindo, ficamos a 3 quarteirões da torre e a visão era muito boa: a torre que mudava de cor, os fogos, as pessoas brindando, se abraçando e soltando ohs, ahs e ees a cada manobra mais elaborada.

Depois da virada o novo desafio era voltar para a cama: eram milhares de pessoas nas ruas tentando pegar um táxi. Andamos pelo centro por 1h mais ou menos, até que tivemos a brilhante idéia de ir a um hotel e pedir um rádio táxi. Encontramos um e, 8 minutos depois, lá estava a nossa abençoada - e cara - carona para o conforto. Chegamos às 3h e acordamos às 9h: café, malas, check-out, aeroporto, check-in, avião às 3h local, Brasil, São Paulo às 8h e fim da viagem.

Balanço final: recomendado!

Melhor cidade: Puerto Varas
Melhores passeios: Volcán Osorno, La Chascona e Moai
Música oficial: Daddy Yankee (de jovens do metrô a seguranças de Museu)
Tênis: Nike e Vans
Coisas legais: lojas de departamento, plata con lapisázuli e as estações de metrô têm televisores que passam clipes musicais
Nem foi tão legal: o raio dos besouros "mutantes do mal".
O que aprendeu: sobre Neruda, Frida e Diego Rivera; e que quando se vai a um Vulcão, não dê atenção a nativos que dizem que não faz frio lá em cima.
Nota: 10
Palavra final: maravilhoso

Fotos muito atrasadas e fotos nem tão atrasadas assim:





Palácio de la Moneda


































Frida e Diego: Vida compartidas - Exposição

















Puerto Varas















Pto. Varas: Lago Llanquihue













Saltos de Petrohué














Cruce da Lagos













Peulla














Volcán Osorno















Vista da Cordilheira dos Andes do topo do Vulcão














Frutillar














Valparaíso - La Sebastiana

















Vista de Valparaíso de La Sebastiana












Viña del Mar





































Moai da Ilha de Páscoa

2 comentários:

Pedro Zambarda disse...

Mari, parabéns pelo feito de ter transmitido, em primeira mão, informações fora do país.

Tive o privilégio de editar a matéria com você (com ajuda do Fernando, também) e curti muito o exercício =]

Beijos!

MissBruno disse...

tnks u guys!^^
beeijos

Posts mais lidos