sábado, 26 de setembro de 2009

40 velinhas

2009 é o novo ano da Beatlemania. Com o lançamento do game The Beatles: RockBand e as caixas com todo o material produzido pela banda remasterizados em estéreo e mono, agora os Beatles estão diariamente nos jornais, como em meados dos anos 60.

Mas não é só de novas tecnologias que se pode falar. Hoje, 26 de setembro, é dia de apagar as velinhas em comemoração aos 40 anos de Abbey Road. O disco lendário dos Beatles com a tão reproduzida foto dos quatro garotos de Liverpool atravessando a rua, foi o último da banda.

O álbum é um resumo do amadurecimento do trabalho e da individualidade de George, John, Paul e Ringo, que estavam no auge das crises de relacionamento entre si. A falta de união tornou Abbey Road a última gravação, apesar de as sessões de Get Back terem sido lançadas depois, com o título de Let it Be.


Abbey Road traz as grandes composições de George Harrison no lado A, Something e Here comes the sun. John Lennon abre o disco com a sua Come together e até Ringo Starr dá o ar da graça com Octopus garden. O lado B do álbum são quase todas composições de Paul McCartney, com Golden Slumbers e The End, que possivelmente encerra a carreira da banda mais aclamada de todos os tempos.

Os 47 minutos de gravação foram produzidos por George Martin e, além de ser um mito, narra também toda a história da suposta morte de Paul. Em 1966, surgiu o boato de que o beatle tivesse morrido em um acidente de moto e, desde então, os fãs perseguiam dicas deixadas pelos outros integrantes que comprovassem o caso. Em Abbey Road, Paul atravessa a rua descalso, como um morto, John de branco seria o padre, Ringo é o encarregado do funeral e George, o coveiro. De um lado, o carro preto da funerária e, de outro, o fusca (beetle, em inglês) tem a placa 28IF, indicando que o baixista teria 28 anos se (if) estivesse vivo.

E para comemorar a data e homenagear os Fab four, nada melhor do que ouvir a obra de arte, seja em vinil ou nos novos discos com upgrades sonoros. E daqui a 40 anos ainda ouviremos mais sobre a Beatlemania.

Um comentário:

Pedro Zambarda disse...

:] nada mal escrever sobre o que gostamos, não é?

Essa pauta estava a altura de um post seu. Esse material explica a ruptura dos Beatles, embora muitos relacionem o fim do Let It Be.

Eu gostaria que eles nunca tivessem rompido. A banda fragmentada em Abbey Road é demais.

Posts mais lidos