segunda-feira, 4 de agosto de 2008

Um pouquinho de futebol...e esportes em geral

Fim de semana muito movimentado no esporte mundial. Primeiramente pelo motivo óbvio: estamos a apenas 4 dias do maior evento esportivo do mundo, as Olimpíadas de Pequim. E apesar de ser uma frase comum a cada nova edição de Olimpíadas e Copa do Mundo, classificar Pequim-08 como os maiores jogos da história não é exagero. Os chineses não estão poupando esforços para provar que não existe um povo mais eficiente, organizado e capaz do que eles. No entanto, tanta organização pode estar sendo confundida com excesso de controle. Na procura por jogos sem qualquer tipo de incidente, a organização chinesa vem exagerando em ações policiais anti-protestos, restringindo o trabalho de alguns jornalistas, além de se contradizer dia após dia quando questionada sobre a própria liberdade de imprensa, problemas com poluição e controle de clima. Mas isso é um assunto para as próximas três semanas.

Tênis: E enfim aconteceu. Depois de 237 semanas na liderança do ranking de entradas da ATP, Roger Federer foi superado por Rafael Nadal, e a partir do dia 18 de agosto passará a ser número 2 do mundo. Federer sucumbiu nas oitavas de finais do Master Series de Cincinatti na semana passada, enquanto Nadal caminhou até as semi-finais, sendo derrotador por Novak Djokovich. O campeão do torneio foi o inglês Andy Murray, que venceu Djokovich por 2 sets a 0. Mas a principal questão que ronda o mundo do tênis é: o que vem acontecendo com Roger Federer?
A temporada vem complicada para o suíço desde o Aberto da Austrália em janeiro. Desde então Federer venceu apenas um torneio ATP, e foi vice de Roland Garros e Wimbledon, perdendo ambas para Nadal, sendo humilhado no primeiro. Quem acompanhou sua carreira desde o início sabe que Federer sempre batalhou contra uma certa inconstância psicológica. Tal inconstância parece que foi vencida, ou ao menos controlada com o passar do tempo e mostrou que Federer, com a cabeça no lugar, se torna um dos maiores jogadores da história do esporte. O que antes apenas parecia uma insegurança diante da figura de Rafael Nadal, pode ter se tornado um grande trauma para um tenista que se desacostumou a perder e a estar em desvantagem. Vale lembrar também que não é a primeira vez que um grande tenista vê seu aproveitamento despencar. Nos início dos anos 90, André Agassi viu seu ranking cair após iniciar um conturbado relacionamento com a atriz Brooke Shields. Ainda é cedo para especular o que realmente acontece com Federer, se é algo temporário ou um problema realmente sério. Os próximos torneios dirão.

Formula 1: O mundo do automobilismo é cruel. E, em alguns casos, é também muito injusto. Felipe Massa ontem fez uma de suas melhores provas na Fórmula 1. Fez a melhor largada na sua carreira, ultrapassando Heikki Kovalainen e Lewis Hamilton logo na primeira curva. A ultrapassagem sobre o inglês inclusive lembrou àquela lendária que Piquet fez sobre Senna na mesma curva. O brasileiro liderou a prova com propriedade, abriu em relação a Hamilton e não cometeu um único erro. Ele ainda contou com a sorte quando Hamilton teve seu pneu furado. Enfim, a corrida perfeita certo? Que nada! Faltando apenas três voltas para o final, o motor da Ferrari de Massa explode bem em frente aos boxes de Hungaroring, para desespero da Ferrari, de Felipe e de todos os torcedores brasileiros. Coisas do automobilismo. Mika Hakkinen já perdeu uma vitória do mesmo jeito a apenas 600m da linha de chegada em 1999. Michael Schumacher teve seu motor superaquecido quando liderava no Japão em 2006. Em ambos os anos, as vítimas foram campeãs mundiais. Tomara que a escrita se mantenha.

Campeonato Brasileiro: E o Flamengo despenca tabela abaixo. O time carioca perdeu para o Cruzeiro em casa por 2 a 1 e completou 6 partidas sem vitória e pela primeira vez saiu do G4. Agora é o sexto. O Vitória também saiu do grupo depois de perder para o Grêmio por 2 a 0 em Porto Alegre. Enquanto o time gaúcho se mantém na liderança, o time baiano caiu para a 5º colocação. No lugar de Flamengo e Vitória entram São Paulo e Palmeiras. O alviverde bateu o fraco Ipatinga em Minas Gerais, mas ainda apresenta um futebol abaixo do esperado no começo do campeonato. Fica claro que o time de Wanderley Luxemburgo vai disputar o título, mas ainda não é o favorito que se esperava. Já o tricolor paulista vêm se mostrando o time mais competitivo e menos brilhante do grupo dos seis primeiros. O São Paulo goleou o fraquíssimo Vasco da Gama por 4 a 0 no Morumbi, com dois de Rogério Ceni e dois do reforço André Lima. Pelo terceiro brasileiro seguido o time de Muricy Ramalho apresenta um elenco sólido, que suporta desfalques e com um ataque eficiente, mas não brilhante.


Daqui duas semanas a coluna volta com um resumo da metade dos Jogos Olímpicos de Pequim

Um comentário:

Pedro Zambarda disse...

Thiago.

Tenta manter uma regularidade na tua coluna, dessa vez.

Abraço.

Posts mais lidos