quarta-feira, 6 de agosto de 2008

Rola a bola em Pequim

A abertura oficial é na sexta-feira, entretanto a bola já rolou na China, e com Brasil em campo. A seleção feminina enfrentou a atual campeã do mundo (e algoz das meninas na final) a Alemanha, no futebol feminino. Equilíbrio é a palavra que definiu o encontro, as duas equipes não podem se queixar de outro resultado, porém a rede deveria ter sido balançada. O apito final do árbitro determinou o 0 a 0 no placar.

As brasileiras começaram bem, tiveram duas oportunidades no início. Porém, as alemãs obtiveram o domínio do jogo, após as chances desperdiçadas pelo Brasil, e criaram os melhores lances ofensivos da primeira etapa.


Investindo na forte marcação, e anulando Marta pelo lado esquerdo do ataque brasileiro, a Alemanha pressionava o Brasil, chegando até a acertar o travessão da goleira Andréa. As germânicas foram melhores durante os primeiros 45 minutos.

O técnico Jorge Barcelos mudou o posicionamento de duas das principais jogadoras do time. Marta – que iniciou jogando na ponta-esquerda - ganhou maior liberdade, passando a se movimentar pelo campo inteiro, e Daniela Alves - que começou centralizada - foi posicionada pelo lado direito do ataque; essa mudança fez o Brasil crescer no jogo – após levar dois sustos isolados das alemãs.

A “bi” melhor do mundo, Marta, mostrou seu talento na segunda etapa. Mais solta, ela criava as principais jogadas de ataque da nossa seleção. Cristiane, eleita a terceira melhor jogadora do mundo, exigiu grande defesa da goleira alemã, Angerer; Marta teve a chance do jogo aos seus pés, porém ambas foram desperdiçadas. A camisa 10 do Brasil ainda realizou uma jogada que mereceu o pagamento do ingresso. Arrancando do meio-de-campo, driblou as defensoras alemãs, e só foi parada pela “arqueira” adversária, fazendo-nos relembrar as grandes arrancas de Ronaldo.

Primeiro tempo alemão, segundo brasileiro, o empate não deve ser questionado. As duas seleções certamente irão longe nos Jogos, e quem sabe se enfrentam numa final, valendo o Ouro Olímpico.

O Brasil enfrentará a Coréia do Norte, sábado, as 8 horas e 45 minutos, horário de Brasília, no mesmo estádio de Shenyang. Já a Alemanha jogará no mesmo dia, e mesmo local, contra a Nigéria, contudo a partida iniciará as 6 da manhã.

Outros resultados, válidos pela primeira rodada do Futebol Feminino.

Grupo E

China 2x1 Suécia

Argentina 1x2 Canadá

Grupo F

Coréia do Norte 1x0 Nigéria

Grupo G

Estados Unidos 0x2 Noruega

Japão 2x2 Nova Zelândia

Posts mais lidos