segunda-feira, 14 de setembro de 2009

Terror no Éden

É notório que os filmes de Lars Von Trier conseguem aflorar sensações bastante adversas em seus telespectadores. Segundo uma das milhares de comunidades do site Orkut que celebram o talento do cineasta dinamarquês, quem assiste um de seus filmes tem vontade de agredi-lo e de abraçá-lo. Com o seu novo filme, essas “sensações adversativas” ficam à flor da pele.

Criado em uma crise depressiva do cineastra, "Anticristo" é a sua mais nova obra. E, logo em sua primeira exibição no Festival de Cannes, gerou, como já era de se esperar, muita polêmica. Cenas de sexo e de mutilação, dois atores em cena, um cenário bucólico, câmera lenta e uma raposa falante se misturam em um universo paralelo chamado Lars Von Trier.

A história do filme é a seguinte: depois da morte do filho pequeno, uma jovem escritora (Charlotte Gainsbourg) entra em profundo luto. O seu marido (Willem Dafoe), que trabalha como terapeuta, começa a tratar a esposa. Em uma viagem a uma cabana, chamada ironicamente de Éden, fatos estranhos começam a ocorrer. Sinopse de filme de terror, não? Mas o filme é muito mais que um simples filme de terror, pois trata do medo e do mal como forças supremas e muito maiores do que podemos controlar.

O filme é dividido em 6 partes. Na sequência inicial, o "Prólogo", é apresentada uma cena de sexo estilizada em preto-e-branco, que contrasta com a cena da morte do filho. Esse contraste é constante em todo o filme. Drama, terror e sangue se misturam com sensações de nojo, repulsa, ódio e prazer. Enquanto Lars brinca com os sentimentos dos expectadores, os expectadores brincam de gostar e de odiar os seus filmes.


7 comentários:

Pedro Zambarda disse...

Dafoe tem uma inclinação a fazer papéis polêmicos.

Primeiro Jesus, agora é o terapeuta que vai ter como filho o demônio?

Fora o mártir de Platoon :o

Unknown disse...

Ainda não vi..mas minha adversidade pra toda frescura (frescura, filme é outra coisa) que o Von Trier faz insiste em me afastar de Anticristo

Ana Castilho disse...

Fora o Lanterna Verde.

Acho que ele combina com gente bizarra.

Unknown disse...

Lanterna Verde? Não quis dizer Duende Verde?

Pedro Zambarda disse...

Duende Verde, certamente.

Melhor filme do Spiderman, o primeiro.

Ana Castilho disse...

Pode crer.

yanmaneee disse...

supreme hoodie
paul george shoes
jordan shoes
moncler outlet
giannis shoes
golden goose
steph curry shoes
yeezy 500
nike shox for men
moncler jackets

Posts mais lidos