terça-feira, 19 de agosto de 2008

Vamos vestir a camisa?

Por Andressa Carrara Umbelino – 1º ano de RP, Faculdade Cásper Líbero

Seria ridículo de minha parte começar este texto falando dos diversos problemas que os brasileiros enfrentam todos os dias, até mesmo porque todos nós sabemos que problemas são inevitáveis, e essa teoria parece se afirmar ainda mais quando tais ruídos estão relacionados às responsabilidades do governo.

Justamente por acreditar que todos têm sã consciência da critica acima, é que eu proponho a seguinte reflexão: em um país que proporciona tantas desilusões aos seus habitantes, não seria interessante que ao menos os ídolos da nação cumprissem com seu papel de trazer um pouco de felicidade, justamente para quem mais necessita?

O exemplo claro desta objeção foi a atuação do time de futebol masculino brasileiro nesta manhã, na semifinal das olimpíadas contra a Argentina. A deplorável atuação do time, mesmo tendo estrelas como Ronaldinho Gaúcho, a seleção brasileira se mostrou apagada em campo, perdendo de 3 a 0.

Isso serve como inspiração para dar início a uma discussão. Uma pessoa desempregada, que todo dia sai de casa à procura de uma nova oportunidade, de uma nova chance de recomeçar, após algumas tentativas frustrantes se sente desmotivada a continuar. Pode até ser uma superstição, mas para essa pessoa acordar de manhã e ver o seu país ganhar do principal rival em um jogo é algo que anima. Um pensamento que pode vir à cabeça é: “se eles conseguiram, eu também consigo”.

Entretanto, hoje essa pessoa não ganhou a motivação que tanto precisava. Mesmo com excelentes atuações individuais dos nossos jogadores em seus times estrangeiros, quando são convocados para defenderem a própria seleção, não apresentam o mesmo rendimento. É como se eles mesmos sentissem a desmotivação que invade a vida cotidiana do Brasil. Isso é uma contradição, uma vez que eles foram “escolhidos” para tomarem uma atitude inversa a essa. Também podemos levar em consideração que, em certo ponto de vista, eles “são pagos” para isso.

Enfim, este é apenas um início de uma discussão que se estenderia por dias. Muita gente pode concordar e outros tantos podem não aceitar, mas é fato que falte, talvez, um pouco de vontade e de bom senso aos ídolos desse país, que mesmo vendo a atual situação, não cumprem com seriedade o seu papel. Eles não vestem verdadeiramente a camisa.

Posts mais lidos