quinta-feira, 24 de setembro de 2009

Nevermind agora é maior de idade

Há 18 anos, no dia 24 de setembro de 1991, Kurt Cobain, Krist Novoselic e Dave Grohl marcaram o mundo com frases abafadas na guitarra e letras com temas polêmicos no lançamento de Nevermind. Sucesso de crítica e público, o álbum explodiu na MTV após os sucessos do Guns´n´Roses nos anos anteriores, trazendo um rock independente que ganhou espaço na grande mídia pelo rótulo grunge, baseado em suas vestimentas e falta de ideologias.

Smells Like Teen Spirit, música que abre o CD, fez sucesso com sua letra que traz o discurso de muitos jovens perdidos no começo da década de 1990. Foi repetida muitas vezes em rádios e tocada em inúmeros programas de televisão, além de ter covers inusitados. O sucesso foi tamanho que Cobain, numa atitude contrária ao cenário pop, passou a renegar essa canção em específico. Fez inclusive uma versão jocosa da música, que você pode conferir no vídeo abaixo do Top of Pops.



Outros sucessos estão no álbum, como Come As You Are, Lithium, Polly, Drain You e In Bloom. Os temas tratados no som do Nirvana são superficialidade e fatalidades da vida cotidiana, um som tipicamente depressivo.

Neste mês a Activision lançou o game Guitar Hero 5, que conta com uma versão virtual de Kurt Cobain e do Nirvana. Certamente é uma excelente homenagem ao CD Nevermind e aos fãs da banda, que você pode também conferir em outro vídeo, também abaixo.


Posts mais lidos