quarta-feira, 9 de setembro de 2009

Pequeno Dicionário Estiloso

Porque a vida é complicada, mas a moda não precisa ser

Por Roxane Teixeira

Depois de um longo e não tão tenebroso inverno, eu volto ao espaço do Bola para decifrar os pormenores do dress-code, e trazer as últimas tendências do mundo fashion. E para começar, escolhi minha pedida favorita da estação – o jeans boyfriend.

Ao pé da letra, ele seria a “calça do namorado”, com modelagem masculina, cós mais largo e pernas soltas. As lavagens aparecem surradas, e detalhes como tachas e pespontos de barbante são comuns. O jeans é mais básico, encorpado, bem confortável, e mais do que um passeio pelo guarda-roupa dos homens: é um retorno às origens do denim.

O famoso blue jeans, vale lembrar, surgiu como uma roupa exclusivamente masculina, espécie de uniforme utilizado por mineiros americanos do século XIX. Uma invenção de Levi Strauss (o industrial, não o antropólogo), que começou como forma de desentulhar seu estoque de lonas e aos poucos foi adaptada para um tecido mais macio.

Lá pelos anos 30, o jeans se consagrou como o visual dos cowboys, ainda muito limitado a uma imagem... Máscula. A guinada só se deu 20 anos depois, quando Marilyn Monroe apareceu em O Rio das Almas Perdidas (1954) com um modelo índigo bem justo ao corpo, e trouxe sensualidade à peça.

De lá pra cá o jeans é, cada vez mais, sinônimo de moda, encarnando diversas modelagens: cintura alta, saint-tropez, carrot (com formato parecido com uma cenoura), clochard (bem larga e arrematada com um cinto), baggy (uh! Você se lembra do visual poperô?), e skinny, rainha dos últimos tempos. Realeza que pode perder a coroa.

Nos Estados Unidos e na Europa, o jeans boyfriend já é primeiríssimo no voto popular. Não marca as gordurinhas, disfarça o culote e não aperta a barriga. Para não ficar parecida demais com o namorado, a sugestão é trocar o tênis por saltos ou sapatilhas coloridas. Blusas mais ajustadas ao corpo e de tecidos fluidos também efeminam o visual. Agora, se quiser encarar um estilo total andrógino, por que não atacar com sapatos Oxford, outra vedete da estação?

Aqui no Brasil ainda não é certeza se a moda vai pegar. Marcas mais descoladas – e caras – têm investido no modelo, mas os grandes magazines ainda dão prioridade às skinnies, deixando o boyfriend numa fase de testes... Uma boa idéia é comprar no setor masculino - em geral, a numeração é correspondente.

Na hora de compor o visual, um bom jeito de usar é dobrando a barra – encolhe a nossa altura um pouco, mas nada que um saltinho médio não resolva. E para quem procura tendência, as lavagens destruídas são as mais recorrentes na passarela.

Look pronto, eu vou ficando por aqui. Espero que você encontre um boyfriend pra chamar de seu – é paixão garantida.

Dúvidas, críticas, sugestões? O que você quer ver na coluna?
Escreva para o Bola!

Jeans boyfriend da foto: DKNY. Imagem retirada do Google Imagens.

3 comentários:

MissBruno disse...

Adorei! Nos EUA é moda MESMO, marcas como GAP, Hollister e Abercrombie estão apostando! =D

MissBruno disse...

Mas melhor que comprar é roubar do fofo, née? =DD

Pedro Zambarda disse...

Roxane, sempre falando de moda de uma maneira que me atrai.

Eu = um leitor nada antenado do assunto.

Posts mais lidos