segunda-feira, 29 de dezembro de 2008

Conexión Chile V - E veio então a neve

¡Saludos do sul!

Bom, depois daquele bendito dia no Cruce, ontem foi um dos melhores dias da minha vida. O vulcão é uma coisa, assim, fora de série. Maravilhoso. A primeira parte do passeio a gente faz de micro ônibus, até um café ao pé da montanha. Já a segunda parte é de teleférico, com 2 estações até o topo, mesmo. Quer dizer, tooopo, topo não né? Ali, no limite que é possivel para pessoas que não escalarem e nem nada. Cara, essa viagenzinha de teleférico é terrível, com um frio que não dá para explicar.... MUITO frio, mas tudo de bom. A minha sorte (tcharam) é que um dos moços que trabalham na segunda estação teve dó da minha pessoa e me emprestou um blusão. Senão, amigos, eu tava congelada - literalmente.

A vista de lá de cima é incrível: o outro vulcão (que eu sempre esqueço o nome), a Cordilheira dos Andes e o lago. E - de quebra - eu consegui realizar algo que eu queria há muito: neve. Ver neve, pegar na neve. Ok, sem trocadilhos (se é que é possível fazer algum). Eu já tinha visto, mas era de longe, quando fui até o Aconcágua, na Argentina. Ontem eu vi de pertinho, encostei, fiz bolinhas de neve. Que felicidade, parecia que eu tinha 5 anos (hehehe). Resumindo, valeu a viagem. Foi lindo.

Hoje nós tínhamos o dia livre, porque decidimos não ir até as pinguineras por ser meio caro. Então pegamos um ônibus e fomos até Frutillar (frutilla = morango), uma cidade aqui vizinha. Bom, se eu achava que Puerto Varas era pequeno, Frutillar ganha. Não pode ser bem classificada como uma cidadezinha, já que possui 2 ruas paralelas e uma delas é a principal. Nós chegamos por volta do meio-dia e a idéia era ficar até às 6h... voltamos antes. Pode ser pequena, o que for, mas vale muito a pena. É uma graça, sempre no estilo alemão, e a praia é linda. A água é verde esmeralda escura, mas fica manchada por algumas pedras brancas que ficam mais acima do fundo. E tem os 3 vulcões daqui de perto de paisagem (Osorno, Puntiagudo e o x).

Acabei de voltar e agora tenho que esperar até às 8h30 para pegar o ônibus até Santiago e chegar no destino amanhã de manhã. Conseguimos hotel (Deus é pai!) e resolvemos assim: dia 31 vamos passar o dia em Viña del Mar e voltamos no fim da tarde. Então vamos passar a virada do ano num restaurante italiano no centro, de onde dá para ver os fogos.

Depois de 4 dias aqui em Puerto Varas, devo confessar que a cidade me conquistou, quando eu voltar ao Chile novamente, com certeza virei para cá. Se bem que o sentimento de estar deslocada é sempre presente: não é que aqui não tenha muitos turistas, o que tem de sobra, mas é que eu me descobri como uma pessoa extremamente friorenta. Eu, neste momento, estou de calça jeans, uma camiseta, um agasalho fininho e um casaco de couro. Sabe como os nativos saem por aí? De regata, chinelo, bermuda... comofas. Eu aqui, morrendo de frio, toda emcapotada, e a galera como se tivesse no Guarujá em pleno verão. Falando nisso, tem gente que entra no lago para se "refrescar". Tempertatura da água? Entre 10 e 12 graus. Normal, nem sinto frio mesmo. Aliás tá um calor aqui...

Ps: Peço desculpas pela falta de fotos, mas é que eu estou numa lan. Então o dinheiro meio que é um empecilho. Assim que tiver um tempinho em Santiago (onde reina a internet grátis) colocarei as respectivas imagens nas respectivas postagens.

Um comentário:

Pedro Zambarda disse...

Magina, nem tem como comentar a falta de fotos. É um relato em primeira mão fora do Brasil.

Meus parabéns por esse feito =D

Posts mais lidos