terça-feira, 10 de março de 2009

Os 300 das Folhas, Professores e "Ditabrandas", ou duras

Às 10hs do dia 7 deste mês, na Rua Barão de Limeira, sede da Folha de S.Paulo, um protesto articulado pela ONG Movimento Sem Mídia, organizada pelo bloggeiro Eduardo Guimarães, junto a entidades estudantis e partidos ligados a CUT protestou contra o editorial do jornal Limites a Chávez. O texto, que utilizou a polêmica palavra "Ditabranda" para qualificar a repressão brasileira entre 1964 e 1985, também rendeu um bate-boca entre a direção da Folha e os professores universitários Fábio Konder Comparato e Maria Benevides.

O manifesto contou com cerca de 300 pessoas presentes que expressaram mensagens de repúdio ao jornal e de cunho político de esquerda, embora entre os manifestantes não tenham sido encontrados os professores da USP (dados do Portal Imprensa). Para informar melhor, esta notícia traz alguns vídeos da manifestação, inclusive discursos do Padre Júlio Lancelotti:







Otávio Frias Filho, atual diretor da Folha, admitiu, dois dias após o incidente na sede, o deslize do jornal. "O uso da expressão 'ditabranda' em editorial de 17/02 passado foi um erro. O termo tem uma conotação leviana que não se presta à gravidade do assunto. Todas as ditaduras são igualmente abomináveis”. No entanto, Frias manteve a posição da nota publicada nas cartas aos leitores, atacando os professores Comparato e Benevides.

Eduardo Guimarães, embora o movimento tenha sido de baixa expressividade, mostrou o poderio dos blogs na internet pelo protesto. É possível conferir, abaixo, uma entrevista que ele forneceu a cineasta Andréia Vieira durante a manifestação do dia 7:

11 comentários:

Pedro Zambarda disse...

Antes que comecem os comentários: não sou saudosista da esquerda, não vivi repressão e sou crítico quanto a ambos os lados. Qual a opinião de vocês?

Esse é o intuito único desta matéria, deste post.

MissBruno disse...

É, a Folha forçou amizade.

Pedro Zambarda disse...

O legal é que eu não encontrei nenhuma bandeira nos vídeos, mas dá pra conferir a gurizada bacana do PSTU no evento.

A polêmica em cima da discussão é importante, mas os argumentos precisvam ser bem mais trabalhados. O problema vai além da Folha. Ela é só um jornal.

MissBruno disse...

Sim, mas é um dos maiores jornais. Muita gente lê. Claro q se fosse jornalzinho de bairro ninguém ia falar nada. Agora, espera-se que, pelo tamanho, PROFISSIONAIS que sabem o que estão falando escrevam ali.

Pedro Zambarda disse...

Sim, e o período posto em discussão é realmente também o mais discutido nos últimos anos, sem nenhuma conclusão.

Quem está certo? O presidente metalúrgico que passou pelo regime e hoje aprecia cachaça e vocabulário errado? Ou o tucanato que senta a bunda gorda e reclama da vida? Ou os leitores da Veja/Carta Capital?

Eles criaram uma realidade ficcional formidável em cima da ditadura militar. Convenhamos, eram pessoas disputando poder e nunca poderia haver um certo ali no meio. Usaram todos os civis e evoluíram o aparato de mídia (Globo cresceu nas costas da ditadura junto com a Folha, oi?).

MissBruno disse...

Como diz a minha camiseta, I love politics, cops and boybands. São todos uma piada.
E, claro, é fácil dizer que a ditadura eh 'branda' se vc nao sofreu com ela. Ficadica Globo....e Folha.

MissBruno disse...

menos os Backstreet Boys, claro. hauahuahuahauhaua.adoro.

Unknown disse...

Protesto ridiculo!!!
A Folha não é um orgão público, não representa a opinião de um Estado nem nada do tipo. É uma empresa privada, e como tal tem o direito de dar sua opinião sobre QUALQUER fato. Não importa o quão polêmica essa opinião seja.
Estamos censurando a liberdade de expressão agora?

Unknown disse...

Só pra lapidar melhor o que quis dizer. Não estou concordando de forma alguma com a Folha, longe disso. O editorial foi sim infeliz e simplista. Mas se esta é a opinião da Folha (opinião que não surpreende em nada por sinal), o melhor protesto que qualquer um pode fazer é simplesmente parar de ler o jornal

Anônimo disse...

A direção do CAVH da Cásper esteve no evento e deu apoio ao protesto.
Quem critica o protesto, não sabe a dor daqueles que sofreram pela ditadura. Não sabe que dos 300 que tinham lá, mais de 100 eram pessoas que sofreram com torturas e perderam amigos e familiares nos porões da ditadura...

Cada um escreve o que quer, mas ouve o que não quer...tbm.

A Folha foi o jornal usado pela ditadura para propaganda política.
Parece que a cabeça de quem tá lá, continua a mesma.
abraço.

Cara Mengobati Hematuria disse...


Thank you for joining us. his article is very helpful

Obat Maag Alami
Cara Menghilangkan Keputihan Secara Alami dan Permanen
Obat Penambah Berat Badan
Cara Mengobati Penyakit Kista
Cara Mengobati Sesak Napas Alami
Cara Mengobati Penyakit Gagal Jantung

Posts mais lidos