segunda-feira, 23 de junho de 2008

Tanto por tanto: As dez bandas mais influentes do Heavy Metal.

Bom, o título se explica por si só. As 10 bandas mais influentes do Heavy Metal na opinião desse humilde metaleiro. Lembrando que as bandas estão em ordem aleatória, já que eu nunca seria tão arrogante a ponto de classificá-las. Ai vai:

Black Sabbath: Com vocês, os fundadores originais do Heavy Metal. Se o rock é dividido entre antes e depois de Beatles, ele também pode ser dividido entre antes e depois dos Black Sabbath. A trupe liderada por Ozzy Osbourne e Tommy Iommi mudou as fundações da música como era conhecida e criou um gênero que se tornou gigantesco. Com letras sombrias, algumas até mesmo satânicas, e um vocalista que parecia ter a própria voz do demônio, os ingleses angariaram fãs de todos os lugares e todas as idades. Mães formaram legiões contra sua música e foram proibidos em alguns países. Enfim, a essência básica do Metal.

Judas Priest : Diz a lenda que o Judas Priest é o verdadeiro fundador do Heavy Metal. Seu primeiro trabalho estava pronto, mas o Black Sabbath acabou tendo a felicidade de lançar antes. Por causa desse pequeno capricho do destino, Rob Halford e sua turma perderam o título de base do Metal. Mas nem por isso são menos importantes. Junto com o Sabbath estruturaram a base do Heavy Metal, mas tomaram um caminho diferente, não trilhando por letras sombrias, mas sim por outras que tratavam de temas como desordem pública (Breakin the law).

Dream Theater: O primeiro de uma série de “ame-o ou odeie-o: mas tenha uma opinião sobre ele”, os americanos do Dream Theater mudaram para todo o sempre o Metal Progressivo. Uma gênero baseado em melodias super trabalhadas e letras conceituais, o DT (como seus fãs o chamam) acabou por elevar o Progressivo a um outro nível. Com músicos de uma qualidade ímpar, letras profundas e músicas que não preocupam com tamanho ou aceitação dos fãs, o Dream Theater, ganhou além de uma legião de seguidores, respeito, muito respeito. Em um gênero que criou coisas maravilhosas como Symphony X e Pain of Salvation, o Dream Theater ainda se mantém com a mesma qualidade de 1986. Diria eu, atualmente é até superior.

Guns N'Roses: Não sou um grande fã deles, mas não se pode negar sua importância. Você amando o Guns ou odeiando o Guns, amando Axl Rose ou odiando-o, ao menos você sabe quem são e já ouviu, pelo menos, uma música. A banda de Los Angeles atingiu o topo do mundo rapidamente, em 1987, com seu arrebatador “Appettite for Destruction”, e ficou lá até a banda implodir. Com uma mistura de Punk, Glam, Heavy Metal e Hard Rock, Axl e Slash dominaram o mundo. Os adolescentes da recém nascida geração MTV os abraçaram e a emissora de música norte-americana conheceu seu primeiro grande fenômeno. Alguns dizem que o Guns N'Roses acabou com o Hard Rock e o Heavy Metal como mainstream, como música popular. Mas a decadência de outras bandas, antes mesmo do Guns, apenas comprovam que Axl e cia foram o ápice, e não o motivo do descenso.

Kiss: “You want the best? You Got the best! With you the greatest band in the world...KISS!”. Era com essa humilde saudação que a banda formada por Paul Stanley, Gene Simmons, Peter Criss e Ace Frehley entrou no palco em seu primeiro show. Acontece que humildade nunca foi a praia do Kiss, eles simplesmente queriam ser grandes, e se faziam grandes. Seus show eram muito mais um espetáculo visual com máscaras e fogos de artifícios do que, propriamente, musical. O que poucos reparam hoje é que as musicas eram realmente boas. Afinal, como que eles conseguiram atrair tanta gente, tantos seguidores tão leais, que até hoje formam o maior fã clube do mundo se sua musica fosse ruim? Quantidade não é sinal de qualidade, mas longevidade é. E com músicas que traziam a síntese do Heavy Metal, falando de mulheres, festas e rock n'roll, o Kiss fez escola. Escola, malas, lancheiras, copos, filmes, quadrinhos, roupas...

Metallica: Hoje eles são objetos de estudo em documentários excêntricos. Seu novo álbum é quase tão aguardado quanto “Chinese Democracy” pelo mesmo motivo: curiosidade. Mas a banda de Lars Ulrich e James Hetfield não é só isso. É simplesmente considerada por alguns a maior banda da história. Com certeza uma das maiores do Heavy Metal. Se não são fundadores, são os expoentes máximos do Trash Metal. Master of Puppets é até hoje considerado um dos maiores álbuns da historia e não há quem não tenha ouvido pelo menos uma música do grandioso e polêmico Black Album. O Metallica também é “ame-o ou odeio-o”, mas não pode-se negar seu tamanho.

Iron Maiden: Eu teria que ser um louco para excluir a Donzela de Ferro desta lista. Afinal de contas, estamos falando da maior banda de Heavy Metal da história. É a banda que fez qualquer dondoca ouvir pelo menos uma musica de Heavy Metal na vida, antes mesmo do Guns N'Roses. Se o Guns trazia uma mistura muito bem trabalhada que alcançou o topo, o Iron chegou lá tocando o mais simples e puro Heavy Metal, sem denominações extras. The Number of the Beast é sua obra máxima, que fez o Iron se tornar o maior. Se o Black Sabbath é o divisor de águas que criou o Metal, o Iron Maiden é o divisor de águas dentro do próprio Metal. Quer uma prova? Ouça as 500 mil vozes cantando Fear of the Dark no Rock n'Rio de 2001 e você saberá do estou falando.

Helloween: Como vocês já devem ter percebido, estou usando muitos superlativos nesta lista. Mas, acredite, não é à toa. Todas as bandas criaram ou inovaram ou, simplesmente, foram as melhores naquilo que fizeram. Com o Helloween não é diferente. A banda mãe do gênero que mais se alastrou pelo mundo, o Metal Melódico, o Helloween é daquelas bandas que poucos conhecem nos dias de hoje, mas o que conhecem sabem o respeito que Michael Kisk e cia merecem. Se hoje existem Angra, Rhapsody, Avantasia e Hammerfall foi por conta deles. O gênero não talvez seja o mais controverso do Metal, ao lado do Progressivo. Muitos o amam, muitos o odeiam, mas quanto ao Helloween, só existe respeito. Para entender melhor, ouça Keeper of the Seven Keys Part I e II.

Manowar:The other bands play, Manowar Kill”. Simples assim, seguindo a linha Kiss de "humildade", é assim que o Manowar se descreve em uma de suas músicas. A banda de Joey De Maio faz o mesmo som a 25 anos. Não muda em nada seus temas, sempre referentes a batalhas, guerras e ao próprio Heavy Metal. Mas sinceramente, isso não importa. Os fãs não querem outra coisa. Se algum dia o Manowar mudar, será para pior. Com lemas como “Small or tall, fat or thin, we swear to put it in”, a banda tem provavelmente os fãs mais fanáticos do Heavy Metal. E ela influenciou e muito nesses últimos 25 anos. De Rhapsody até mesmo Hammerfall, o "DNA" de Manowar está presente.

AC/DC: 10 entre 10 jovens guitarristas aprendem logo cedo o riff de Highway to Hell. 10 entre 10 roqueiros amam Angus Young. 10 entre 10 pessoas na terra reconhecem a voz de Bon Scott. Se a Austrália fez coisas boas para o mundo, com certeza o AC/DC está entre as principais. Com hinos como “For those about to rock we salute you”, “Highway to Hell” e “Back in Black”, o AC/DC fez historia. Um banda que sobreviveu a morte de seu vocalista, que se calçou na genialidade de seu guitarrista, e que nunca fez mais do que queriam dela: o bom e velho rock n'roll. Puro e simples.

3 comentários:

Pedro Zambarda disse...

Achei legal o texto, apesar de expressar mais opinião do que jornalismo. Segue as críticas do outro "metaleiro" do blog, mais chato, com toda a certeza:

Black Sabbath: Eles são realmente a essência do Heavy Metal, uma vez que praticamente todas as bandas mais pesadas passaram a copiar seu estilo, incluindo no repertório talvez coisas como Cream, Jimi Hendrix, Led Zeppelin e Deep Purple. Mas a essência sempre foi eles. Só ressaltaria que a presença de Ronnie James Dio na década de 80 foi fundamental para a banda.

Judas Priest: Talvez tenha sido uma das pioneiras, tendo surgido na mesma cidade dos Sabbath, Birmingham. No entanto, eles só passaram a ter sucesso em 77, quando o Punk Rock dominava o cenário e dava uma surra no Heavy Metal.

Dream Theater: Os caras são formados pela Berkeley School of Music, um dos melhores conservatórios do mundo. Mesmo tendo tal capacidade técnica, eles possuem presença e carisma, popularidade e mente aberta com seu público, dialogando dentro das canções. Se existe "perfeição" na música, o DT pertence a essa classe, principalmente dentro do gênero que estamos falando. Eles são enriquecedores.

Guns´N´Roses: Não seria uma banda que eu incluiria entre as minhas favoritas, embora goste do senso musical do Slash. Acho sim que eles pegaram o Heavy Metal e o Hard num ápice e enfrentaram uma crise desgraçada. Foram um ápice do "junkiismo", pelo menos eu acho.

Kiss: Cara, Gene Simmons descobriu os irmãos Van Halen. Só isso vale uma visita (tanto ao Kiss quanto ao Van Halen). Além de formar hinos inesquecíveis (embora sejam todos fáceis de tocar e simples, de certa forma), a banda empreendeu o gênero, brincou com o "satanismo", mas não de forma amedrontadora, e sim satírica. Os Kiss, assim como Alice Cooper e todo o cenário Glam/Punk americano souberam inovar no palco. Para mais informações, leia o livro Mate-me por favor, sobre o movimento Punk. Embora fale de algo totalmente oposto, a presença do Glam explica porque o Kiss fez sucesso e, simultâneamente, porque McLaren teve idéias brilhantes com os Sex Pistols.

Metallica: Master of Puppets é brilhante, mas Rust in Peace é tão brilhante e é da concorrente Megadeth. Metallica é um caso muito delicado.

Iron Maiden: Bem descrito. Só ressaltaria que Powerslave e Seventh Son of a Seventh Son são muito mais brilhantes (e densos) que o já batido Number of the Beast. Vale uma boa visitada.

Helloween: Embora menos reconhecido, o Blind Guardian nasceu no mesmo período e fez tanta história quanto o Helly. E outra: Andi Deris é um ótimo vocalista. As pessoas torcem o bico porque emperraram na década de 80 e na voz de Michael Kiske, que se provou bem chato nos dias de hoje.

Manowar: Não gosto deles, acho que é um Massacration mas sem aquela coisa mais jocosa. No entanto, você está certo em dizer que são fundamentais para entender o Metal (e muitos fãs idiotas de Metal, com todo aquele papo de ser "true" e tal, que soa como se fosse piada).

AC/DC: Pegou no ponto pra falar sobre eles. Pena que eles acabaram.

Anônimo disse...

Interessantes colocações, mas a minha lista seria a seguinte:

1°- Black Sabbath (Formaram a coisa toda)

2°- Judas Priest (Duas guitarras, tiraram o blues, visual e postura e etc)

3° - Iron Maiden (Maior da NWOBHM e diferente de muitas da época)

4°- Motörhead/Venom (Nossa, grandes para o Thrash e estilos mais pesados)

5° - Metallica/Slayer/Exodus (Primeiros do Thrash, não necessesariamente na ordem)

6°- Manowar/Helloween/Running Wild (Bom, até complicado falar mas ajudaram muito no Power. Pouca gente conhece o RW mas eles começaram cedo...)

7°- Death/Bathory/Morbid Angel/Celtic Frost/Sarcófago e etc. (A escola do metal extremo na segunda metade dos anos 80)

Vou parar por aqui por ter citado acho que o básico pra tudo que veio depois. Não posso esquecer de outras que fizeram sucesso e tal:

Rainbow
Pantera
Saxon
Dream Theater
Aceppt e etc.

Kkk admito que é díficil depois das 5 primeiras colocações, fui botando na balança e deu o que apresentei.

Até mais, abraço ^^

Anônimo disse...

cara, eu não comparo nenhuma banda ao judas priest, voces ouvem apenas breaking the law e dizem que iron maidem e black sabatth é melhor que judas priest, escutem mas musicas aposto com voces que o judas priest foi a melhor banda que ja passou pelo nosso planeta.

Posts mais lidos